domingo, 1 de julho de 2012

Performance artística

Segundo a Wikipédia: "A performance art ou performance artística é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening - pode combinar teatromúsicapoesia ou vídeo, com ou sem público."
























happening (do inglês, acontecimento) é uma forma de expressão das artes visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaniedade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação. Apesar de ser definida por alguns historiadores como um sinônimo de performance, o happening é diferente porque, além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador. Para o compositor John Cage, os happenings eram "eventos teatrais espontâneos e sem trama".








“A arte processual é aonde o processo para chegar a um objetivo é mais importante do que o próprio objetivo, ou objeto, em si.”





"Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social."




"No pants" ou  "Sem calças"

Uma manifestação popular de Flash Mob é o Zombie Walk ou "A marcha dos Zumbis" que realizada em uma data estabelecida, divulgada por redes sociais e  tem adeptos em vários países.







Uma Subway Party (festa no metrô), nada mais é do que um grupo de pessoas que se juntam, no estilo flash mob, para promover festas dentro dos vagões dos trens metropolitanos de grande cidades como Nova Iorque. Combinado o dia e o horário, os participantes apenas aguardam que um determinado número de pessoas se reúna para que então todos entrem no vagão (geralmente o último) e troquem presentes, ouçam música, dancem, enfim, façam uma festa.












Flash Mob aeroporto de Lisboa

Flash Mob aeroporto de Guarulhos-SP

Flash Mob rodoviária Tiête-SP

Flash Mob música

Flash Mob música no metrô

Zombie Walk - São Paulo - 2009


No pants "Sem calças"

Pillow Fight "Guerra dos travesseiros"


Harlem Shake (Flash mob modismo de 2013)






Lip Dub


"Lip dub ou LipDub é um tipo de vídeo que combina sincronização labial e dublagem  de áudio para produzir um videoclipe musical. É habitualmente produzido filmando grupos de pessoas que fazem sincronização labial ao som de um aparelho móvel de reprodução musical, sendo o áudio original reposto mais tarde aquando da edição do vídeo. É um fenómeno da era da Web 2.0 que conheceu popularidade crescente a partir da segunda metade da década de 2000, graças ao advento de sites públicos de compartilhamento de vídeos on-line como YouTube ou Vimeo."


"Fireworks"

"American Pie" Grand LipDub (Recorde mundial)

"Eu tô tranquilão" - Formandos de medicina da UFRJ/2011





ATIVIDADE: PERFORMANCE - FLASH MOB

FORMAR GRUPOS NA TURMA PARA CRIAREM PERFORMANCES DE "FLASH MOB" PARA SEREM APRESENTADAS NOS MOMENTOS DE INTERVALOS "RECREIOS" NA ESCOLA.



ATIVIDADE: PERFORMANCE - LIP DUB

A TURMA OU AS TURMAS DA ESCOLA DEVEM PRODUZIR UM VÍDEO DE "LIP DUB" APRESENTANDO OS ALUNOS E OS ESPAÇOS DA ESCOLA DE FORMA DIVERTIDA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário