Teatral! Assim se poderia definir a fusão da pintura, da escultura e da arquitetura que surgiu por volta de 1600, primeiro na Itália, estendendo-se depois à França, à Espanha e aos Países Baixos (Holanda e Bélgica).
O Barroco caracteriza-se pelo forte contraste do claro e escuro (luz e sombra) e principalmente pelos temas religiosos.
A arte barroca é extremamente ornamentada; os gestos das figuras visam provocar no espectador emoção e compreensão do drama humano, encenado na tela ou na escultura.
Alguns mestres desse período são:
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Carravaggio (Itália)
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Barroco no Brasil
No Brasil, o Barroco surgiu um poço mais tarde, no decorrer do séc XVIII. Foi principalmente nas cidades históricas de Minas Gerais, em salvador (BA) e em Olinda (PE) que o movimento teve sua maior expressão.
É principalmente na arquitetura das igrejas e em seu interior que encontramos as maiores jóias do Barroco brasileiro.
Desse período destacam-se dois grandes artistas: o pintor Mestre Athayde (1762-1830), com suas virgens e anjos mulatos, e o genial escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho, nascido em 1730), com suas esculturas em pedra-sabão e a representação da Paixão de Cristo, esculturas em madeira policromada. Dentre as igrejas projetas pelo artista está a de são Francisco, localizada em Ouro Preto (MG).
Antônio Francisco Lisboa morreu pobre e abandonado em 1814 e foi enterrado como indigente. Hoje suas obras são conhecidas e prestigiadas mundialmente.
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Aleijadinho (Brasil)
Música barroca é toda música ocidental correlacionada com a época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750.
Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente. Na realidade, trata-se do aproveitamento de dois modos: o modo jônico (modo "maior") e o modo eólio (modo "menor").
Do Período Barroco na música surgiu o desenvolvimento tonal, como os tons dissonantes por dentro das escalas diatônicas como fundação para as modulações dentro de uma mesma peça musical; enquanto em períodos anteriores, usava-se um único modo para uma composição inteira causando um fluir incidentalmente consonante e homogêneo da polifonia. Durante a música barroca, os compositores e intérpretes usaram ornamentação musical mais elaboradas e ao máximo, nunca usada tanto antes ou mais tarde noutros períodos, para elaborar suas ideias; fizeram mudanças indispensáveis na notação musical, e desenvolveram técnicas novas instrumentais, assim como novos instrumentos. A música, no Barroco, expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas, como a ópera. Inúmeros termos e conceitos deste Período ainda são usados até hoje.
SLIDES SOBRE MÚSICA BARROCA:
ARCANGELO CORELLI
JOHANN PACHELBEL
HEINRICH SCHÜTZ
.VÍDEOS:.
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Excelente material! parabéns..
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