Plano de ensino (Ano letivo: 2013)
9º Ano do Ensino Fundamental e 4º Ciclo do EJA 
 Aulas do 1º Período  
 | |
01 
 | 
Apresentação. Conversa com os alunos sobre as linguagens artísticas,  
materiais e avaliações. 
 | 
02 
 | 
Atividade: Criação de composição visual para a primeira folha do caderno de Artes. 
 | 
03 
 | 
Matéria: As linguagens artísticas.  
 | 
04 
 | 
Atividade: Exercício de coordenação motora. 
 | 
05 
 | 
Atividade: Exercício com pontos , linhas e  formas. 
 | 
06 
 | 
Atividade: Exercício com cores , textura e  volume. 
 | 
07 
 | 
Matéria: Letras e tipos nas artes visuais. 
 | 
08 
 | 
Atividade: Exercícios de letras tipo bastão. 
 | 
09 
 | 
Atividade: Letras decorativas – Exercício: palavra imagem. 
 | 
10 
 | 
Atividade: Letras decorativas – Iluminura. 
 | 
11 
 | 
Atividade: Letras decorativas – Nome no estilo grafite. 
 | 
12 
 | 
Matéria: O Design. 
 | 
13 
 | 
Atividade: Novo design para um produto. 
 | 
14 
 | 
Atividade: Criação de produto. 
 | 
15 
 | 
Matéria: Símbolos gráficos, ícones, marcas e mascotes. 
 | 
16 
 | 
Atividade: Criação de marca pessoal ou da turma. 
 | 
17 
 | 
Atividade: Criação de marca para o produto criado no exercício anterior. 
 | 
18 
 | 
Matéria: Publicidade e a propaganda. 
 | 
19 
 | 
Atividade: Criação de campanha publicitária para o produto criado. 
 | 
20 
 | 
Matéria: Moda. 
 | 
21 
 | 
Atividade: Criação de figurino de moda. 
 | 
22 
 | 
Atividade: Criação de novo uniforme.     
Atividade para casa: Customização de roupas. 
 | 
23 
 | 
Matéria: Tridimensionalidade e poliedros.    
 | 
24 
 | 
Matéria: Escultura. 
 | 
25 
 | 
Fechamento de notas do período.     Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
26 
 | 
Recuperação paralela: Vistoria em atividades não registradas.     
 | 
27 
 | 
Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
28 
 | 
Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
Matérias do 1º Período 
 | |
01 
 | 
As linguagens artísticas. 
 | 
02 
 | 
Artes plásticas e elementos das artes visuais.  
( pontos – linhas – formas ) 
 | 
03 
 | 
Artes plásticas e elementos das artes visuais.  
( cores – textura – volume ) 
 | 
04 
 | 
Letras e tipos nas artes visuais. 
 | 
05 
 | 
O Design. 
 | 
06 
 | 
Símbolos gráficos, ícones, marcas e mascotes. 
 | 
07 
 | 
Publicidade e a propaganda. 
 | 
08 
 | 
Moda. 
 | 
09 
 | 
Tridimensionalidade e poliedros. 
 | 
10 
 | 
Escultura. 
 | 
Atividades do 1º Período: 
 | |
01 
 | 
Criação de composição visual para a capa do caderno de Artes. 
 | 
02 
 | 
Atividade com pontos – linhas – formas. 
 | 
03 
 | 
Atividade com cores – textura – volume. 
 | 
04 
 | 
Exercícios de letras tipo bastão. 
 | 
05 
 | 
Letras decorativas – Exercício: palavra imagem. 
 | 
06 
 | 
Letras decorativas – Iluminura. 
 | 
07 
 | 
Letras decorativas – Nome no estilo grafite. 
 | 
08 
 | 
Novo design para um produto. 
 | 
09 
 | 
Criação de produto. 
 | 
10 
 | 
Criação de marca pessoal ou da turma. 
 | 
11 
 | 
Criação de marca para o produto criado no exercício anterior. 
