sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O ponto


NESTA PUBLICAÇÃO, ABORDAREMOS OS PONTOS
COMO ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS.

Conhecendo mais: Impressionismo, Pontilhismo, Pós-impressionismo, Kusama.

Curta a página do facebook: Artes - Professor Douglas

_______________________________________________________________



ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL "ARTES - PROFESSOR DOUGLAS"


AULA: "GRAVURA"

ATIVIDADE: "GRAVURAS COM ISOPOR"

_______________________________________________________________





Ele é o primeiro elemento importante para a produção artística. Todo artista usa o ponto na realização de suas obras, assim como a linha, a forma e a cor. Muitas vezes, não damos a devida importância a esses recursos, até percebermos o quanto são indispensáveis para que a obra produzida tenha um significado estético. Vamos estudar esses elementos um a um, começando pelo ponto.

Quando citamos essa palavra “ponto”, você poderá pensar em um ponto final ( . ) ou de interrogação ( ? ) ou de exclamação  ( ! ) que fazem parte da pontuação na escrita. Ou você ainda pensará em um ponto de ônibus, em um ponto de chegada ou de partida, em um ponto de encontro... Esses pontos, que determinam um lugar, também são significativos.

Mas, vamos pensar no ponto ou nos pontos que usamos para realizar um desenho, uma pintura, enfim uma composição artística.

Os pontos na composição artística não têm dimensões definidas, pois se apresentam de diferentes formas. Eles podem ser redondos, ovais, quadrados, pequenos ou grandes. Se você usar esses recursos, conseguirá efeitos interessantes na sua produção artística. Sendo assim, podemos afirmar que um simples toque da ponta do lápis no papel forma um ponto, que pode, como falamos, variar de forma e de tamanho.

Então, chamamos de ponto gráfico aquele em que sua forma e dimensão são definidas pelo artista.

Existe ainda o ponto geométrico que não tem definição, ele é usado na Geometria para determinar um lugar no plano ou no espaço.





Quanto à utilização:

Em seus trabalhos, você pode utilizar o ponto para conseguir diversos efeitos. Por exemplo:

1 - Contornar: é pontilhar o contorno da figura.



2 - Delinear: é pontilhar o contorno e os detalhes da forma.



3 - Sombrear: é preencher o espaço interno, dando a noção de volume.





Observação: Este exercício pode ser feito com lápis de cor, caneta hidrográfica e caso queira usar o computador, copie esta imagem e trabalhe em algum programa gráfico (como paint, phothoshop, corel, gimp). Use a ferramenta de pincel para criar pontos e varie o tamanho nos outros espaços.








O IMPRESSIONISMO foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os impressionistas pintavam a verdade que viam na natureza, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrando em suas telas as constantes alterações que essa luz provocava. Foram os primeiros artistas a usarem sombra colorida na pintura, inovando assim, a pintura tradicional e acadêmica.




Vídeo: Aula sobre o Impressionismo


Vídeo: Impressionismo


Vídeo: Obras de Renoir


Vídeo: Obras de Monet


Pequeno filme sobre artistas impressionistas:


O PONTILHISMO surgiu em 1886, com artistas Paul Sinac e Georges Seurat. Este último é considerado o criador dessa técnica, que se constituía no uso de pontos como elemento compositivo e expressivo. Reduzia as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no seu conjunto, dão ao observador a percepção de uma cena.






Vídeo: Obras de Seurat



Artistas contemporâneos também empregam
a técnica de pontilhismo em suas obras:

Como o artista brasileiro Vik Muniz

 Christian Faur e seu trabalho com pontilhismo usando barras de cera


Vídeo: Pontilhismo na obra de Karen Morgan (em Inglês)




O PÓS-IMPRESSIONISMO, como o próprio nome diz, é um movimento que surgiu após o impressionismo e permaneceu até o cubismo (entre 1886 e 1908). Ele supera o impressionismo em alguns aspectos da pintura, onde a tinta começa a ser usada pura, em áreas com cores bem definidas e os objetos passam a ser mais coloridos. Seus principais pintores foram Gauguin, Cézanne, Toulouse-Lautrec e Van Gogh.











Vídeo: Pós-Impressionismo


Vídeo: Obras de Van Gogh


Série - O Poder da Arte BBC - Episódio Van Gogh
http://www.youtube.com/watch?v=uxnvoSezpS0






Atividade – COLORINDO COM PONTILHISMO:

Nesta atividade vamos praticar a técnica do pontilhismo colorindo os desenhos sugeridos abaixo com pontos coloridos. Todos os espaços dos desenhos devem ser completos com pontinhos, até mesmo o fundo. Capriche!



