domingo, 4 de setembro de 2011

A cor



NESTA PUBLICAÇÃO, ABORDAREMOS AS CORES 
COMO ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS.

Conhecendo mais: Expressionismo, Fovismo, Arte indiana, Arte islâmica.


_______________________________________________________________





ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL "ARTES - PROFESSOR DOUGLAS"


AULA: "GRAVURA"

ATIVIDADE: "GRAVURAS COM ISOPOR"

_______________________________________________________________




(O texto abaixo sobre a cor são fragmentos extraídos dos livros: Artes: artes visuais, música, teatro de Jussara Magrin e Arte hoje de Gabriela Brioschi, veja na bibliografia no fim da postagem como adquirir estes livros)



Você sabia que foram os gregos os primeiros a preocupar-se com o estudo das cores? Mas também sabemos que os homens pré-históricos já se preocupavam em colorir seus desenhos nas cavernas (pinturas rupestres) e, para isso, copiavam as cores da natureza.

O mundo que nos cerca é colorido. Observe a natureza, a cor está em toda parte e de muitas formas: no mar, no céu, na terra, no sol, nas florestas, nos animais, nos pássaros e nas flores. Que linda é a natureza, tão colorida! Se você não pode, neste momento, olhar a natureza, observe as coisas que o cercam. Observe como a roupa das pessoas é colorida, os objetos de cozinha, os objetos de decoração, os meios de comunicação, as fotografias, a nossa escova de dente! Que bom que as coisas têm cor, pois isso torna a vida mais alegre, não é mesmo?

Mas de onde vêm as cores?
Só conseguimos enxergar as cores por causa da luz.
Você sabia que sem a luz não veríamos nenhuma delas?
A luz do sol, que percebemos como branca, é na verdade composta por sete cores: as cores do arco-íris, aquele que vemos no céu quando há sol e chuva ao mesmo tempo. Quando a luz do sol ilumina uma flor vermelha, significa que esta flor tem pigmentação vermelha. Isso quer dizer que a superfície dela absorve todas as outras cores da luz do sol, transforma-as em calor e reflete para os nossos olhos só a luz vermelha. Quer ver como isso é verdade? O preto absorve todas as sete cores e transforma-as em calor. Isso quer dizer que quando saímos com uma roupa preta em um dia de sol, sentimos muito calor! A cor branca reflete toda luz.

Foi Isaac Newton (1642-1727), um cientista inglês, quem descobriu isso tudo, quando decompôs a luz do sol com um prisma de cristal. Newton se preocupou com o estudo da luz, veja abaixo alguns de suas experiências:

Vídeo: Experiência do disco de Newton

Vídeo: Experiência do prisma que fragmenta a luz branca




Atividade – DISCO DE NEWTON.

Nesta atividade vamos fazer a experiência do disco de Newton. Para isso você vai usar um compasso, um transferidor ou até mesmo um disco de CD como utilitário pra fazer o desenho de um círculo. Você deverá dividir esse círculo em sete partes iguais e colorir as partes com as cores bem semelhantes a do arco-irís. Depois de pronto, corte o círculo e use um lápis no centro do disco para ajudar a girá-lo. Você verá que cor vai surgir dessa experiência.

clique na imagem para ampliá-la



As sensações das cores

As cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor. Muitos estudiosos pesquisaram como isso acontece.

Não é difícil de perceber.

O vermelho representa o fogo e o sangue, transmite dinamismo e sensação de violência e paixão; por outro lado, o azul representa o céu, a imensidão, a calma, a tranqüilidade. É uma das cores mais escolhidas universalmente. Geralmente revela introversão e sensibilidade.


Podemos dizer que as primeiras cores, de que se tem notícia, são as da natureza, pois cada elemento que a compõe já surge com a cor que o caracteriza. Veja como as flores são coloridas e belas, assim como os animais. Observe uma arara, ela é linda, toda colorida e nenhuma pessoa é responsável por isso, não foi lá colori-la, ela já nasceu assim, pois é um elemento que faz parte do milagre da natureza.

