segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Grafite e Arte Urbana




NESTA UNIDADE ABORDAREMOS A ARTE URBANA E O GRAFITE.

Conhecendo mais: Arte do grafite, grafiteiros famosos, a sticker art, a técnica do stencil, a pixação.

Curta a página do facebook: Artes - Professor Douglas

_______________________________________________________________


_______________________________________________________________




Grafíti (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Alguns artistas expoentes na arte do Grafiti: Jean-Michel Basquiat, Os gêmeos, Banksy.



O estilo grafite é conhecido pelo emprego de letras decorativas que se fundem e muitas vezes se confundem às imagens. É muito comum a representação de nomes e símbolos incorporados ao desenho e também o uso de elementos de volume como a perspectiva e sombras nas letras. A grande referência deste estilo é a cultura Hip-Hop.









Os Gêmeos é uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram, o Cambuci, e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.


Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados UnidosInglaterraAlemanhaGréciaCuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.




Veja mais obra de Os Gêmeos.


Vídeo: Exposição "Os Gêmeos" (FAAP)
Pequena reportagem sobre o trabalho dos irmãos grafiteiros

Vídeo: Os Gêmeos - Altas Horas.

Página Oficial: http://www.osgemeos.com.br/



VEJA AS OBRAS DE ALGUNS ARTISTAS/GRAFITEIROS BRASILEIROS:


"OS GÊMEOS" - Otávio Pandolfo e Gustavo Pandolfo.

EDUARDO KOBRA

"CRÂNIO"

"NUNCA"

NINA PANDOLFO

"MUNDANO"

"CHIVITZ"

"MINHAU"

"ZEZÃO"

"NICK ALIVE"

"ONESTO" - ALEX HORNEST

"ANARKIA BOLADONA" - PANMELA CASTRO



STENCIL


Vídeo: Graffiti Stencil - Arte para todos





Banksy (Bristol1974/75) é um veterano artista de rua britânico, cujos trabalhos em estêncil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol, numerosas manifestações de Banksi também são encontradas na capital britânica, Londres e em várias cidades do mundo.



Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.













PROFETA GENTILEZA

José Datrino, mais conhecido como Profeta gentileza (CafeLandia (São Paulo), 11 de abril de 1917 — Mirandópolis,São Paulo28 de maio de 1996) foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
"Gentileza gera gentileza" é sua frase mais conhecida.



STICKER ART

Sticker art é uma modalidade de Arte urbana que utiliza de etiquetas adesivas. É uma manifestação da arte pós-moderna popularizada na década de 1990 por grupos urbanos ligados à cultura alternativa.
O trabalho pode ser realizado com o propósito de transmitir uma mensagem ou pelo simples prazer de enfeitar a rua expondo seu gosto ou ponto de vista no alto de um poste, no final de uma placa ou até mesmo no pé de um muro.
Os primeiros stickers chegaram no Brasil como adesivos decorativos utilizados na decoração de residências e lojas. Os adesivos são recortados em vinil autoadesivo e protegidos por máscara transparente que o aplicador retira ao fixá-los no local de destino - que deve ser um espaço liso.
Além dos stickers adesivos, os artistas de rua também trabalham com cartazes Lambe-Lambes, que não são adesivos, são colados com cola comercial ou caseira (mais difícil de arrancar).
Fonte: wikipedia








Jean Réné, mais conhecido pelo pseudônimo JR (22 de fevereiro de 1983), é um artista urbano francês. Intitula-se photograffeur e exibe grandes imagens fotográficas em preto e branco em locais públicos, de maneira semelhante à composição do ambiente construído pelo grafite. Seu trabalho se destaca nas ruas de Paris, capital francesa. Atualmente, a projeção de seu trabalho está alcançando vários lugares do mundo.
Fonte: wikipedia







ATIVIDADE: STICKER ART

Vamos fazer ou intervenção artística inspirada pela sticker art. Crie uma imagem (desenho, letras, símbolos...) bem bacana em uma folha de papel ou no caderno de desenho. Este imagem será recortada e será fixada com FITA CREPE (outras fitas ou mesmo a cola, podem danificar as paredes e objetos) em alguma parte da escola. Deverá ficar exposta durante uma ou duas semanas e depois será retirada por você. Para registar sua obra, tire uma fotografia e apresente ao professor(a).

Exemplos:











PICHAÇÃO

Pichação ou Pixação (forma vulgar, mas errada!) é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.

No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos – às vezes gangues rivais. Por isso difere-se do grafite, uma outra forma de inscrição ou desenho, tida no Brasil como artística.



Vídeo: Grafite X Pichação




ATIVIDADE: NOME NO ESTILO GRAFITE

Crie um visual bem bacana para seu nome empregando o estilo grafite, se quiser, desenhe um muro no fundo do quadro do desenho. Capriche! 



Exemplo de atividades de alunos:

Atividade de criação de figuras e nomes em estilo Grafite

(Turma 8ª série C - EMEF Rosa da Penha /2010)















Atividade de criação de figuras e nomes em estilo Grafite
(Turmas das 8ª séries - EMEF Rosa da Penha /2012)













Atividade de criação de figuras e nomes em estilo Grafite
(Turmas dos 9º anos - EMEF Rosa da Penha /2013)





















Atividade de criação de figuras e nomes em estilo Grafite
(Turmas dos 9º anos - EMEF Rosa da Penha /2014)




Atividade de INTERVENÇÃO com "Grafite" no muro da 
EMEF Rosa da Penha 
(Cariacica - ES) no ano de 2010



Atividade de INTERVENÇÃO com "Grafite" no muro da 
EMEF Rosa da Penha 
(Cariacica - ES) no ano de 2012












Atividade de INTERVENÇÃO com "Grafite" no muro da 
EMEF Rosa da Penha 
(Cariacica - ES) no ano de 2013






Atividade de INTERVENÇÃO com "Grafite" no muro da 
EMEF Ângelo Zani
(Cariacica - ES) no ano de 2014







17 comentários:

  1. Parabéns caro colega pelas informações e por teu trabalho na área das artes.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um grande investimento para essa idade.

    ResponderExcluir
  3. EXCELENTE TRABALHO, PARABÉNS!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Salvou a minha aula sobre arte urbana.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. ai am anonimos
    hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Amo seu blog, já tinha consultado ele outras vezes por que sou pedagoga e trabalho com séries iniciais, agora estou cursando licenciatura em Artes Visuais, vou até favoritar a partir de hoje. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Aq é p postar a atividade dos meninos do 5B da escola do tabajara ?

    ResponderExcluir
  8. Arrasou pelo material. Parabéns pelo seu trabalho. Fiquei encantada com o trabalho de todos os artistas representados.

    ResponderExcluir