domingo, 4 de setembro de 2011

Textura



NESTA PUBLICAÇÃO, ABORDAREMOS AS TEXTURAS
COMO ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS.

Conhecendo mais: Frottage & Assemblagem.


_______________________________________________________________





ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL "ARTES - PROFESSOR DOUGLAS"


AULA: "GRAVURA"

ATIVIDADE: "GRAVURAS COM ISOPOR"

_______________________________________________________________



Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisarugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em:

Texturas naturais:


Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos de árvoresmadeirafolhasrochosa folha é uma textura muito diferente porque ela pode ser tirado em folha (sufite) e fica em alto relevo.

 

Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricçãoimpressão, decalque e construção.




Texturas Artificiais:

São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.


 

A criação de texturas decorativas

Na pintura decorativa de ambientes, vários tipos de texturas podem ser aplicados a objetos, como móveis, ou a superfícies, como paredes. As texturas criadas são relevos feitos com o uso de diversos tipos de material, por exemplo: massa corridagessomassa acrílica. Podem ser usados como instrumentos rolos de pinturapincéis e espátulas.


  

Vários tipos de padrões podem ser criados, ao gosto de cada pessoa.

Textura gráfica


Textura gráfica: são efeitos que podemos dar a um desenho, através de pequenos traços repetidos, eles podem ser retos, na horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos quantos a criação mandar.
A textura é utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se trata de fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do objeto que está sendo desenhado.

Veja alguns exemplos:




_____________________________________________

 Acesse o link abaixo para ver os exemplos de


 SLIDES SOBRE TEXTURAS:

 Texturas por Susana Vieira (2007)

Texturas por Claudia Farias 


Texturas por Ana Freire 



FROTTAGE ou FROTTAGEM



A palavra “Frottage” é de origem francesa - frotter, que significa “esfregar”. Consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície áspera, que contém alguma textura, e esfregá-la, pressionando-a com um bastão de giz de cera, por exemplo, para que a textura apareça na folha.


No campo da arte, essa técnica foi usada pela a primeira vez pelo o pintor, desenhista, escultor e escritor alemão Max Ernest (1891 – 1976), um dos fundadores do movimento “Dada” e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.



Munido de um papel e um giz, uma caneta, ou qualquer outro condutor, podemos sair em busca de texturas interessantes.


Ao participante é requerido um olhar atento a captar as propriedades da superfície dos objetos, da estrutura arquitetônica e qualquer relevo que possa ser usado na criação de imagens.


O resultado é a surpresa frente às mais inusitadas e ricas imagens. 


MODOS DE FAZER

Com o uso do lápis grafite, giz de cera, caneta esferográfica, lápis de cor etc, chegaremos a diferentes resultados, dos quais vamos escolher aqueles que mais atendem a nossa proposta.

Por se tratar, de uma certa forma, de um decalque sobre uma matriz, a frotagem nos permite a repetição da ação e consequentemente reprodução do desenho várias vezes seguidas.



Tendo um processo de confecção bastante simples, a sua feitura pode ser realizada em qualquer lugar, se firmando como um ótimo exercício de experimentação contínua.


MATERIALIDADES

A investigação das propriedades táteis dos objetos compreende a criação das mais ricas visualidades. Passamos a olhar os objetos de maneira diferente, prestando mais atenção às suas propriedades, sempre imaginando as possibilidades criativas que ele nos oferece.

ELABORANDO

Partindo deste processo, podemos iniciar um trabalho de elaboração de desenhos e composições, articulando visualidades, campos de força, movimentos, pesos, tonalidades sobre o plano.

Neste processo, trabalhamos diversos elementos das artes visuais referentes ao estudo da forma, composição, textura, estrutura do desenho etc, executando processos mentais que exploram a intuição e a percepção.


 

ASSEMBLAGE OU ASSEMBLAGEM


Assemblage é um estilo artístico que se utiliza de colagens para sua criação. Suas origens remotam do modernismo europeu, sendo utilizado pela primeira vez pelo francês Jean Dubuffet.

A assemblagem é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que se perca o seu sentido original.

Para fazer a assemblagem o artista utiliza materiais como: papel, tecido, madeira, tudo colados em uma tela. Neste tipo de obra, o artista tem total liberdade de ultrapassar os limites da tela, deixando assim sua imaginação fluir.


Assemblage de Zac-Freeman

 
Assemblage de Jan Drees








POR FALAR EM USO DE DIVERSOS ELEMENTOS E OBJETOS EM UMA OBRA DE ARTE, VAMOS CONHECER O TRABALHO DO ARTISTA VIK MUNIZ:



CLIQUE AQUI PARA VER A AULA COMPLETA SOBRE VIK MUNIZ

Vik Muniz, nome artístico de Vicente José de Oliveira Muniz (São Paulo, 20 de dezembro de 1961), é um artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos. Faz experimentos com novas mídias e materiais.

As obras do artista plástico são feitas de materiais inusitados, como lixo, restos de demolição e componentes como açúcar e chocolate. Mais recentemente, tem criado obras em maior escala, tais como imagens esculpidas na terra (geoglifos) ou feitas de enormes pilhas de lixo.