Além de considerarmos as cores naturais, vamos classificá-las.


Podemos classificar as CORES PIGMENTO em:

1 - Cores primárias

Também chamadas cores puras, pois não precisam da mistura de outras cores para se formarem.   
         
São elas: Amarelo , Magenta (Vermelho) e Ciano (Azul).


OBS.: A cor magenta é como se fosse um rosa bem forte (clique no link para ver), como não encontramos essa cor na caixa de lápis de cor de 12 cores usada pelos alunos na escola, vamos estudar as cores com o uso do vermelho claro.

2 - Cores secundárias

Surgem da mistura das cores primárias.

 São elas: Laranja , Verde e Roxo.


LARANJA: Amarelo + Vermelho.
VERDE: Amarelo + Azul.
ROXO: Azul + Vermelho.

3 - Cores terciárias

Surgem da mistura de cores primárias com cores secundárias. Você vai misturar duas cores para conseguir uma terceira cor. Então, a cor que tiver mais quantidade na mistura feita puxará o seu nome. Veja o exemplo:



4 - Cores quaternárias

Surgem da mistura de duas cores secundárias.

São elas: Ardósia, Castanho, e Citrino.


ARDÓSIA: Verde + Roxo.
CASTANHO: Laranja + Roxo.
CITRINO: Laranja + Verde.

5 - Cores neutras

Caracterizam-se pela não predominância de tonalidades quentes ou frias.

São elas: Preto, Branco e a junção das duas que é o Cinza (Preto + Branco).


Além delas, consideramos como cores neutras os tons pastéis: bege, marrom e suas nuanças e matizes.

Atividade – DESENHO COM CORES NEUTRAS.

Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor e pinte-o usando somente cores neutras e suas tonalidades. Capriche!


6 - Cores quentes

As cores quentes transmitem-nos energia e calor, pois nos lembram o sol e o fogo. São cores alegres que têm poder de aproximar as imagens e faze-las parecer maiores do que são. São elas: Amarelo, Laranja e Vermelho com todas as nuances dessas cores.



Atividade – DESENHO COM CORES QUENTES.

Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor e pinte-o com a predominâcia de cores em tonalidades quentes. Capriche!


7 - Cores frias

As cores frias transmitem-nos calma, tranqüilidade e tristeza, pois nos lembram água, mar vegetais, florestas. Têm o poder de afastar imagens e faze-las parecer menores. São elas: Verde, Azul e Roxo e todas as suas nuances.



Atividade – DESENHO COM CORES FRIAS.

Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor e pinte-o com  a predominâcia de cores em tonalidades frias. Capriche!


8 – Monocromia

( Mono = Uma; Cromo = Cor; uma cor. )

Monocromia é a variação tonal das nuances e matizes de uma determinada cor.

Nuanças ou matizes são graduações quase imperceptíveis de uma cor, Aplicam-se a todas elas, pois dar-lhes sobretons, como, por exemplo: vermelho + branco = cor-de-rosa ou vermelho + preto = bordô.





Atividade – ESTUDO DAS CORES









Atividade – COLORINDO COM MONOCROMIA.

Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor. Escolha apenas uma cor (exceto cores neutras, pois já foi realizado um exercício com estas cores). Pinte o desenho  apenas com a varial tonal da cor que você escolheu.

Exemplo com cor azul: pode-se usar o azul, azul claro, azul escuro ou outras cores que tendem para o azulado. pode-se acrescentar preto ou branco para alterar a tonalidade da cor escolhida.

Capriche!



Atividade – MONOCROMIA - TRAMA DE FORMAS GEOMÉTRICAS.




Pinte o quadro com tramas geométricas usando a variação de tons de apenas uma cor.

Exemplo com cor azul: pode-se usar o azul, azul claro, azul escuro ou outras cores que tendem para o azulado. pode-se acrescentar preto ou branco para alterar a tonalidade da cor escolhida.

Capriche!





9 - Policromia

( Poli = Muitos; Cromo = Cor; muitas cores. )

Policromia é o emprego de variadas cores com ou sem ordem estabelecida. Causando um belo impacto visual.


clique no link e veja mais imagens bem interessantes:




Atividade – POLICROMIA - TRAMA DE FORMAS GEOMÉTRICAS.




