sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

OBRAS DE ARTE em preto e branco (COLORIR E PINTAR)


Neste espaço compartilho pesquisas de imagens de obras de Arte de vários artistas em preto e branco.  (abaixo da postagens tem uma lista de links que direcionam para sites onde tem mais imagens de obras de arte para colorir)
Estas poderão ser usadas por colegas professores, por alunos em atividades em aulas, ou até mesmo como passatempo para aqueles que gostam de colorir e pintar. Bom proveito!






clique nas imagens para ampliá-las

"ABAPORU" - TARSILA DO AMARAL

"ABAPORU" - TARSILA DO AMARAL

"ANTROPOFAGIA" - TARSILA DO AMARAL

"ANTROPOFAGIA" - TARSILA DO AMARAL

"BEBÊ CIGANO" - AMADEO MODIGLIANI

"FIGURA NA JANELA" - SALVADOR DALÍ

"GUERNICA" - PABLO PICASSO

"MENINA EM FRENTE AO ESPELHO" - PABLO PICASSO


"MONALISA" OU "LA GIOCONDA" - LEONARDO DA VINCI

"MULHER COM SOMBRINHA" - CLAUDE MONET

"O GRITO" - EDVARD MUNCH

"GIRASSÓIS" - VINCENT VAN GOGH

"QUARTO EM ARLES" - VINCENT VAN GOGH

"ALMOÇO DOS REMADORES" - PIERRE-AUGUSTE RENOIR
 

"TARDE DE DOMINGO NA GRANDE JATTE" - GEORGES SEURAT





"O TOCADOR DE PÍFARO" - EDOUARD MANET
"AUTO RETRATO COM COLAR DE ESPINHOS" - FRIDA

"GÓTICO AMERICANO" - GRANT WOOD

OBRAS DIVERSAS - GUSTAVO ROSA



"A DANÇA" - HENRI MATISSE


"DAVI" - MICHELANGELO
"PIETÁ" - MICHELANGELO

"LES DEIMOSELLES D'AVIGNON" - PICASSO


"AUTO RETRATO" - TARSILA DO AMARAL


"CUCA" - TARSILA DO AMARAL






                               ...................................................................................................




Acessem o link para ver mais imagens 
de obras de arte para colorir


Acessem o link para ver mais imagens 
de obras de arte para colorir
site: Funny Coloring



24 comentários:

  1. Adorei esses desenhos, é ótimo para usar com as crianças. Obrigada pela oportunidade de adiquirir estes materiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradeço pelo comentário!
      O material aqui compartilhado é uma pesquisa de imagens e uma copilação de outros sites que formatei com os títulos das obras em português e nome dos artistas. Adicionei links para outros sites com imagens de obras de arte em preto e branco. Optei em deixar as imagens na horizontal pois geralmente trabalho com elas impressas em formato A5, ou seja, duas imagens por folha A4 ou ofício. Ficando mais ágil a formatação na página.
      Espero que lhe seja bem útil.

      Excluir
  2. Amei seus desenhos, Douglas voce tem a bailarina em preto e branco para colorir da Tarsila do Amaral, c tiver favor enviar para mim, sou professora, luzzi.anna@hotmail.com, e se quiser visite meu blog, doberman-paz.blogspot.com, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelo comentário! Desculpe pela demora na resposta. Não tenho esta imagem que você me pediu. As imagens aqui são copilações de outros sites. Uma dica que te dou é pegar uma folha de papel vegetal ou de seda e colocá-la sobre o monitor. Copie esta imagem com uma caneta com ponta macia. Um caneta hidrográfica por exemplo (claro, se não estiver vazando tinta, se sujar o monitor é só passar um pano com álcool que sai).
      Espero ter sido útil. Abraço.

      Excluir
  3. Eu acredito que o desenvolvimento do potencial criador através da linguagem da arte é interrompido com esse tipo de trabalho.
    Vivemos em outro tempo e outras motivações consequentemente outras formar de expressão. Delimitar o espaço já é algo a se refletir ainda mais com desenhos prontos.
    Se quiser conversar estou a disposição. Não quero brigar apenas trocar informações. Gostaria de entender por que usar dessa forma a arte ainda?
    Eu não os julgo mal apenas tenho outra forma de provocar a arte nos alunos com outra opiniao. Vamos trocar e-mail´s?
    Beijos de luz
    Raquel pqnarql@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel! Agradeço pelo comentário. Eu concordo plenamente contigo em relação ao potencial criativo. Colocar os alunos para puramente uma imagem em preto e branco não tem muito sentido pedagógico. As imagens em preto e branco entretanto são muito práticas se trabalhadas com soluções criativas, cito exemplo, quando trabalho com pontilhismo explico o que são elementos da arte, o que são pontos, como podemos trabalhar com pontos, onde encontramos o pontilhismo em nossas vidas (este monitor que você visualizará a mensagem é um exemplo disso), dai já parto para a questão histórica do impressionismo e da técnica do pontilhismo. Apresento imagens dos quadros impressionistas, explico sobre as pinceladas, mostro imagens e a intenção dos pontilhistas, vídeos, explico como era a época o que isso trouxe de inovação. Bom, daí é partir para um exercício. Para estimular a criatividade dos meus alunos primeiro parto do exemplo dos mestres. Escolho uma obra em preto e branco do Seurat por exemplo e peço para os alunos preencher cada área fechada com pontos de apenas uma cor. É um exercício, um treino técnico. O aluno tem o contato com a obra de um grande artista e isso é bom para o alunos reconhecerem outras obras dele e dos impressionistas, e formarem um "arquivo visual" em suas mentes. No próximo exercício treino vamos fazer bem parecido, só que preenchendo outra imagem as áreas com pontos de duas ou mais cores. Na aula seguinte vamos para a atividade de criação, o aluno já teve contato com as obras dos artistas (referências) e com a técnica, chegou a hora do aluno criar sua obra. Isso facilita a compreensão da proposta pelo aluno e o resultado das produções são bem satisfatórios.

