Plano de ensino (Ano letivo: 2013)
9º Ano do Ensino Fundamental e 4º Ciclo do EJA
Aulas do 1º Período
| |
01
|
Apresentação. Conversa com os alunos sobre as linguagens artísticas,
materiais e avaliações.
|
02
|
Atividade: Criação de composição visual para a primeira folha do caderno de Artes.
|
03
|
Matéria: As linguagens artísticas.
|
04
|
Atividade: Exercício de coordenação motora.
|
05
|
Atividade: Exercício com pontos , linhas e formas.
|
06
|
Atividade: Exercício com cores , textura e volume.
|
07
|
Matéria: Letras e tipos nas artes visuais.
|
08
|
Atividade: Exercícios de letras tipo bastão.
|
09
|
Atividade: Letras decorativas – Exercício: palavra imagem.
|
10
|
Atividade: Letras decorativas – Iluminura.
|
11
|
Atividade: Letras decorativas – Nome no estilo grafite.
|
12
|
Matéria: O Design.
|
13
|
Atividade: Novo design para um produto.
|
14
|
Atividade: Criação de produto.
|
15
|
Matéria: Símbolos gráficos, ícones, marcas e mascotes.
|
16
|
Atividade: Criação de marca pessoal ou da turma.
|
17
|
Atividade: Criação de marca para o produto criado no exercício anterior.
|
18
|
Matéria: Publicidade e a propaganda.
|
19
|
Atividade: Criação de campanha publicitária para o produto criado.
|
20
|
Matéria: Moda.
|
21
|
Atividade: Criação de figurino de moda.
|
22
|
Atividade: Criação de novo uniforme.
Atividade para casa: Customização de roupas.
|
23
|
Matéria: Tridimensionalidade e poliedros.
|
24
|
Matéria: Escultura.
|
25
|
Fechamento de notas do período. Aula livre de expressão em Artes.
|
26
|
Recuperação paralela: Vistoria em atividades não registradas.
|
27
|
Aula livre de expressão em Artes.
|
28
|
Aula livre de expressão em Artes.
|
Matérias do 1º Período
| |
01
|
As linguagens artísticas.
|
02
|
Artes plásticas e elementos das artes visuais.
( pontos – linhas – formas )
|
03
|
Artes plásticas e elementos das artes visuais.
( cores – textura – volume )
|
04
|
Letras e tipos nas artes visuais.
|
05
|
O Design.
|
06
|
Símbolos gráficos, ícones, marcas e mascotes.
|
07
|
Publicidade e a propaganda.
|
08
|
Moda.
|
09
|
Tridimensionalidade e poliedros.
|
10
|
Escultura.
|
Atividades do 1º Período:
| |
01
|
Criação de composição visual para a capa do caderno de Artes.
|
02
|
Atividade com pontos – linhas – formas.
|
03
|
Atividade com cores – textura – volume.
|
04
|
Exercícios de letras tipo bastão.
|
05
|
Letras decorativas – Exercício: palavra imagem.
|
06
|
Letras decorativas – Iluminura.
|
07
|
Letras decorativas – Nome no estilo grafite.
|
08
|
Novo design para um produto.
|
09
|
Criação de produto.
|
10
|
Criação de marca pessoal ou da turma.
|
11
|
Criação de marca para o produto criado no exercício anterior.
|
12
|
Criação de campanha publicitária para o produto criado.
|
13
|
Criação de figurino de moda.
|
14
|
Criação de novo uniforme.
|
15
|
Customização de roupas.
|
Conceitos:
|
Avaliações do 1º Período:
|
Valor:
|
01
|
Freqüência e pontualidade;
|
10 pontos
|
02
|
Participação em aula e boa disciplina;
|
10 pontos
|
03
|
Matérias no caderno de Artes;
|
10 pontos
|
04
|
Realização de atividades propostas;
|
10 pontos
|
05
|
Organização e capricho nos cadernos de artes.
|
10 pontos
|
Resultado:
|
Média dos conceitos observados
|
10 pontos
|
Recuperação paralela: Vistoria em matérias e atividades não registradas
até o encerramento do período.
Aulas do 2º Período
| |
01
|
Atividade: Criação de poliedros decorados.
|
02
|
Atividade: Criação de poliedros decorados.
|
03
|
Atividade: Criação de esculturas com massa de modelar.
|
04
|
Atividade: Papietagem e Criação de esculturas com materiais diversos.
|
05
|
Atividade: Papietagem e Criação de esculturas com materiais diversos.
|
06
|
Matéria: Arquitetura
|
07
|
Atividade: Criação de desenhos geométricos.
