sexta-feira, 8 de março de 2013

Plano de ensino - 9 ano e 4º ciclo EJA.


 


Plano de ensino (Ano letivo: 2013)
9º Ano do Ensino Fundamental e 4º Ciclo do EJA


 Aulas do 1º Período
01
Apresentação. Conversa com os alunos sobre as linguagens artísticas,
materiais e avaliações.
02
Atividade: Criação de composição visual para a primeira folha do caderno de Artes.
03
Matéria: As linguagens artísticas.
04
Atividade: Exercício de coordenação motora.
05
Atividade: Exercício com pontos , linhas e  formas.
06
Atividade: Exercício com cores , textura e  volume.
07
Matéria: Letras e tipos nas artes visuais.
08
Atividade: Exercícios de letras tipo bastão.
09
Atividade: Letras decorativas – Exercício: palavra imagem.
10
Atividade: Letras decorativas – Iluminura.
11
Atividade: Letras decorativas – Nome no estilo grafite.
12
Matéria: O Design.
13
Atividade: Novo design para um produto.
14
Atividade: Criação de produto.
15
Matéria: Símbolos gráficos, ícones, marcas e mascotes.
16
Atividade: Criação de marca pessoal ou da turma.
17
Atividade: Criação de marca para o produto criado no exercício anterior.
18
Matéria: Publicidade e a propaganda.
19
Atividade: Criação de campanha publicitária para o produto criado.
20
Matéria: Moda.
21
Atividade: Criação de figurino de moda.
22
Atividade: Criação de novo uniforme.   
Atividade para casa: Customização de roupas.
23
Matéria: Tridimensionalidade e poliedros.  
24
Matéria: Escultura.
25
Fechamento de notas do período.     Aula livre de expressão em Artes.
26
Recuperação paralela: Vistoria em atividades não registradas.    
27
Aula livre de expressão em Artes.
28
Aula livre de expressão em Artes.


Matérias do 1º Período
01
As linguagens artísticas.
02
Artes plásticas e elementos das artes visuais.
( pontos – linhas – formas )
03
Artes plásticas e elementos das artes visuais. 
( cores – textura – volume )
04
Letras e tipos nas artes visuais.
05
O Design.
06
Símbolos gráficos, ícones, marcas e mascotes.
07
Publicidade e a propaganda.
08
Moda.
09
Tridimensionalidade e poliedros.
10
Escultura.


Atividades do 1º Período:
01
Criação de composição visual para a capa do caderno de Artes.
02
Atividade com pontos – linhas – formas.
03
Atividade com cores – textura – volume.
04
Exercícios de letras tipo bastão.
05
Letras decorativas – Exercício: palavra imagem.
06
Letras decorativas – Iluminura.
07
Letras decorativas – Nome no estilo grafite.
08
Novo design para um produto.
09
Criação de produto.
10
Criação de marca pessoal ou da turma.
11
Criação de marca para o produto criado no exercício anterior.
12
Criação de campanha publicitária para o produto criado.
13
Criação de figurino de moda.
14
Criação de novo uniforme.
15
Customização de roupas.

Conceitos:
Avaliações do 1º Período:
Valor:
01
Freqüência e pontualidade;
10 pontos
02
Participação em aula e boa disciplina;
10 pontos
03
Matérias no caderno de Artes;
10 pontos
04
Realização de atividades propostas;
10 pontos
05
Organização e capricho nos cadernos de artes.
10 pontos

Resultado:
Média dos conceitos observados
10 pontos

Recuperação paralela: Vistoria em matérias e atividades não registradas
até o encerramento do período.




 Aulas do 2º Período
01
Atividade: Criação de poliedros decorados.
02
Atividade: Criação de poliedros decorados.
03
Atividade: Criação de esculturas com massa de modelar.
04
Atividade: Papietagem e Criação de esculturas com materiais diversos.
05
Atividade: Papietagem e Criação de esculturas com materiais diversos.
06
Matéria: Arquitetura
07
Atividade: Criação de desenhos geométricos.
Atividade: Criação de desenho projetivo.
08
Atividade: Criação de projeto arquitetônico.
09
Atividade: Criação de maquete.
10
Matéria: História da Arte Ocidental.
(Pré-histórica, Arte Antiga e Arte Medieval)
11
Matéria: História da Arte Ocidental.
(Renascimento a Arte Moderna e Arte Contemporânea)
12
Atividade: Criação de desenhos inspirados pelos estilos da história da arte.
13
Atividade: Criação de desenhos inspirados pelos estilos da história da arte.
14
Atividade: Apresentação de trabalhos sobre períodos da história da arte.
15
Atividade: Apresentação de trabalhos sobre períodos da história da arte.
16
Matéria: Instalação artística, Intervenção artística e Land Arte.
17
Matéria: Body Arte, Arte performática, Arte Tecnológica e nos meios digitais.
18
Atividade: Intervenção artística no espaço escolar.
19
Matéria: Conservação e restauração.
20
Atividade: Conservação e restauração do espaço escolar.
21
Atividade: Intervenção no muro da escola (Marca - Lema - Mascote e nomes no estilo grafite)
22
Atividade: Criação de painéis para a festa folclórica.
23
Matéria: Fotografia.
24
Matéria: Cinema.
25
Fechamento de notas do período.     
Aula livre de expressão em Artes.
26
Recuperação paralela: Vistoria em atividades não registradas.  
27
Aula livre de expressão em Artes.
28
Aula livre de expressão em Artes.