Pinte o quadro com tramas geométricas usando diversas cores.




10 - Cores análogas e
complementares

Para compreender melhor as cores análogas e complementares é necessário observar o círculo cromático onde são dispostas as cores primárias, secundárias e terciárias.

As cores análogas são cores vizinhas no círculo cromático. Exemplo: A cor Laranja é análoga do Amarelo e do Vermelho.

As cores complementares são aquelas que apresentam o mais forte contraste quando estão lado a lado. Para encontrá-las basta olhar para o círculo, aquela que estiver oposta à cor desejada é sua cor complementar. Exemplo: A cor complementar do Laranja é a cor Azul Violetado, pois ela se encontra ao oposto ao circulo cromático.



Vídeo: Aula sobre a teoria da cor

Vídeo: Jogo que explica a teoria da cor






Atividade – COLORINDO O CÍRCULO CROMÁTICO.
 
Pinte com lápis de cor, lápis aquarela ou tinta guache os espaços abaixo de acordo com as cores pedidas no círculo cromático.
OBS: AS CORES PRIMÁRIAS SÃO MAGENTA, AZUL CIANO E AMARELO.
ESTE EXERCÍCIO USA A COR VERMELHA EM VEZ DE MAGENTA DEVIDO AS LIMITAÇÕES DE ALGUMAS CAIXA DE COR ESCOLARES QUE NÃO CONTÉM ESTA COR.
ESTE É UM CÍRCULO CROMÁTICO QUE USA AS CORES ORIGINAIS:





Expressionismo


O Expressionismo teve origem em Dresden, Alemanha entre 1904 e 1905, com um grupo de pintores chamado “Die Brücke”, que, em português, significa “A Ponte”. Desse grupo faziam parte Ernest Ludwig Kirchner, Erich Heckel e Kart Schimidt-Rottluff.




Este movimento artístico procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Traduziu em linhas e cores os sentimentos mais dramáticos do homem. O artista Van Gogh, que era considerado pós-impressionista, já pintava nessa tendência. Também o artista norueguês Edvard Munch foi muito importante para esse movimento.

Vídeo: Aula sobre expressionismo

Vídeo: Obras expressionistas




Fovismo


O Fovismo, ou também chamado Fauvismo. Este movimento artístico surgiu em 1905, cujo nome deriva de Fauves (que em português significa “feras”) devido à intensidade com que usavam cores puras, sem mistura-las ou matiza-las.



Dois princípios regem esse movimento artístico: a simplificação das formas das figuras e o emprego de cores puras. Seus principais pintores foram André Derain, Maurice de Valminck, Othon Friesz e o mais famoso que foi Henri Matisse.


Vídeo: Fauvismo a autonomia da cor

Vídeo: Arte fauvista






Atividade – DESENHO EXPRESSIVO.

Crie um desenho bem expressivo inspirado pelos movimentos do expressionismo ou do fovismo. Faça o uso de muitas linhas, formas tortuosas, manchas, como quiser. Pinte este desenho com cores com o predomínio de tonalidades quentes ou frias.
Escreva qual estilo inspirou seu desenho e que tonalidade predomina nele.




  
Arte Indiana (Mandala)


Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.
Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.
A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. 




Vídeo: Arte indiana

Vídeo: Arte indiana e islamica






Atividade – POLICROMIA - MANDALA.

Pinte a mandala abaixo. Todos os espaços devem ser preenchidos com cores diversas. Capriche!






Atividade – CRIANDO UMA MANDALA.

Agora é sua vez de criar! Faça uma composição visual circular usando desenhos ou figuras geométricas coloridas em seu interior. Capriche!