Clique nas imagens para ampliá-las.

Use apenas uma cor para preencher cada espaço da imagem abaixo:



Exemplo:



Escolha uma das imagens abaixo, use duas ou mais cores diferentes para preencher os espaços:




Exemplo:


Atividade – PAINEL COM PONTILHISMO:

Para entender melhor o pontilhismo, vamos fazer uma atividade coletiva com grupos de no máximo cinco alunos. Em papel cartão vamos criar um desenho com o tema: “Minha Cidade” e para colorir seus espaços iremos colar pequenas bolinhas de massa de modelar, papel perfurado colorido ou tinta guache, estes formaram pontos que darão formas e cores à imagem.

Exemplos de trabalhos realizados por alunos:







Painéis com pontilhismo para EDUCAÇÃO INFANTIL











Atividade – DESENHOS COM PONTILHISMO.

Agora é sua vez de criar desenhos usando pontos! Em uma folha branca ou na segunda página de seu caderno de desenho crie vários desenhos bem coloridos utilizando a técnica do pontilhismo. Use as técnicas que você aprendeu (contornar, delinear, sombrear com pontos agrupados e pontos dispersos). Solte a imaginação e capriche!


Exemplos:






Yayoi Kusama

Yayoi Kusama

Texyto estraído do site: https://www.ebiografia.com/yayoi_kusama/

Yayoi Kusama (1929) nasceu em Matsumoto, província rural do Japão, no berço de uma família conservadora que não aceitava a sua vocação para o mundo das artes.
Desde menina, Kusama sabia que queria seguir a carreira artística. Quando tinha 10 anos começou a pintar as suas características bolinhas infinitas (os famosos polka dots), a princípio em aquarelas, pastéis e óleos.
Suas criações trabalham com influências do minimalismo, da pop art, do surrealismo e do expressionismo abstrato.
Atualmente, Yayoi Kusama é celebrada como uma das mais importantes artistas plásticas vivas e as suas exposições reúnem hordas de fãs ao redor do mundo.

Mudança para a América

Foi em 1957, aos 28 anos, que Yayoi decidiu se mudar para os Estados Unidos. Ela instalou-se em Nova Iorque a convite da pintora americana Georgia O’Keeffe. Em carta à pintora que tanto admirava, Yayoi confessou:
Estou apenas no primeiro passo de uma longa e difícil vida para me tornar uma pintora. Você gentilmente me mostraria o caminho? 
Acolhida pela pintora norte-americana, nos Estados Unidos participou de uma série de cenas da pop art. Expôs peças inovadoras que apresentavam jogos de espelhos e luz elétrica. 
Yayoi viveu a contracultura e participou de uma série de eventos polêmicos que envolviam participantes nus pintados com as suas características bolinhas coloridas.
A japonesa também foi ativista do movimento anti-guerra.

O retorno ao Japão

Em 1973, Yayoi decidiu voltar para o Japão. Nessa ocasião, para além das pinturas, performances e esculturas, começou também a escrever romances e poemas. 
Mesmo estando no Japão, continuou a expor as suas obras pelo mundo em exibições individuais e coletivas, especialmente na América e na Europa.

Obras

Suas obras são em geral baseadas em padrões que se repetem e ficaram marcadas pelos célebres pontinhos (as polka dots).


Borboleta
Borboleta
Abóbora
Abóbora
O Campo de Falos
O Campo de Falos

Sobre o processo de criação, em entrevista a artista afirmou:
Sou uma artista obsessiva. Considero-me uma herege do mundo da arte. Penso apenas em mim quando faço o meu trabalho.
A partir de 1994, Yayoi começou a criar esculturas ao ar livre. 


Pumpkin
Pumpkin

Desde 2011, ela é colaboradora de estampa da Louis Vuitton a convite de Marc Jacobs. 

A doença psiquiátrica

Devido à doença mental que carrega desde a infância, Yayoi vive em um hospital psiquiátrico há mais de quarenta anos.
Em 1975, a artista resolveu viver voluntariamente em um hospital psiquiátrico em Tóquio. Atualmente, ela possui um ateliê perto do hospital onde vai trabalhar diariamente.
Segundo a própria artista: 
A minha arte tem origem em alucinações que só eu consigo ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas em esculturas e pinturas. No entanto, crio obras mesmo quando não vejo alucinações (...) O meu trabalho é uma expressão da minha vida, particularmente da minha doença mental.