Matérias do 2º Período
01
Arquitetura.
02
História da Arte ( Arte na pré-história a arte da idade média ).
03
História da Arte ( Renascimento ao pós-impressionismo ).
04
História da Arte ( Arte moderna e Arte contemporânea ).
05
Instalação artística, Intervenção artística e Land Arte.
06
Body Arte, Arte performática, Arte Tecnológica e nos meios digitais.
07
Conservação e restauração.
08
Cultura Popular e folclore.
09
Fotografia.
10
Cinema.


Atividades do 2º Período:
01
Criação de poliedro decorado e modelagem.
02
Papietagem e Criação de Escultura com reaproveitamento de materiais.
03
Criação de desenhos geométricos.
04
Criação de desenho projetivo.
05
Criação de projeto arquitetônico.
06
Criação de maquete.
07
Criação de desenhos inspirados pelos estilos da história da arte.
08
Apresentação de trabalhos sobre períodos da história da arte.
09
Intervenção artística no espaço escolar.
10
Intervenção no muro da escola (Marca - Lema - Mascote e nomes no estilo grafite)
11
Conservação e restauração do espaço escolar.
12
Criação de painéis para a festa folclórica.
13
-
14
-
15
-

Conceitos:
Avaliações do 2º Período:
Valor:
01
Freqüência e pontualidade;
10 pontos
02
Participação em aula e boa disciplina;
10 pontos
03
Matérias no caderno de Artes;
10 pontos
04
Realização de atividades propostas;
10 pontos
05
Organização e capricho nos cadernos de artes.
10 pontos

Resultado:
Média dos conceitos observados
10 pontos

Recuperação paralela: Vistoria em matérias e atividades não registradas
até o encerramento do período.




 Aulas do 3º Período
01
Atividade: Fotografias – Tema: “Meu olhar sobre a escola”
02
Atividade: Fotografias – Tema: “Meu olhar sobre a escola”
03
Matéria: Arte sequencial: Animação. 
04
Atividade: Produção de vídeo.
05
Atividade: Produção de vídeo.
06
Atividade: Criação de vídeo de animação com a técnica stop motion.
07
Atividade: Criação de animação com a técnica de flip book.
08
Matéria: Arte sequencial: História em quadrinhos.   
09
Atividade: Criação de personagem de história em quadrinhos.
10
Atividade: Criação de tira de quadrinhos.
11
Atividade: Criação de pequena história em quadrinhos.
12
Atividade: Criação de pequena história em quadrinhos.
13
Matéria: Música. ( Elementos da música ).   
Matéria: Música. ( Instrumentos e vozes )
14
Matéria: Música. ( Instrumentos e vozes ).   
Matéria: Música. ( A escrita musical e estilos )
15
Atividade: Apresentações sobre estilos musicais.
16
Atividade: Exercícios sobre música.
17
Matéria: Dança. ( A linguagem da dança ).
Apresentações de vídeos sobre o tema.
18
Matéria: Dança. ( Tipos de danças ). 
Apresentações de vídeos sobre o tema.
19
Atividade: Performance com expressão corporal.
(Lip dub - Flash mob - Coreografia)
20
Matéria: Teatro. ( A linguagem teatral ). 
Matéria: Teatro. ( Tipos de palco e apresentações ).
21
Atividade: Jogos de expressão corporal e jogos teatrais.
22
Atividade: Jogos de expressão corporal e jogos teatrais.
23
Atividade: Apresentação de esquetes teatrais.
24
Atividade: Apresentação de esquetes teatrais.
25
Fechamento de notas do período.     Aula livre de expressão em Artes.
26
Recuperação paralela: Vistoria em atividades não registradas.    
Aula livre de expressão em Artes.
27
Aula livre de expressão em Artes.
28
Aula livre de expressão em Artes.


Matérias do 3º Período
01
Arte sequencial: Animação.
02
Arte sequencial: História em quadrinhos.
03
Música. ( Elementos da música )
04
Música. ( Elementos da som )
05
Música. ( Instrumentos e vozes )
06
Música. ( A escrita musical e estilos )
07
Dança. ( A linguagem da dança )
08
Dança. ( Tipos de danças )
09
Teatro. ( A linguagem teatral )
10
Teatro. ( Tipos de palco e apresentações )


Atividades do 3º Período:
01
Fotografias – Tema: “Meu olhar sobre a escola”
02
Produção de vídeo.
03
Criação de vídeo de animação com a técnica stop motion.
04
Criação de animação com a técnica de flip book.
05
Criação de personagem de história em quadrinhos.
06
Criação de tira de quadrinhos.
07
Criação de pequena história em quadrinhos.
08
Pesquisa sobre estilos musicais.
09
Exercícios sobre música.
10
Performance com expressão corporal. (Lip dub - Flash mob - Coreografia)
11
Jogos de expressão corporal e jogos teatrais.
12
Apresentação de esquetes teatrais.
13
-
14
-
15
-

Conceitos:
Avaliações do 3º Período:
Valor:
01
Freqüência e pontualidade;
10 pontos
02
Participação em aula e boa disciplina;
10 pontos
03
Matérias no caderno de Artes;
10 pontos
04
Realização de atividades propostas;
10 pontos
05
Organização e capricho nos cadernos de artes.
10 pontos

Resultado:
Média dos conceitos observados
10 pontos

Recuperação paralela: Vistoria em matérias e atividades não registradas
até o encerramento do período.


2 comentários:

  1. boa tarde, parabéns pelo excelente blog! Gostaria de ter acesso a mais planos de ensino como este, do sexto ao oitavo anos. Há em algum outro lugar do blog? obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Blog incrível, de grande valia para nós, professores e amantes da Arte. Obrigada Professor!

    ResponderExcluir