OBRAS DO ARTISTA VIK MUNIZ























ATIVIDADE : TEXTURA GRÁFICA EM PRETO E BRANCO.


Em seu caderno de artes, crie uma composição visual a qual os interiores das formas sejam preenchidos com texturas visuais usando somente a cor preta em contraste com o fundo branco.



EXEMPLOS:
















ATIVIDADE : TEXTURA GRÁFICA COM CORES.

Em seu caderno de artes, crie uma composição visual a qual os interiores das formas sejam preenchidos com texturas visuais bem coloridas.


EXEMPLOS:

Textura (Artes visuales) 12.jpg 
.
Resultado de imagem para TEXTURA VISUAL 


Imagem relacionada
 .
Resultado de imagem para TEXTURA GRÁFICA
.








ATIVIDADE: TEXTURA VISUAL - COMPOSIÇÃO VISUAL COM FROTAGEM.

Em seu caderno de artes, crie uma composição visual a qual os interiores das formas sejam preenchidos com frotagens de diversas texturas. 


.



ATIVIDADE: TEXTURA TÁTIL - COMPOSIÇÃO VISUAL COM ASSEMBLAGEM

Em seu caderno de artes, crie uma composição visual e preencha o interior das formas colando diversos elementos com texturas.

(Sugestão de materiais: Areia, Massinha de modelar, Papel amassado, Palitos, Barbantes, Linhas, Algodão, Pontas de lápis, Folhas secas, Grãos, Entre outros).

 .



   
ATIVIDADE: TEXTURA - COMPOSIÇÃO VISUAL SOBRE PAPEL CAMURÇA

Nesta atividade usaremos um tipo de papel que tem textura tátil. Em uma folha de papel camurça preto de tamanho A5, crie uma composição visual e pinte com barras de cera coloridas.
(Sugestão de tema para esta composição: Cultura Indígena).



.



ATIVIDADE: TEXTURA TÁTIL - COMPOSIÇÃO VISUAL COM BARRA DE CERA DERRETIDA:

Em um pedaço papel cartão  ou mais duro, como o papel panamá, crie uma composição visual usando a técnica de derretimento da barra de cera através da chama de uma vela. O resultado desta imagem irá formar uma textura tátil sobre o papel. (Sugestão de tema para esta composição: Cultura Afro-brasileira).


.




46 comentários:

  1. Oi professor tudo bem? Estou lecionando aulas de Artes e gostaria de saber se você tem aulas sobre esses temas! POR QUE ESTUDAR ARTE?
    EXPRESSIONISMO
    IMPRESSIONISMO
    A PINTURA ABSTRATA
    ARTE E TECNOLOGIA
    DATAS COMEMORATIVAS
    A PINTURA FIGURATIVA
    A ARTE ALÉM DAS APARÊNCIAS
    A DANÇA NA HISTÓRIA
    PIRÂMIDES
    TEATRO GREGO,TRAGÉDIA E COMÉDIA.
    ARTE NA GRÉCIA ANTIGA
    O SOM E OS SENTIDOS
    ARTES PLÁSTICAS NO BRASIL
    CONHECENDO O ARTISTA
    MOSAICO.


    Se estiver me ajuda! Meu email é eudirene_bs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Irei trabalhar com texturas com minha turma do EJA minha exposição será sobre os cinco sentidos,voce teria como me ajudar?
    Obrigada, meu email mcdpeixoto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sou um aluno e estou a procura de ajuda para eu conseguir tirar nota boa ne uma prova muito emportante

    ResponderExcluir
  4. Eu sou um aluno e estou a procura de ajuda para eu conseguir tirar nota boa ne uma prova muito emportante

    ResponderExcluir
  5. Muito bem professor gostei do seu blog muito bem organizado.Suas postagem vão me ajudar muito.Também leciono arte.

    ResponderExcluir
  6. Suas aulas tem me ajudado muito.... P
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. quais materias podem ser usados para fazer texturas

    ResponderExcluir
  8. douglasdim, você é o Cara! Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  9. oque é textura concreta?



    ResponderExcluir
  10. nao curti nao ha uma explicacao simples

    ResponderExcluir
  11. Oi eu fiz um trabalho com ima turma de 4 a 5 anos sobre natureza e textura, se você tiver alguma matéria sobre esses assuntos pode me enviar por e-mail. Meu e-mail é : matteussi.10@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Seu trabalho é perfeito!!! Parabéns! Obrigado por partilhar!

    ResponderExcluir
  13. alguém sabe sobre texturas desenhadas, N acho em nenhum lugar

    ResponderExcluir
  14. Eu sou uma aluna queria ajuda pro trabalho de arte vc poderia me ajuda

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde , pode me mandar atividades de artes de todos os campos para o quarto ano?desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Amigo, e a diferença entre textura e estrutura? Por exemplo, ao fazermos a frottage de uma moeda ou folha de árvore, não estamos extraindo a textura e sim a estrutura.

    ResponderExcluir
  17. Bem interessante gostei mais aquele mão

    ResponderExcluir
  18. Muito linda parabéns

    ResponderExcluir
  19. Tô com muitos dúvidas sobre umas perguntas de arte,

    ResponderExcluir