Atividade: Criação de desenho projetivo.
|
08
|
Atividade: Criação de projeto arquitetônico.
|
09
|
Atividade: Criação de maquete.
|
10
|
Matéria: História da Arte Ocidental.
(Pré-histórica, Arte Antiga e Arte Medieval)
|
11
|
Matéria: História da Arte Ocidental.
(Renascimento a Arte Moderna e Arte Contemporânea)
|
12
|
Atividade: Criação de desenhos inspirados pelos estilos da história da arte.
|
13
|
Atividade: Criação de desenhos inspirados pelos estilos da história da arte.
|
14
|
Atividade: Apresentação de trabalhos sobre períodos da história da arte.
|
15
|
Atividade: Apresentação de trabalhos sobre períodos da história da arte.
|
16
|
Matéria: Instalação artística, Intervenção artística e Land Arte.
|
17
|
Matéria: Body Arte, Arte performática, Arte Tecnológica e nos meios digitais.
|
18
|
Atividade: Intervenção artística no espaço escolar.
|
19
|
Matéria: Conservação e restauração.
|
20
|
Atividade: Conservação e restauração do espaço escolar.
|
21
|
Atividade: Intervenção no muro da escola (Marca - Lema - Mascote e nomes no estilo grafite)
|
22
|
Atividade: Criação de painéis para a festa folclórica.
|
23
|
Matéria: Fotografia.
|
24
|
Matéria: Cinema.
|
25
|
Fechamento de notas do período.
Aula livre de expressão em Artes.
|
26
|
Recuperação paralela: Vistoria em atividades não registradas.
|
27
|
Aula livre de expressão em Artes.
|
28
|
Aula livre de expressão em Artes.
|
Matérias do 2º Período
| |
01
|
Arquitetura.
|
02
|
História da Arte ( Arte na pré-história a arte da idade média ).
|
03
|
História da Arte ( Renascimento ao pós-impressionismo ).
|
04
|
História da Arte ( Arte moderna e Arte contemporânea ).
|
05
|
Instalação artística, Intervenção artística e Land Arte.
|
06
|
Body Arte, Arte performática, Arte Tecnológica e nos meios digitais.
|
07
|
Conservação e restauração.
|
08
|
Cultura Popular e folclore.
|
09
|
Fotografia.
|
10
|
Cinema.
|
Atividades do 2º Período:
| |
01
|
Criação de poliedro decorado e modelagem.
|
02
|
Papietagem e Criação de Escultura com reaproveitamento de materiais.
|
03
|
Criação de desenhos geométricos.
|
04
|
Criação de desenho projetivo.
|
05
|
Criação de projeto arquitetônico.
|
06
|
Criação de maquete.
|
07
|
Criação de desenhos inspirados pelos estilos da história da arte.
|
08
|
Apresentação de trabalhos sobre períodos da história da arte.
|
09
|
Intervenção artística no espaço escolar.
|
10
|
Intervenção no muro da escola (Marca - Lema - Mascote e nomes no estilo grafite)
|
11
|
Conservação e restauração do espaço escolar.
|
12
|
Criação de painéis para a festa folclórica.
|
13
|
-
|
14
|
-
|
15
|
-
|
Conceitos:
|
Avaliações do 2º Período:
|
Valor:
|
01
|
Freqüência e pontualidade;
|
10 pontos
|
02
|
Participação em aula e boa disciplina;
|
10 pontos
|
03
|
Matérias no caderno de Artes;
|
10 pontos
|
04
|
Realização de atividades propostas;
|
10 pontos
|
05
|
Organização e capricho nos cadernos de artes.
|
10 pontos
|
Resultado:
|
Média dos conceitos observados
|
10 pontos
|
Recuperação paralela: Vistoria em matérias e atividades não registradas
até o encerramento do período.