 | 
12 
 | 
Criação de campanha publicitária para o produto criado. 
 | 
13 
 | 
Criação de figurino de moda.  
 | 
14 
 | 
Criação de novo uniforme. 
 | 
15 
 | 
Customização de roupas. 
 | 
Conceitos: 
 | 
Avaliações do 1º Período: 
 | 
Valor: 
 | 
01 
 | 
Freqüência e pontualidade; 
 | 
10 pontos 
 | 
02 
 | 
Participação em aula e boa disciplina; 
 | 
10 pontos 
 | 
03 
 | 
Matérias no caderno de Artes; 
 | 
10 pontos 
 | 
04 
 | 
Realização de atividades propostas; 
 | 
10 pontos 
 | 
05 
 | 
Organização e capricho nos cadernos de artes. 
 | 
10 pontos 
 | 
Resultado: 
 | 
Média dos conceitos observados 
 | 
10 pontos 
 | 
Recuperação paralela: Vistoria em matérias e atividades não registradas 
até o encerramento do período.
 Aulas do 2º Período  
 | |
01 
 | 
Atividade: Criação de poliedros decorados. 
 | 
02 
 | 
Atividade: Criação de poliedros decorados. 
 | 
03 
 | 
Atividade: Criação de esculturas com massa de modelar. 
 | 
04 
 | 
Atividade: Papietagem e Criação de esculturas com materiais diversos. 
 | 
05 
 | 
Atividade: Papietagem e Criação de esculturas com materiais diversos. 
 | 
06 
 | 
Matéria: Arquitetura 
 | 
07 
 | 
Atividade: Criação de desenhos geométricos.  
Atividade: Criação de desenho projetivo. 
 | 
08 
 | 
Atividade: Criação de projeto arquitetônico. 
 | 
09 
 | 
Atividade: Criação de maquete. 
 | 
10 
 | 
Matéria: História da Arte Ocidental.  
(Pré-histórica, Arte Antiga e Arte Medieval) 
 | 
11 
 | 
Matéria: História da Arte Ocidental.  
(Renascimento a Arte Moderna e Arte Contemporânea) 
 | 
12 
 | 
Atividade: Criação de desenhos inspirados pelos estilos da história da arte. 
 | 
13 
 | 
Atividade: Criação de desenhos inspirados pelos estilos da história da arte. 
 | 
14 
 | 
Atividade: Apresentação de trabalhos sobre períodos da história da arte. 
 | 
15 
 | 
Atividade: Apresentação de trabalhos sobre períodos da história da arte. 
 | 
16 
 | 
Matéria: Instalação artística, Intervenção artística e Land Arte. 
 | 
17 
 | 
Matéria: Body Arte, Arte performática, Arte Tecnológica e nos meios digitais. 
 | 
18 
 | 
Atividade: Intervenção artística no espaço escolar. 
 | 
19 
 | 
Matéria: Conservação e restauração. 
 | 
20 
 | 
Atividade: Conservação e restauração do espaço escolar. 
 | 
21 
 | 
Atividade: Intervenção no muro da escola (Marca - Lema - Mascote e nomes no estilo grafite) 
 | 
22 
 | 
Atividade: Criação de painéis para a festa folclórica. 
 | 
23 
 | 
Matéria: Fotografia. 
 | 
24 
 | 
Matéria: Cinema. 
 | 
25 
 | 
Fechamento de notas do período.      
Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
26 
 | 
Recuperação paralela: Vistoria em atividades não registradas.   
 | 
27 
 | 
Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
28 
 | 
Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
Matérias do 2º Período 
 | |
01 
 | 
Arquitetura. 
 | 
02 
 | 
História da Arte ( Arte na pré-história a arte da idade média ). 
 | 
03 
 | 
História da Arte ( Renascimento ao pós-impressionismo ). 
 | 
04 
 | 
História da Arte ( Arte moderna e Arte contemporânea ). 
 | 
05 
 | 
Instalação artística, Intervenção artística e Land Arte. 
 | 
06 
 | 
Body Arte, Arte performática, Arte Tecnológica e nos meios digitais. 
 | 
07 
 | 
Conservação e restauração. 
 | 
08 
 | 
Cultura Popular e folclore. 
 | 
09 
 | 
Fotografia. 
 | 
10 
 | 
Cinema. 
 | 
Atividades do 2º Período: 
 | |
01 
 | 
Criação de poliedro decorado e modelagem. 
 | 
02 
 | 
Papietagem e Criação de Escultura com reaproveitamento de materiais. 
 | 
03 
 | 
Criação de desenhos geométricos. 
 | 
04 
 | 
Criação de desenho projetivo. 
 | 
05 
 | 
Criação de projeto arquitetônico. 
 | 
06 
 | 
Criação de maquete. 
 | 
07 
 | 
Criação de desenhos inspirados pelos estilos da história da arte. 
 | 
08 
 | 
Apresentação de trabalhos sobre períodos da história da arte. 
 | 
09 
 | 
Intervenção artística no espaço escolar. 
 | 
10 
 | 
Intervenção no muro da escola (Marca - Lema - Mascote e nomes no estilo grafite) 
 | 
11 
 | 
Conservação e restauração do espaço escolar. 
 | 
12 
 | 
Criação de painéis para a festa folclórica. 
 | 
13 
 | 
- 
 | 
14 
 | 
- 
 | 
15 
 | 
- 
 | 
Conceitos: 
 | 
Avaliações do 2º Período: 
 | 
Valor: 
 | 
01 
 | 
Freqüência e pontualidade; 
 | 
10 pontos 
 | 
02 
 | 
Participação em aula e boa disciplina; 
 | 
10 pontos 
 | 
03 
 | 
Matérias no caderno de Artes; 
 | 
10 pontos 
 | 
04 
 | 
Realização de atividades propostas; 
 | 
10 pontos 
 | 
05 
 | 
Organização e capricho nos cadernos de artes. 
 | 
10 pontos 
 | 
Resultado: 
 | 
Média dos conceitos observados 
 | 
10 pontos 
 | 
Recuperação paralela: Vistoria em matérias e atividades não registradas 
até o encerramento do período.
 Aulas do 3º Período  
 | |
01 
 | 
Atividade: Fotografias – Tema: “Meu olhar sobre a escola” 
 | 
02 
 | 
Atividade: Fotografias – Tema: “Meu olhar sobre a escola” 
 | 
03 
 | 
Matéria: Arte sequencial: Animação.   
 | 
04 
 | 
Atividade: Produção de vídeo. 
 | 
05 
 | 
Atividade: Produção de vídeo. 
 | 
06 
 | 
Atividade: Criação de vídeo de animação com a técnica stop motion. 
 | 
07 
 | 
Atividade: Criação de animação com a técnica de flip book. 
 | 
08 
 | 
Matéria: Arte sequencial: História em quadrinhos.     
 | 
09 
 | 
Atividade: Criação de personagem de história em quadrinhos. 
 | 
10 
 | 
Atividade: Criação de tira de quadrinhos. 
 | 
11 
 | 
Atividade: Criação de pequena história em quadrinhos. 
 | 
12 
 | 
Atividade: Criação de pequena história em quadrinhos. 
 | 
13 
 | 
Matéria: Música. ( Elementos da música ).     
Matéria: Música. ( Instrumentos e vozes ) 
 | 
14 
 | 
Matéria: Música. ( Instrumentos e vozes ).     
Matéria: Música. ( A escrita musical e estilos ) 
 | 
15 
 | 
Atividade: Apresentações sobre estilos musicais. 
 | 
16 
 | 
Atividade: Exercícios sobre música. 
 | 
17 
 | 
Matéria: Dança. ( A linguagem da dança ).  
