quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Letras e números nas Artes Visuais


Nesta unidade vamos abordar os tipos - letras e números - presentes 
em algumas formas de expressão artística.

Conhecendo mais: Estilo Gótico, Iluminura, Grafite, A imprensa.


Curta a página do facebook: Artes - Professor Douglas

_______________________________________________________________


ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL "ARTES - PROFESSOR DOUGLAS"


AULA: "GRAVURA"

ATIVIDADE: "GRAVURAS COM ISOPOR"

_______________________________________________________________



TIPOLOGIA



Tipologia ou Tipografia é o chamado estudo sistemático de tipos, ou seja, estudo das letras podendo ser aplicado a diversos meios (como nas artes visuais, na arquitetura, na redação, na diagramação, no design gráfico).  

As letras podem se destacar em um texto ou produção gráfica de acordo com sua:











Chamamos de “Tipo” o formato padronizado de determinadas letras.

Podemos destacar três principais tipos de letras distintos:

Letras manuscritas:

Ou letras cursivas, são letras com formato realizado manualmente ou semelhantes à escrita à mão livre.



Letras de forma:

Como o próprio nome diz, letra de forma é um tipo de letra padronizada.

O Tipo bastão é a forma de letra fácil de ser compreendido e lido, caracterizado principalmente pela forma de seu traçado simples e não decorado por serifas (pequenos prolongamentos nas pontas das letras). É o tipo padrão usado em projetos e em desenho técnico em geral. Ex.: Arial, Tahoma, Verdana.

Podemos classificar as letras de forma de acordo com o seu tipo: ANTIGO (Times), MODERNO (Bodoni), COM SERIFA e SEM SERIFA.







Letras decorativas:

São tipos desenhados de maneira livre e criativa, são formatos decorativos, fantasiosos, brincalhões, radicais. Atraem principalmente pelo impacto visual do que propriamente pelo texto a ser lido.




 CLIQUE AQUI PARA VER MAIS LETRAS DECORATIVAS





Imagens tipográficas - composição visual com tipos

Os designers gráficos usam de programas gráficos de computador para criar imagens usando diversos tipos de letras. Veja alguns exemplos interessantes:





O Alfabeto


UM POUCO SOBRE A INVENÇÃO DO ALFABETO 

Já imaginou um carteiro carregado de tabletes de barro, madeira e pedra, distribuindo essas encomendas pelas cidades? Há cerca de 5 mil anos talvez essa cena não seria tão estranha. Em vez de papel, as pessoas escreviam em pedaços de barro e outros materiais. A escrita também era bem diferente da atual, feita com desenhos.

A escrita foi inventada na Suméria, um país que existia onde hoje estão o Irã e o Iraque, numa região chamada Mesopotâmia, que significa "entre rios". Os rios são o Tigre e o Eufrates. Naquela época, cerca de 5 mil anos atrás, a escrita começou a ser feita em pequenas almofadas de barro. Mais tarde, usou-se também madeira, metal e pedra para escrever. A idéia pegou e, assim, surgiram maneiras diferentes de escrever em vários pontos do mundo, de acordo com a língua falada em cada região.
No começo, a escrita era feita com o desenho das coisas. Por exemplo: se a palavra era "casa", fazia-se o desenho de uma casa. Mas logo vieram as dificuldades. Como escrever o nome de uma pessoa? Não bastava fazer o desenho de um homem ou de uma mulher! Então começaram-se a combinar os símbolos. Desse modo, para escrever algo sobre alguém chamado Coelho, bastava desenhar um homem e um coelho. Mas isso também nem sempre funcionava bem. Como a gente poderia representar alguém chamado Henrique? Para resolver esse tipo de problema, passou-se a escrever os sons das palavras e não mais as idéias. Para escrever "irmão", desenhavam-se as pernas andando (ir) e uma mão. Um soldado era representado por um sol junto com um dado.

Ainda assim as dificuldades apareciam. Surgiu, então, uma maneira de escrever na qual eram observados os sons da fala. Se a gente espichar a fala devagar, ao dizer cavalo, por exemplo, alguns sons chamados "vogais" ficam destacados. Se a gente presta atenção nos movimentos da boca, os sons chamados "consoantes" se sobressaem. Juntando os dois tipos de sons, temos umas unidades chamadas sílabas: ca + va + lo. Assim, os símbolos da escrita passaram a ser as sílabas ou as vogais e as consoantes separadamente, conforme a língua. Esse tipo de escrita que representa separadamente as vogais e as consoantes, ou seja, cada letra, é chamado alfabeto, que se mostrou tão interessante, útil e prático que hoje em dia todas as línguas do mundo podem ser escritas com esse sistema.