Aulas do 3º Período
| |
01
|
Atividade: Fotografias – Tema: “Meu olhar sobre a escola”
|
02
|
Atividade: Fotografias – Tema: “Meu olhar sobre a escola”
|
03
|
Matéria: Arte sequencial: Animação.
|
04
|
Atividade: Produção de vídeo.
|
05
|
Atividade: Produção de vídeo.
|
06
|
Atividade: Criação de vídeo de animação com a técnica stop motion.
|
07
|
Atividade: Criação de animação com a técnica de flip book.
|
08
|
Matéria: Arte sequencial: História em quadrinhos.
|
09
|
Atividade: Criação de personagem de história em quadrinhos.
|
10
|
Atividade: Criação de tira de quadrinhos.
|
11
|
Atividade: Criação de pequena história em quadrinhos.
|
12
|
Atividade: Criação de pequena história em quadrinhos.
|
13
|
Matéria: Música. ( Elementos da música ).
Matéria: Música. ( Instrumentos e vozes )
|
14
|
Matéria: Música. ( Instrumentos e vozes ).
Matéria: Música. ( A escrita musical e estilos )
|
15
|
Atividade: Apresentações sobre estilos musicais.
|
16
|
Atividade: Exercícios sobre música.
|
17
|
Matéria: Dança. ( A linguagem da dança ).
Apresentações de vídeos sobre o tema.
|
18
|
Matéria: Dança. ( Tipos de danças ).
Apresentações de vídeos sobre o tema.
|
19
|
Atividade: Performance com expressão corporal.
(Lip dub - Flash mob - Coreografia)
|
20
|
Matéria: Teatro. ( A linguagem teatral ).
Matéria: Teatro. ( Tipos de palco e apresentações ).
|
21
|
Atividade: Jogos de expressão corporal e jogos teatrais.
|
22
|
Atividade: Jogos de expressão corporal e jogos teatrais.
|
23
|
Atividade: Apresentação de esquetes teatrais.
|
24
|
Atividade: Apresentação de esquetes teatrais.
|
25
|
Fechamento de notas do período. Aula livre de expressão em Artes.
|
26
|
Recuperação paralela: Vistoria em atividades não registradas.
Aula livre de expressão em Artes.
|
27
|
Aula livre de expressão em Artes.
|
28
|
Aula livre de expressão em Artes.
|
Matérias do 3º Período
| |
01
|
Arte sequencial: Animação.
|
02
|
Arte sequencial: História em quadrinhos.
|
03
|
Música. ( Elementos da música )
|
04
|
Música. ( Elementos da som )
|
05
|
Música. ( Instrumentos e vozes )
|
06
|
Música. ( A escrita musical e estilos )
|
07
|
Dança. ( A linguagem da dança )
|
08
|
Dança. ( Tipos de danças )
|
09
|
Teatro. ( A linguagem teatral )
|
10
|
Teatro. ( Tipos de palco e apresentações )
|
Atividades do 3º Período:
| |
01
|
Fotografias – Tema: “Meu olhar sobre a escola”
|
02
|
Produção de vídeo.
|
03
|
Criação de vídeo de animação com a técnica stop motion.
|
04
|
Criação de animação com a técnica de flip book.
|
05
|
Criação de personagem de história em quadrinhos.
|
06
|
Criação de tira de quadrinhos.
|
07
|
Criação de pequena história em quadrinhos.
|
08
|
Pesquisa sobre estilos musicais.
|
09
|
Exercícios sobre música.
|
10
|
Performance com expressão corporal. (Lip dub - Flash mob - Coreografia)
|
11
|
Jogos de expressão corporal e jogos teatrais.
|
12
|
Apresentação de esquetes teatrais.
|
13
|
-
|
14
|
-
|
15
|
-
|
Conceitos:
|
Avaliações do 3º Período:
|
Valor:
|
01
|
Freqüência e pontualidade;
|
10 pontos
|
02
|
Participação em aula e boa disciplina;
|
10 pontos
|
03
|
Matérias no caderno de Artes;
|
10 pontos
|
04
|
Realização de atividades propostas;
|
10 pontos
|
05
|
Organização e capricho nos cadernos de artes.
|
10 pontos
|
Resultado:
|
Média dos conceitos observados
|
10 pontos
|
Recuperação paralela: Vistoria em matérias e atividades não registradas
até o encerramento do período.
boa tarde, parabéns pelo excelente blog! Gostaria de ter acesso a mais planos de ensino como este, do sexto ao oitavo anos. Há em algum outro lugar do blog? obrigado!
ResponderExcluirBlog incrível, de grande valia para nós, professores e amantes da Arte. Obrigada Professor!
ResponderExcluir