Documentário Kusama: Infinity

Em 2018, no festival de cinema independente de Sundance, nos Estados Unidos, foi lançado o documentário Kusama: Infinity, dirigido por Heather Lenz:
Esse é o segundo documentário biográfico sobre a vida de Yayoi, o primeiro deles foi lançado em 2008.
O filme intitulado Yayoi Kusama, I adore myself teve a sua divulgação mais restrita ao Japão:

Vida Pessoal

Nunca se soube de qualquer relação amorosa de Yayoi Kusama.
Solitária, a artista plástica japonesa parece ter concentrado toda a sua energia nas suas criações.

Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002. (Editora educarte)

Haddad, Denise Akel. Arte de fazer arte.
- São Paulo: Saraiva, 2004. (Coleção - Arte de fazer arte)

Marchesi Jr. Isaías.
Atividades de educação artística.
- São Paulo: Editora Ática, 2004. (Coleção Atividades de educação artística - Comprar livros)

Valadares, Solange. Diniz, Célia.
Arte no cotidiano escolar. 
- Belo Horizonte: Editora Fapi, 2001. (Coleção - Arte no cotidiano escolar)

Briochi, Gabriela.
Arte hoje.
- São Paulo: FTD, 2003 (Coleção - Arte hoje)

O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Vários autores. (Livros a venda no mercado livre)


49 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado! Fico feliz em saber que está gostando. Espero que lhe seja útil.

      Excluir
    2. Oi Meu nome é Mary e tenho uma Linda Mandala para fazer e entregar ainda hoje numa super tela após as 19:00 hs ,espero conseguir😉Pontilhismo🤗

      Excluir
  2. PROFESSORA GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, PARABÉNS.
    ESTOU PROCURANDO ATIVIDADES SOBRE CULTURA AFRICANA.
    SE TIVER ALGUMA SUGESTÃO LEGAL POSTA AÍ POR FAVOR.
    OBRIGADA.
    SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sou professor, meu nome é Douglas, rsrs. Bom, sobre a arte africana você pode ver fazer relações entre o cubismo de Picasso (Postagem sobre a forma) que se inspirou em máscaras africanas, pode fazer grafismos e pintura corporal (como na postagem sobre as linhas), produzir instrumentos musicais típicos da cultura africana e pintá-los com grafismos caracteríticos...
      A áfrica em si tem diversas regiões e culturas diferentes... a das de origem tribal, onde também pode se explorar formas e grafismos tribais, folclore, música, dos negros, também há a cultura dos povos muçulmanos do norte, do egito, marrocos e paises do saara.. Enfim,são tantas as possibilidades que realmente fazer uma postagem sobre o assunto é uma boa idéia!
      Espero ter ajudado um pouco. Abraço.

      Excluir
    2. nossa muito bom mim ajudou muito no trabalho de escola nossa parabéns (y)

      Excluir
    3. Shxhffsegxgrsgc fhshdhhd vê vê Ev eu roubei o que eu roubei o que eu roubei o que eu roubei o que eu roubei o que

      Excluir
  3. po seu blog me ajudo bastante para eu estudar para prova meu nome tbm é Douglas flw cara vlw chara ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Chará! Fico feliz em saber que este material foi útil para você.

      Excluir
  4. Olá!!!! Sou professora e atualmente leciono Artes, por que eu AMO!!! Bem quero te agradecer muito, o seu blog tem me ajudado bastante no meu planejamento diário!
    Parabéns! Seu blog é o mais completo na minha opinião!!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso seu trabalho! (Jordânia Oliveira)

    ResponderExcluir
  6. Como é que podemos usar o ponto gráfico para obtermos efeitos?

    ResponderExcluir
  7. Oi Douglas eu queria saber se vc tem alguma coisa sobre arte primitiva,se tiver posta ai por favor!Abraço !

    ResponderExcluir
  8. Nossa esse material foi riquissimo e vai me ajudar bastante nas aulas.Parabéns seu blog é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou gostando do seu blog, organizado, contextualizado, e como não é fácil encontrar nas escolas recursos para arte, tenho que pesquisar bastante para poder dar aulas com atividades didáticas, e nessas pesquisas achei o seu blog. Parabéns e obrigada por dedicar o seu tempo para professoras como eu.

    ResponderExcluir
  10. mito interessante aposto que vai me ajudar muito na prova de artes.

    ResponderExcluir
  11. Gostei,estou prestes a entrar na 5° série e estou amando seu blog nele encontro tudo que minha profª pede para eu pesquisar e suas postagens são uteis de mais para mim obrg por tudo!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!!! Sou professora de Arte e fiquei encantada pelo seu Blog! Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  13. parabéns!!!! sou professora de alfabetização e estou encantada com o blog, gostaria mto de trabalhar essas técnicas c minha turma.... valeu ,suas postagens fora muito útil!!!!!