Adaptado do artigo originalmente publicado
em Ciência Hoje das Crianças 48 escrito por:
Luiz Carlos Cagliari,
Universidade Estadual de Campinas.







veja aqui outros tipos de alfabetos:

Alfabetos diversos: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7

Alfabeto JAPONÊS: http://www.brasilescola.com/japao/o-alfabeto-japones.htm

Alfabeto GREGO: http://www.descultura.com.br/?p=269



ATIVIDADE: LETRAS DECORATIVAS - ALFABETO PERSONALIZADO

Agora é sua vez de criar um alfabeto inventando letras decorativas. 
Seja criativo, solte a imaginação e capriche! 


EXEMPLOS:



Resultado de imagem para ALFABETO DECORADO

















ATIVIDADE: LETRAS DECORATIVAS - ILUMINURA


Veja mais imagens de ILUMINURAS


O vídeo abaixo mostra a abertura do filme SHREK.
Observe as iluminuras nas páginas do livro:





O PERÍODO GÓTICO

Extraído do site: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-gotica.htm
Por Tales Pinto - Mestre em História

arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII, e difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para diversas localidades da Europa até o século XV. A arte gótica é considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média, já que era uma expressão artística notadamente religiosa.
O estilo gótico era contraposto ao estilo arquitetônico românico, anteriormente em voga nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas. Essas construções eram caracterizadas pelos arcos de volta perfeita, redondos, e por abóbodas de arestas (constituídas pela penetração de duas abóbodas) feitas em estruturas maciças e com poucos vãos.
No estilo gótico, as estruturas das construções são mais leves, formadas por vãos mais amplos, cujo objetivo é conseguir uma maior luminosidade no interior das edificações, auxiliada pela utilização de janelas delicadamente trabalhadas e de vitrais em forma de rosáceas.

Madonna em uma igreja, de Jan van Eyck (1390-1441). É possível perceber na tela as características internas das edificações góticas
Madonna em uma igreja
, de Jan van Eyck (1390-1441). É possível perceber na tela as características internas das edificações góticas
As naves das catedrais, principais expoentes da arquitetura gótica, eram construídas em formato ogival, ação possibilitada por avanços técnicos na construção dos arcos de sustentação. Esses arcos em formato de ogivas, agulhas e capitéis, somados ao uso dos arcobotantes, possibilitaram às edificações serem mais altas, com formas arquitetônicas mais verticalizadas, indicando um direcionamento para o céu, o que caracterizava também sua perspectiva religiosa.
As paredes e as colunas eram mais finas e leves, apresentando nervuras que as reforçavam. A entrada das catedrais possui três portais, ao contrário de um único portal presente nas construções românicas. A grandiosidade das construções oferece ainda a impressão da pequenez do homem frente à suntuosidade das edificações.
O nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari (1511-1574), um dos expoentes do Renascimento, que o considerava como um estilo artístico monstruoso e bárbaro. Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência. Essa perspectiva pejorativa dada à arte gótica somente seria superada no século XVIII, quando uma nova forma de olhar a arte gótica passou a ser desenvolvida na Inglaterra, irradiando-se, posteriormente, para outros países.

Púlpito esculpido por Nicola Pisano em batistério da cidade de Pisa
Púlpito esculpido por Nicola Pisano em batistério da cidade de Pisa
Mas o estilo gótico não se resumiu à arquitetura. Nas representações escultóricas houve também mudanças, caracterizadas principalmente com a intenção de dar vida às figuras humanas através da expressão de sentimentos. Colocadas nos pórticos das catedrais, as esculturas góticas parecem movimentar-se e olhar uma para as outras, carregando ainda símbolos que permitiam a identificação dos personagens bíblicos, por exemplo. Um dos nomes de destaque na escultura gótica foi Nicola Pisano.
Na pintura é de se destacar as iluminuras realizadas nos manuscritos religiosos, onde mais uma vez a intenção de retratar os sentimentos humanos foi expressa. Na pintura gótica, o nome de Giotto di Bondone (1267-1337) destacou-se, apesar de o pintor italiano representar uma transição para o Renascimento, desenvolvendo novas concepções e métodos de trabalho, buscando um realismo cada vez maior. Ele pretendia transpor para seus afrescos e murais os objetivos e as concepções desenvolvidas pelos escultores góticos, em uma criação de ilusão de profundidade em uma superfície plana.
Madonna entronizada com santos e virtudes, de Giotto di Bondone (1267-1337)
Madonna entronizada com santos e virtudes
, de Giotto di Bondone (1267-1337)
Outro pintor de destaque foi o holandês Jan Van Eyck (1390-1441) que pretendeu registrar os aspectos da vida urbana e da nascente sociedade burguesa de sua época, buscando trabalhar também com a noção de perspectiva e com a representação dos detalhes em suas obras.
A arte gótica acompanhou o período do renascimento urbano e comercial na Europa, disseminando-se com o poder econômico da nascente burguesia do continente. Não eram somente as catedrais que eram trabalhadas pelos arquitetos, escultores e pintores, mas também os edifícios seculares, não religiosos. Um exemplo foi a construção do Palácio dos Doges, iniciada, em 1309, em Veneza, no auge do poder econômico da cidade portuária italiana. A partir de finais do século XV, o gótico foi sendo paulatinamente superado pelo estilo artístico desenvolvido com o Renascimento.
Tela O casal Arnolfini, de Jan van Eyck (1390-1441)
Tela O casal Arnolfini, de Jan van Eyck (1390-1441)


Catedral de Notre-Dame, um dos principais símbolos da Arte Gótica
Catedral de Notre-Dame, um dos principais símbolos da Arte Gótica

A ESCRITA GÓTICA

A escrita ou letra gótica (ou escolástica) é o nome pelo qual é chamada o tipo de letra angulosa e com linhas quebradas, originada na idade média entre os séculos XII e XIII. Foi usada na Europa ocidental desde 1150 até 1500. Este estilo caligráfico e tipográfico continuou a ser utilizado em países germânicos e de língua alemã até o século XX.

veja imagens da escrita manuscrita gótica
Resultado de imagem para gothic type
Resultado de imagem para ESTILO GÓTICO LETRAS

Resultado de imagem para ESTILO GÓTICO LETRAS



ATIVIDADE: LETRAS MANUSCRITAS - ESTILO GÓTICO

Agora vamos tentar escrever o nome da escola usando um estilo de letra manuscrita que também é bem decorado: O estilo gótico.






A Impressão


As técnicas de impressão foram desenvolvidas inicialmente na China, no século VIII, entretanto só passaram a ser utilizadas na Europa, por volta do ano de 1430, quando Coster, na Holanda, iniciou a impressão de livros com a utilização de caracteres móveis de madeira, razão pela qual é considerado por muitos como o pai da imprensa.

O crédito da invenção da imprensa, no entanto, foi dado a Johannes Gutenberg, alemão, que substituiu as pranchas xilográficas por caracteres móveis de madeira, depois pelo cobre e, finalmente, pelo aço. Criou um processo que consistia em cunhar as letras em matrizes de cobre, com um punção de aço com letras gravadas em relevo, gerando uma espécie de molde de letras (também chamadas de"TIPOS"), que eram finalmente montadas em uma base de chumbo, tintadas e prensadas. Assim, Gutenberg produziu a primeira Bíblia, impressa em latim, com uma tiragem de cerca de 300 exemplares.


TIPOS:





A MAQUINA DE IMPRENSA

As mudanças econômicas, culturais e tecnológicas ocorridas na Europa, a partir do século XV; tais como desenvolvimento da metalurgia, o fabrico do papel e, principalmente, a explosão intelectual ocorrida com a Renascença; possibilitaram o surgimento das primeiras imprensas.

A produção dessas imprensas foi inicialmente restrita a reprodução de manuscritos religiosos. Em 1476, William Caxton deu o primeiro passo na utilização da impressão como veículo para a promoção e divulgação da literatura, estabelecendo, na Inglaterra, a primeira tipografia. Caxton editou, imprimiu e distribuiu mais de 90 livros escritos em língua inglesa. Gradualmente as inovações tecnológicas foram sendo introduzidas aos métodos de impressão: fabricação mecânica de papel (1798), prensas rotativas (1803), sistemas fotográficos de gravação de matrizes (1859) e métodos mecânicos de composição de tipos móveis, monotipo(1894) e linotipo(1886).

O desenvolvimento da composição fotomecânica marca o fim da época da composição a quente, com ligas de metal fundidas e o início da composição a frio, seguida pelas tecnologias fotográfica e eletrônica.


"A invenção da imprensa é o maior acontecimento da história. É a revolução mãe... é o pensamento humano que larga uma forma e veste outra... é a completa e definitiva mudança de pele dessa serpente diabólica, que, desde Adão, representa a inteligência."

Victor Hugo, Nossa Senhora de Paris, 1831



ATIVIDADE: LETRAS DE FORMA - TIPO BASTÃO

Clique na imagem para ampliá-la

ATIVIDADES SEPARADAS:






ATIVIDADE: LETRAS DECORATIVAS - PALAVRAS-IMAGENS

Agora vamos fazer associação de imagens com o significado de algumas palavras. Veja os exemplos abaixo:




Crie os desenhos com as letras de acordo com as palavras que o professor orientou em classe. Capriche!





Estilo Grafite



O estilo grafite é conhecido pelo emprego de letras decorativas que se fundem e muitas vezes se confundem às imagens. É muito comum a representação de nomes e símbolos incorporados ao desenho e também o uso de elementos de volume como a perspectiva e sombras nas letras. A grande referência deste estilo é a cultura Hip-Hop.





VEJA MAIS SOBRE ESTE TEMA NA AULA SOBRE
Grafite



ATIVIDADE: LETRAS DECORATIVAS - NOME NO ESTILO GRAFITE

Crie um visual bem bacana para seu nome empregando o estilo grafite, se quiser, desenhe um muro no fundo do quadro do desenho. Capriche! 

Veja os exemplos abaixo.


Atividade de criação de figuras e nomes em estilo Grafite
(Turma 8ª série C - EMEF Rosa da Penha /2010)











.