      Com o trabalho com educação infantil podemos ampliar com um auxilio de projetor estas imagens em telas ou cartolinas e preenche-las com pontos de tinta guache. A criança aprende a técnica, sobre o artista, como ele pintava, porque ele pintava desse modo. Depois como já citei, a criatividade e a produção própria com o domínio da técnica e dos estilos se tornam mais fácil e prazerosa.

      De outras formas também são possíveis se trabalhar com as imagens em preto e branco, basta se ter um objetivo.
      Crianças pequenas gostam muito de pintar e colorir desenhos, eu fui uma delas. Tomei gosto em desenhar e pintar com os meus primeiros livrinhos com imagens para colorir. Isso era um entretenimento prazeroso que se desenvolveu naturalmente com meu interesse pelos desenhos e arte. O contato com a arte pelos pequenos é muito bom e estimulante. Imagens de obras de arte para crianças como essas para crianças de 4 a 8 anos são uma forma de atrair a atenção delas para o mundo da arte. A mente dela terá um arquivo visual repleto de boas referências. Junto com isso vem a curiosidade de conhecer mais sobre as obras e os artistas.

      Agora se o objetivo for desenvolver a criatividade o assunto é outro, não devemos usar imagens prontas, devemos propor temas ou apenas deixá-los criar. Com certeza no ato da criação é nas referências de seu "arquivo visual" que essa criança buscará inspiração e adotará um estilo próprio.

      Se quiser pode me adicionar no facebook: Douglas Pinheiro Costa.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Olá obrigada pela seleção e indicação dos sites, vou utilizar com pacientes de saúde mental na rede pública. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada. Que bom que foi útil. Abraço.

      Excluir
    2. Olá professor Douglas, muito bom seu blog! Gostaria de saber se você tem imagem da obra café no terraço e Porto de pedra de André Derain

      Excluir
  5. Parabéns Douglas pela sua resposta!Isso demonstra o quanto você entende do assunto que você está falando.
    Seu Blog é muito interessante.Parabéns.
    Gostaria tê-lo como amigo,
    Jorge.prof.sp@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito boa resposta Prof. Para mim que estou começando a dar aula foi muito difícil assumir que as vezes precisamos dos desenhos prontos, mas somente como exercício de familiarização e contato com técnicas como você colocou. Com os maiores costumo usar apenas o contorno feito a lápis e depois fica por conta deles agregarem elementos contemporâneos para uma releitura. Ver o Abaporu de sandálias, tatuagem e Ipod não tem preço!
    Um abraço
    Celeste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tem sido útil! Aproveite bem! Se tiver idéias compartilhe conosco. Abraço.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas, uso estas reproduções de obras da mesma forma que colocaste em tua resposta, para exercícios técnicos, e tem dado um resultado bem interessante. Na faculdade, criamos alguns preconceitos que depois na prática percebemos que são infundados, lembro que quando estava na licenciatura achava um absurdo usar qualquer desenho pronto. Até mesmo exercícios de "pintar com lápis de cor" podem ser cheios de significados quando são orientados e buscam o desenvolvimento de técnicas, sempre digo pros meus alunos que muitas pessoas tem como trabalho a colorização de diversas mídias, e até mesmo a tatuagem que eles gostam tanto se pode aprender com a pintura a lápis, além do desenho. Gostei muito do teu blog, temos uma metodologia semelhante, gostaria de manter contato pra trocar algumas idéias, posso te adicionar no face?
      Um abraço,
      Ataisa

      Excluir
  8. Suas sugestões são ótimas, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adorei seu blog, suas sugestões são ótimas. Com certeza irão me ajudar bastante. Trabalho com Artes e atividades laborais na EJA II.

    ResponderExcluir
  10. Olá Prof queria te indicar esse site que tem vários desenhos para colorir https://www.mona.com.br/ não sei se da pra imprimir, mas eu passo pros alunos pintarem durante a aula de informática. Apesar de ter varios desenhos complexos, existe uma selecao de desenhos infantis https://www.mona.com.br/colorir/infantis/

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por compartilhar este belíssimo material.Estou amando seu blog!!!!Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar este belíssimo material.Estou amando seu blog!!!!Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  13. Com a falta de materiais na rede publica do estado do RJ por exemplo, seu blog é uma ajuda imensa eu ja utilizo suas dicas ha muito tempo...Muito Obrigada...

    ResponderExcluir
  14. Olá, Douglas muito boa a proposta, trabalho com essas imagens com meus alunos, mas passo a eles as obras reais e depois para fazerem a releitura das imagens, usando a técnicas que eles acharem melhor, como tintas gauches, óleo, pigmentos, colagens... Parabéns

    ResponderExcluir