domingo, 28 de abril de 2013

Publicidade e propaganda

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Publicidade

publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias.

Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.


São três mecanismos através dos quais a publicidade funciona. São eles: a atenção, a memorização e a persuasão. Há muitas formas de avaliar uma publicidade eficiente. Um anúncio para ser eficiente tem de captar a atenção, ser facilmente memorável e persuadir. Também deve chegar à audiência alvo e deve ser consistente com os objetivos da publicidade.



Propaganda é um modo específico de apresentar informação sobre um produto,marcaempresa, mensagem religiosa ou ideal político que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos até mesmos grupos religiosos.

Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida: a propaganda comercial, que normalmente não é chamada de propaganda mas sim publicidade, embora no Brasil seja utilizada como sinônimo. Ao contrário da busca de imparcialidade na comunicação, a propaganda apresenta informações com o objetivo principal de influenciar uma audiência. Para tal, freqüentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando a mentira por omissão) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. O resultado desejado é uma mudança de atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda. A propaganda pode ser usada como uma forma de luta política.

Apesar do termo "propaganda" ter adquirido uma conotação negativa, por associação com os exemplos da sua utilização manipuladora, a propaganda em seu sentido original é neutra, e pode se referir a usos considerados geralmente benignos ou inócuos, como recomendações de saúde pública, campanhas a encorajar os cidadãos a participar de um censo ou eleição, ou mensagens a estimular as pessoas a denunciar crimes à polícia, entre outros.





AS PRINCIPAIS MÍDIAS POPULARES GRÁFICAS:


CARTAZ

Cartaz (também chamado ou pôsteré um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.

Geralmente um anúncio de cartaz eficiente deve ter pouco texto e valorizar mais a imagem central. Porém esta forma de mídia é variável de acordo com sua funcionalidade e visibilidade, podendo em alguns casos valorizar mais o texto em si. 





  



Um Outdoor é a designação de um meio publicitário exterior, sobretudo em placards modulares, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas cidades.

Um anúncio de outdoor eficiente deve ter pouco texto e valorizar mais as imagens. Imagine você dentro de um carro ou ônibus em movimento, não vai ter muito tempo para ler a mensagem do anúncio. Por isso é recomendado usar oito palavras no máximo neste tipo de mídia. Em alguns casos como nos últimos exemplos abaixo o outdoor pode ter elementos extras (como placas impressas - exemplo 3 e luminosos - exemplo 4) que extrapolam os limites padrões (3m X 9m). Esta é uma estratégia de chamar a atenção e ser diferencial no anúncio.







Veja imagens de outdoors publicitários

Imagens de outdoor criativo



BANNER GIGANTE 

Um Banner gigante ou Poster Gigante é uma mídia bem semelhante ao cartaz ou outdoor, feito em material plástico, pode variar de tamanho de acordo com sua funcionalidade, é um meio bastante versátil, pode ser perdurado, preso por amarras ou pode ser criado justamente para ser afixado em um determinado local. 

O Banner gigante usado em rodovias ou até mesmo em fachadas de prédios seguem as mesmas recomendações do Outdoor: Poucas palavras e ênfase nas imagens. Como no último exemplo abaixo o banner é usado em formato personalizado, portanto pode variar de acordo com a visibilidade e funcionalidade.








Veja imagens de outdoors e pôsteres gigantes de publicidade. 


FORMATOS DE PAINÉIS GIGANTES











Veja mais painéis criativos


FOLHETO


Um folhetopanfleto, ou folders é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo.

Por ser um mídia em que o público alvo pode manusear e até guardar, é mais valorizado o conteúdo do anúncio, ou seja a mensagem , o texto de persuasão, os produtos oferecidos, os preços e condições de pagamento. Tem formato livre, e é variável de acordo com seu objetivo. Geralmente é cortado em tamanho pequeno ou no formato de encarte de papel A4 dobrado.

ENCARTE - é um folheto em formato de pequena revista publicitária. Veja encartes aqui.





ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

O Anúncio é a forma mais comum de divulgação publicitária. Abrange vários tipos de veiculação publicitária em um determinado tipo de mídia visual.

O Anúncio tem formato livre de acordo com o espaço oferecido na mídia que será veiculado (JORNAL - REVISTA -  INTERNET - ENCARTES - LISTAS TELEFÔNICAS - ESPAÇO ou AMBIENTE).




Alguns anúncios criativos usam o espaço urbano e ambiente de circulação das pessoas para fazer divulgação das mensagens ou dos produtos.








OUTRAS MÍDIAS GRÁFICAS:





MÓBILES












AS PRINCIPAIS MÍDIAS POPULARES ÁUDIO-VISUAIS:

JINGLE

Jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa.


JINGLE: PÔNEIS MALDITOS - NISSAN


 JINGLES ANTIGOS DE RÁDIO E TV
 


JINGLES FAMOSOS DA TV BRASILEIRA


JINGLES ELEITORAIS


SPOT

Spot e Vinheta são geralmente peças de áudio ou vídeo utilizada por emissoras de rádio ou TV para identificação da marca, canal, frequência. Podem ser faladas ou cantadas.


 SPOT: RÁDIO ROCK BRAGA


 SPOT RÁDIO: TIM
 


 SPOT RÁDIO: FIVINVEST
 

SPOT RÁDIO: SEDEX


VINHETA: PLANTÃO DA GLOBO


VINHETA: ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

VEJA MAIS:

O QUE É VINHETA
http://www.youtube.com/watch?v=v0rnmFspxUQ

VINHETA E SPOT
http://www.youtube.com/watch?v=IVgyXD5n_0U








Atividade – CAMPANHA PUBLICITÁRIA GRÁFICA:

Crie uma peça publicitária visual através de alguma mídia que você aprendeu para divulgar o produto que você criou na atividade de “DESIGN - CRIAÇÃO DE PRODUTO”. Capriche no acabamento e faça a apresentação dessa propaganda para a turma. Após as apresentações, vamos expor as peças publicitárias no mural da escola.





Atividade – CAMPANHA PUBLICITÁRIA ÁUDIO VISUAL:


Crie uma peça publicitária musical (JINGLE) ou falada com texto publicitário (SPOT), ou  se desejar produza um com vídeo publicitário curto (VINHETA) do produto que você criou na atividade de “DESIGN - CRIAÇÃO DE PRODUTO”. 

Observação: Esta atividade poderá ser feita por um grupo de até 3 alunos, para isso o grupo escolherá um produto de um dos membros para desenvolver a atividade. É preciso ter a participação efetiva de todos, participando da execução do jingle ou atuando no spot ou vinheta publicitária.






sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sugestões de livros de Artes

Sugestões de livros de Artes

Aqui estão alguns livros que são referências para formular minhas aulas.
São boas sugestões de livros para quem deseja adquirir material para auxiliar no trabalho de lecionar Artes. Pesquise o título ou autores na internet, é possível comprar em sites de livrarias.