    ResponderExcluir
  14. parabéns, seu blog é muito valioso pra nós professores que muitas vezes ñ temos recursos tão importantes como esses.

    ResponderExcluir
  15. GOSTEI MUITO DESTE SITE,POIS ME AJUDOU NAS AULAS DE ARTE COM ALUNOS AS DUVIDAS ABRIRAM PARA UMA AULA CRIATIVA

    ResponderExcluir
  16. como é o nome desses papel que voce usou pra fazer os pontinhos sobre os paineis-
    , sao bolinhas de papel azul, verde, amarelo, preto etc... nao sei se entendeu a pergunta, so quero saber o nome desse papel dpa pontinhos coloridos? entendeu a pergunta? gostei do blog, show de bola

    ResponderExcluir
  17. Legal!!! Estava procurando algo relacionado a "Ponto" na Arte e achei esse blog interessante. Vou aplicar nas minhas aulas. Valeu Douglas!!!
    Abraços,
    Marcelo - Prof. de Língua Portuguesa e Arte

    ResponderExcluir
  18. Salvador da pele desta professora! Blog indicado para estudo aos meus alunos

    ResponderExcluir
  19. Muito bom seu blog, prático e objetivo! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo trabalho! Excelentes suas aulas

    ResponderExcluir
  21. Cara adorei o seu blog. Me ajudou demais para um trabalho valendo 30 ponts. Vlw douglas
    ;-)

    ResponderExcluir
  22. Olá! Preciso te parabenizar pelo seu blog! Maravilhoso! Vc fala dos conteúdos e aprofunda! Para leigos, como eu nas artes, seu blog é de grande ajuda! Gratidão por tê-lo criado!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia. Gostaria de citá-lo em um trabalho, mas não sei como fazê-lo. Não encontro seu nome... rsrsrs. Aguardo seu contato. Se quiser, pode enviar um e-mail para lima.yna@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Esta técnica de puntillismo é a melhor forma em que podes ver as tonalidades mas claras e brilhantes, por acá les voy a compartir uma divisão de uma lista de pintores puntillista de todos los tiempos:
    https://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy

    aqui o orden da lista:

    1 Charles Angrand
    2 Chuck Close
    3Henri-Edmond Cross
    4 Hippolyte Petitjean
    5 Georges Lemmen
    6 Maximilien Luce
    7 Camille Pissarro
    8 Georges Seurat
    9 Paul Signac
    10 Gabino Amaya Cacho
    11 Ivette Bassam
    12 YayoiKusama
    13 Dionicio Veraméndez
    14 Kevin Sprouls
    15 Miguel Endara

    ResponderExcluir
  25. Nossa, vc não imagina o quanto tens me ajudado. Muito obrigada por compartilhar um trabalho tão rico e detalhado.

    ResponderExcluir
  26. O q e um ponto geometrico

    ResponderExcluir
  27. Salvando minha vida. Sou professora de Espanhol e eu fui praticamente obrigada a dar aulas de artes, eu estava desesperada, mas com a sua ajuda as coisas estão fluindo.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Suas aulas sãos diferenciadas, isso realmente é importante para despertar a atenção e interesse dos educandos.
    Parabéns😍

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo seu grande trabalho! Realmente um profissional diferenciado!

    ResponderExcluir
  32. Professor, parabéns pelo trabalho. Peço permissão para utilizá-lo na produção de uma apostila de Arte.

    Att. Ronilda

    ResponderExcluir
  33. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG. SUAS ATIVIDADES SÃO ATRATIVAS E ESTÃO ME AJUDANDO MUITO POIS FUI SOLICITADA PARA DAR AULAS DE ARTES E VC E SEU BLOG TEEM CONTRIBUÍDO MUITO COM MINHAS AULAS.
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  34. Amei o blog, hoje começo a lecionar e estou aprendendo muito com o blog.

    ResponderExcluir
  35. Jtshdbxffsyoe eu sei do seu dia de domingo de semana de de de yes baby e d

    ResponderExcluir
  36. Oque é para fazer no desenho do Cristo redentor

    ResponderExcluir
  37. pg ดีที่สุดเกมออนไลน์ PG SLOT สล็อตบนโทรศัพท์เคลื่อนที่ แบบใหม่ตอนนี้ ของโลก สมัครเล่น SLOT วันนี้รับโบนัส แรกเข้า 100% ในทันทีทันใด โบนัส 50% สำหรับสมาชิกใหม่

    ResponderExcluir