sexta-feira, 8 de março de 2013

UTILIDADES E LINKS




8 comentários:

  1. Olá, em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho e iniciativa. Sou pai de aluno, da 3 º série do ensino fundamental na cidade de Mafra SC (ensino municipal), busco na rede informações pois estou muito indignado com a postura da professora de artes do meu filho. No meu entender, sendo também professor atuando na área técnica, este profissional deve promover e despertar o interesse do aluno, principalmente na faixa etária do meu filho, onde existe um "turbilhão" de neurônios afoitos por informações e desejos. Infelizmente esta professora está causando um mal não só para meu filho. As aulas de artes viraram um problema. Vale um parenteses, não sou um pai protetor e tenho ciência das limitações e dificuldades do meu filho, mas em relação a todas as disciplinas o garoto é um dos melhores alunos da sala. No meu entender o problema da professora de artes, se refere "a gostos", e isso em artes, Vincent Van Gohg é prova disto é um tremendo absurdo. Pasmem, ela insiste em exigir nos desenhos realizados, que as crianças pintem o fundo dos mesmos, e esta situação tem que ser feita, para todos os desenhos e trabalhos realizados. Pergunta, existe algum embasamento teórico na disciplina de artes ou autores que defendem essa obrigatoriedade ? caso negativo, qual a argumentação que poderei utilizar com esta professora, para que a mesma não "estupre" a criatividade dos alunos ? Obrigado. Demais professores, que puderem dar sugestões, também agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não deu para identificar seu nome no comentário. Mas fico contente que tenha procurado este blog para expor este assunto. Desculpe a demora por responder, mas vou tentar aqui colocar minha opinião. Não conheço teóricos que abordam essa questão. Creio que não há uma obrigatoriedade em fazer fundo em desenhos, porém cada professor tem um método de trabalho. Porém podemos analisar este pedido das seguintes maneiras: 1 - A atividade pode explorar a relação entre figura e fundo; 2 - A relação do desenho com fundo pode estar na espacialidade, não deixando o desenho flutuar em um espaço branco; 3 - O fundo de uma imagem pode ajudar na construção de planos e percepção de profundidade no espaço bidimensional. 4 - A pintura do fundo pode dar a sensação de maior capricho na atividade, fechando a imagem e não dando a sensação de incompletude e sim de desenho finalizado; 5 - ou simplesmente o preenchimento do fundo pode ser um motivo para que o fique mais tempo envolvido com a atividade deixando o aluno ocupado por um tempo maior. (se este for o caso, giz de cera pode pintar um espaço maior de modo mais rápido do que lápis de cor ou caneta hidrográfica). Eu particularmente cobro fundo nos desenhos somente quando a atividade propõe um desenvolvimento maior por parte do aluno, mas quando não peço isso e vejo que o aluno propôs em criar um espaço para este desenho fico admirado em ver o capricho e dedicação dele e como ele desenvolveu as relações do seu desenho com o fundo. Porém se a professora sugere que o desenho também tenha fundo, o aluno pode usar a criatividade e criar um fundo bem interessante (figurativo ou abstrato) usando diversas técnicas para complementar seu desenho. Deste modo a professora permite que o aluno explore o fundo da imagem com a criatividade e não apenas com cores.

    ResponderExcluir
  3. migo me passa uns filmes que citam arte nos quesitos de leilão, roubo, venda ilegal ou algo assim

    ResponderExcluir
  4. Amei seu trabalho..peço que se possível postar umas ideias para aulas do ensino médio..

    ResponderExcluir
  5. Admiro seu trabalho, sempre pego algumas ideias aqui no blog. Não sei se tem apostilas para venda. SE tiver, me avise, pois me interesso.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Também gostei muito do seu trabalho. E gostaria de saber se existe uma outra forma de apreciar os seus videos, pois não estão mais aqui disponíveis.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Professor, seu blog é maravilhoso, está me auxiliando muito com ideias para ministrar aulas.

    ResponderExcluir