Apresentações de vídeos sobre o tema. 
 | 
18 
 | 
Matéria: Dança. ( Tipos de danças ).   
Apresentações de vídeos sobre o tema. 
 | 
19 
 | 
Atividade: Performance com expressão corporal.  
(Lip dub - Flash mob - Coreografia) 
 | 
20 
 | 
Matéria: Teatro. ( A linguagem teatral ).   
Matéria: Teatro. ( Tipos de palco e apresentações ).  
 | 
21 
 | 
Atividade: Jogos de expressão corporal e jogos teatrais. 
 | 
22 
 | 
Atividade: Jogos de expressão corporal e jogos teatrais. 
 | 
23 
 | 
Atividade: Apresentação de esquetes teatrais. 
 | 
24 
 | 
Atividade: Apresentação de esquetes teatrais. 
 | 
25 
 | 
Fechamento de notas do período.     Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
26 
 | 
Recuperação paralela: Vistoria em atividades não registradas.     
Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
27 
 | 
Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
28 
 | 
Aula livre de expressão em Artes. 
 | 
Matérias do 3º Período 
 | |
01 
 | 
Arte sequencial: Animação. 
 | 
02 
 | 
Arte sequencial: História em quadrinhos. 
 | 
03 
 | 
Música. ( Elementos da música ) 
 | 
04 
 | 
Música. ( Elementos da som ) 
 | 
05 
 | 
Música. ( Instrumentos e vozes ) 
 | 
06 
 | 
Música. ( A escrita musical e estilos ) 
 | 
07 
 | 
Dança. ( A linguagem da dança ) 
 | 
08 
 | 
Dança. ( Tipos de danças ) 
 | 
09 
 | 
Teatro. ( A linguagem teatral ) 
 | 
10 
 | 
Teatro. ( Tipos de palco e apresentações ) 
 | 
Atividades do 3º Período: 
 | |
01 
 | 
Fotografias – Tema: “Meu olhar sobre a escola” 
 | 
02 
 | 
Produção de vídeo. 
 | 
03 
 | 
Criação de vídeo de animação com a técnica stop motion. 
 | 
04 
 | 
Criação de animação com a técnica de flip book. 
 | 
05 
 | 
Criação de personagem de história em quadrinhos. 
 | 
06 
 | 
Criação de tira de quadrinhos. 
 | 
07 
 | 
Criação de pequena história em quadrinhos. 
 | 
08 
 | 
Pesquisa sobre estilos musicais. 
 | 
09 
 | 
Exercícios sobre música. 
 | 
10 
 | 
Performance com expressão corporal. (Lip dub - Flash mob - Coreografia) 
 | 
11 
 | 
Jogos de expressão corporal e jogos teatrais. 
 | 
12 
 | 
Apresentação de esquetes teatrais. 
 | 
13 
 | 
- 
 | 
14 
 | 
- 
 | 
15 
 | 
- 
 | 
Conceitos: 
 | 
Avaliações do 3º Período: 
 | 
Valor: 
 | 
01 
 | 
Freqüência e pontualidade; 
 | 
10 pontos 
 | 
02 
 | 
Participação em aula e boa disciplina; 
 | 
10 pontos 
 | 
03 
 | 
Matérias no caderno de Artes; 
 | 
10 pontos 
 | 
04 
 | 
Realização de atividades propostas; 
 | 
10 pontos 
 | 
05 
 | 
Organização e capricho nos cadernos de artes. 
 | 
10 pontos 
 | 
Resultado: 
 | 
Média dos conceitos observados 
 | 
10 pontos 
 | 
Recuperação paralela: Vistoria em matérias e atividades não registradas 
até o encerramento do período.
boa tarde, parabéns pelo excelente blog! Gostaria de ter acesso a mais planos de ensino como este, do sexto ao oitavo anos. Há em algum outro lugar do blog? obrigado!
ResponderExcluirBlog incrível, de grande valia para nós, professores e amantes da Arte. Obrigada Professor!
ResponderExcluir