domingo, 1 de julho de 2012

Performance artística

FONTE: WIKIPEDIA.

No inicio do contexto das artes, o termo da língua inglesa performance designa as apresentações de dança, canto, teatro, mágica, mímica, malabarismo, referindo-se ao seu executante como performista (em inglêsperformer). Na segunda metade do século XX, surge um gênero artístico nos Estados Unidos com características específicas denominado em inglês como performance artque seria traduzido como "performance arte", "arte de performance", ou "arte performática" (não confundir com arte performativa). Alguns teóricos, como Jorge Glusberg, porém, interpretam que tal manifestação artística tem sua origem já na Antiguidade.

Na década de 1960, a performance art ou performance artística surge como uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening — pode combinar teatromúsicapoesia ou vídeo, com ou sem público. É característica da segunda metade do século XX, mas suas origens estão ligadas aos movimentos de vanguarda, o (dadaísmofuturismoBauhaus, etc.) no início do século XX.
Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Em geral, segue um "roteiro" previamente definido, podendo ser reproduzida em outros momentos ou locais. É realizada para uma plateia quase sempre restrita ou mesmo ausente e, assim, depende de registros - através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos - para se tornar conhecida do público.

Body Art

Em alguns casos, as performances ligadas à body art se tornaram sensoriais ou até masoquistas. Chris Burden rastejou sobre um piso coberto com cacos de vidro, levou tiros e foi crucificado sobre um automóvel.

Artistas mais notáveis:







Marina Abramović (em russo, com alfabeto cirílico: Марина Абрамовић, pronúncia em servo-croata (BelgradoSérvia30 de novembro de 1946) é uma artista performática que iniciou sua carreira no início dos anos 70 e manteve-se em atividade desde então. Considera-se a “avó da arte da performance". Seu trabalho explora as relações entre o artista e a plateia, os limites do corpo e as possibilidades da mente.



VÍDEO: 50 FATOS SOBRE MARINA ABRAMOVIC




Artista norte-americano, Chris Burden nasceu em 1946, em Boston, nos Estados Unidos da América. Estudou arquitetura no Pomona College de Clairmont, frequentando depois a Universidade da Califórnia. A partir dos anos 70, desenvolveu uma série de ações nas quais utilizou o próprio corpo como material de trabalho e de comunicação, assumindo-se como um dos protagonistas do movimento da Body Art nos Estados Unidos.


VÍDEO: "AS PERFOMANCES RADICAIS DO CHRIS BURDEN"



IMAGENS DE PERFORMANCES ARTÍSTICAS:

























happening (do inglês, acontecimento) é uma forma de expressão das artes visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaniedade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação. Apesar de ser definida por alguns historiadores como um sinônimo de performance, o happening é diferente porque, além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador. Para o compositor John Cage, os happenings eram "eventos teatrais espontâneos e sem trama".








“A arte processual é aonde o processo para chegar a um objetivo é mais importante do que o próprio objetivo, ou objeto, em si.”





"Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social."




"No pants" ou  "Sem calças"

Uma manifestação popular de Flash Mob é o Zombie Walk ou "A marcha dos Zumbis" que realizada em uma data estabelecida, divulgada por redes sociais e  tem adeptos em vários países.







Uma Subway Party (festa no metrô), nada mais é do que um grupo de pessoas que se juntam, no estilo flash mob, para promover festas dentro dos vagões dos trens metropolitanos de grande cidades como Nova Iorque. Combinado o dia e o horário, os participantes apenas aguardam que um determinado número de pessoas se reúna para que então todos entrem no vagão (geralmente o último) e troquem presentes, ouçam música, dancem, enfim, façam uma festa.












Flash Mob aeroporto de Lisboa

Flash Mob aeroporto de Guarulhos-SP

Flash Mob rodoviária Tiête-SP

Flash Mob música

Flash Mob música no metrô

Zombie Walk - São Paulo - 2009


No pants "Sem calças"

Pillow Fight "Guerra dos travesseiros"


Harlem Shake (Flash mob modismo de 2013)






Lip Dub


"Lip dub ou LipDub é um tipo de vídeo que combina sincronização labial e dublagem  de áudio para produzir um videoclipe musical. É habitualmente produzido filmando grupos de pessoas que fazem sincronização labial ao som de um aparelho móvel de reprodução musical, sendo o áudio original reposto mais tarde aquando da edição do vídeo. É um fenómeno da era da Web 2.0 que conheceu popularidade crescente a partir da segunda metade da década de 2000, graças ao advento de sites públicos de compartilhamento de vídeos on-line como YouTube ou Vimeo."


"Fireworks"

"American Pie" Grand LipDub (Recorde mundial)

"Eu tô tranquilão" - Formandos de medicina da UFRJ/2011





ATIVIDADE: PERFORMANCE - FLASH MOB

FORMAR GRUPOS NA TURMA PARA CRIAREM PERFORMANCES DE "FLASH MOB" PARA SEREM APRESENTADAS NOS MOMENTOS DE INTERVALOS "RECREIOS" NA ESCOLA.



ATIVIDADE: PERFORMANCE - LIP DUB

A TURMA OU AS TURMAS DA ESCOLA DEVEM PRODUZIR UM VÍDEO DE "LIP DUB" APRESENTANDO OS ALUNOS E OS ESPAÇOS DA ESCOLA DE FORMA DIVERTIDA.


4 comentários:

  1. A performance art e descendente de que atividade artística híbrida

    ResponderExcluir
  2. Sería bueno incluír junto a las fotografías de las performances artísticas, algunos datos importantes, como el nombre del artista o colectivo que la ideó, y la fecha y el lugar en que se presentó.

    ResponderExcluir
  3. ทดลอง เล่น pg สล็อต ไม่ สะดุด ให้บริการสมาชิกอย่างเต็มรูปแบบ และยังสามารถสมัครผ่านเจ้าหน้าที่ในแอพพลิเคชันที่ใช้งานได้ทั้งบนมือถือและคอมพิวเตอร์ pg slot นอกจากนี้ยังมีช่องทางอื่น ๆ

    ResponderExcluir