Arte Islâmica

As  artes visuais islâmica  estão geralmente desprovidas de expressões figurativas, constituídas em grande parte por elementos geométricos e arabescos – esmerados entrelaçamentos de figuras geométricas, folhas, plantas, homens e animais, elaborados à maneira árabe. Mas também é possível encontrar diversas expressões de imagens animais e humanas, que prevalecem especialmente em contextos profanos. O que o Alcorão condena, na verdade, é o culto de imagens. A partir do século IX, porém, tem início uma fase de censura das formas figuradas. Deste momento em diante, representar um ser concreto é usurpar o poder divino, que detém o monopólio da criação.







Vídeo: Islamismo e arte islâmica


Para entender um pouco mais o processo artesanal de 
produção dos mosaicos assista o vídeo abaixo:

VÍDEO: "FROM CLAY TO MOSAICS".
tradução: "Da argila aos mosaicos".





Atividade – ARTE ISLÂMICA - AZULEJOS DECORATIVOS. CORES COMPLEMENTARES.

Pinte os espaços criando formas semelhantes ao de ladrilhos e azulejos decorativos.



Clique na imagem para ampliar










Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002. (Editora educarte)

Haddad, Denise Akel. Arte de fazer arte.
- São Paulo: Saraiva, 2004. (Coleção - Arte de fazer arte)

Marchesi Jr. Isaías.
Atividades de educação artística.
- São Paulo: Editora Ática, 2004. (Coleção Atividades de educação artística - Comprar livros)

Valadares, Solange. Diniz, Célia.
Arte no cotidiano escolar. 
- Belo Horizonte: Editora Fapi, 2001. (Coleção - Arte no cotidiano escolar)

Briochi, Gabriela.
Arte hoje.
- São Paulo: FTD, 2003 (Coleção - Arte hoje)

Walpole, Brenda.
Ciência divertida - Luz.
- São Paulo: Melhoramentos, 1993.

O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Vários autores. (Livros a venda no mercado livre)

78 comentários:

  1. Amei seu blog, muito bem explicado e detalhado! Bom mesmo! Um abraço!
    Edilene
    http://professoraedylene.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabens Douglas!!!!

    seu Blog é muito Bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Mario. Espero que tenha sido útil.

      Excluir
  3. Parabens Douglas...show.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Douglas.... Excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelo prestígio.

      Excluir
    2. Boa tarde Douglas , Excelente trabalho Adorei . sou professora de artes e tem me ajudado muito em minhas aulas.

      Excluir
    3. Parabéns Douglas sou aluna de uma professora de artes

      Excluir
  5. Parabéns pela iniciativa, de ensinar com clareza !

    ResponderExcluir
  6. Adorei pq precisa saber a mistura de cores para fazer as cores Ardósia Castanho e Citrino para a minha aula de ed. artistica

    ResponderExcluir
  7. incrivel,seu site é bem explicado.
    posso fazer uma materia sobre ele no jornal da minha escola?

    ResponderExcluir
  8. Muito Bom seu Blog!! Eu que estou começando lecionar Arte agora, amei, me ajudou bastante! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Amei seu blog. Maravilhoso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom poder encontrar esse blog. Constantemente busco inovações e formas mais fáceis de entendimento dos alunos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. adoraria que você fosse meu professor, tomara que eu tire um dez bem grande. rsrs

    ResponderExcluir
  13. Muito bom este material e sugestões! Vou aproveitar muito! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o seu blog está me ajudadno muito com as aulas de artes que tenho que lecionar. Parabéns pela motivação em ajudar outros colegas e alunos também.

    ResponderExcluir
  15. Seu blog está excelente!!!Minhas aulas ficaram mais interessantes..Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. Incrível! Seu blog é ótimo, tenho certeza que com a sua ajuda minhas aulas se tornarão bem mais atraentes e motivadas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. Aproveitei os exemplos de atividades para minhas aulas de Arte.

    ResponderExcluir
  18. Aproveitei os exemplos de atividades para minhas aulas de Arte.

    ResponderExcluir
  19. Adorei, muito bem explicado e dinamico,me ajudou muito pois estou começando a trabalhar agora como professora de Artes e estava sem ideia...muito obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  20. Excelente aula Professor!
    Você tem ela disponível em PDF ou power point?

    ResponderExcluir
  21. Ótimo!Obrigada!Show de cores!Tudo bem esclarecido! Parabéns! Vou divulgar!

    ResponderExcluir
  22. professor.. adorei, dá para tirar muitas ideias para passar para os alunos. muito obrigada por ter tido essa iniciativa. continue nos ajudando.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. parabéns professor, sua iniciativa é ótima, dá para tirar muitas ideias a partir de seu trabalho. Meus votos de 2017 maravilhoso.
    abençoado seja.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olá professor!
    Seu trabalho é de excelente qualidade e preciso parabeniza-lo por isso, mas sua generosidade em disponibilizar tanto conteúdo e conhecimento para auxiliar que precisa e se interessa é que faz de você um ser humano muito especial. Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Douglas, bem haja. Adorei a sua explanação sobre a cor. Simplesmente maravilhoso! Sinto - me influenciada já para viajar pela arte de misturar as cores e fazer uma obra de arte que será ao meu modo mas guiada pelo seu conhecimento sobre a cor.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns de muita utilidade, me apropriei de conteúdos seus para minhas aulas... Obrigado....

    ResponderExcluir
  29. Excelente blog, obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  30. MUITO BOM ...ADOREI OBRIGADO PELA CONTRIBUICAO

    ResponderExcluir
  31. Excelente trabalho adorei
    Irá me ajudar muito nas próximas aulas de arte!!!blog maravilhoso😀

    ResponderExcluir
  32. Perfeito seu blog e seu jeito de colocar o conteúdo e as atividades, sou formada em Geo, porém esse ano na excedência peguei turma de Arte... seu blog está me salvando a maioria das vezes....
    Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu adorei e salvei.
    Obrigada=]

    ResponderExcluir
  34. Parabéns! salvei algumas atividades para passar para meus alunos.
    Amei seu trabalho.

    ResponderExcluir
  35. Adorei muito !!!! Atividades diferenciadas e explicações bem detalhadas. Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Douglas! Adorei o blog, vc tem alguma página no face ou Instagram de artes pra gente seguir. Obg! 😉

    ResponderExcluir
  37. Parabéns, Douglas! Excelente blog. Bastante explicativo. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  38. eu amei seu blog Douglas melhor blog de artes.Parabens ^-^

    ResponderExcluir
  39. Suas postagens tem me ajudado e muito em meu trabalho. Obrigada, material de primeira

    ResponderExcluir
  40. Parabéns, Douglas. Adorei mesmo. Sou professora de Arte. Posso utilizar esse material nas minhas aulas? Obrigada! Excelente material.

    ResponderExcluir
  41. Encontrei esse blog só agora... Conteúdo riquíssimo. Parabéns professor!

    ResponderExcluir
  42. Parabéns, professor! Seu trabalho e materiais ajudam muito os demais professores!

    ResponderExcluir
  43. Seu material é perfeito! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  44. Vc não faz ideia do quanto que esse material me ajudou a trabalhar com meus alunos. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  45. Que blog maravilhoso...
    Por onde anda esse professor Douglas??
    A página está ativa??

    ResponderExcluir
  46. Maravilhoso seu blog. Uma grande diversidade.

    ResponderExcluir
  47. Parabéns pela sequência maravilhosa das aulas!

    ResponderExcluir
  48. pg slot game แบบใหม่ปัจจุบัน ของโลก สมัครเล่น PG SLOT วันนี้รับโบนัส แรกเข้า 100% โดยทันที โบนัส 50% สำหรับสมาชิกใหม่ ด้วยความพิเศษของ พีจีสล็อต ที่มีลักษณะของการเล่นที่ง่าย

    ResponderExcluir
  49. Parabéns, tudo muito claro e objetivo!

    ResponderExcluir
  50. สล็อต น่าเล่น แตกจริง เล่นสล็อตออนไลน์ได้อย่างไม่ยากเย็นกับพวกเรา เว็บสล็อตชั้น 1 ของประเทศไทย ให้บริการด้วยความจริงใจ PG SLOT ปลอดภัย มั่นคง 100%

    ResponderExcluir