domingo, 5 de agosto de 2012

Fotografia


Clique no link em destaque, ele te leva ao Blog do Régis, 
lá você verá uma aula detalhada sobre a arte da (Fotografia).

 


Como funciona a máquina fotográfica?


A máquina fotográfica é uma câmera escura. Através de uma abertura mínima, uma lente ou um conjunto de lentes projeta a imagem sobre uma superfície plana.


Se a superfície for um filme fotográfico, tratado quimicamente para isso, a luz altera as propriedades de cor, deixando gravada aquela imagem. Depois o filme é revelado. Se for um negativo, as cores estarão invertidas e será preciso fazer uma cópia para obter as cores originais. Se for positivo - caso dos slides para projeção, por exemplo - basta a revelação que é a fixação das cores no filme.


No caso da fotografia digital, existe um dispositivo eletrônico, conhecido como CCD (Charge-Coupled Device), que converte as intensidades de luz que incidem sobre ele em valores digitais armazenáveis na forma de Bits e Bytes que são, então, gravados na memória.







Vídeo: Como funciona a câmera fotográfica
.
Vídeo: História da Fotografia
.
.
O Link te direciona para um site bem legal e bem detalhado sobre akHistória da Fotografia
.
.
Abaixo temos uma reportagem sobre a história da fotografia 
da Revista História da Biblioteca Nacional
.
Clique nas imagens para ampliá-las:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
    .
.
.
Grande nomes da Arte da Fotografia:
..
.
.
.
Sebastião Ribeiro Salgado Júnior (Aimorés8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade.
 
 

 

 



 

.

.

.

.

.

.

.
..
..
.
.
Vicente José de Oliveira Muniz (São Paulo20 de dezembro de 1961) mais conhecido como Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais. Um dos maiores nomes da arte brasileira na contemporaneidade. O registro de suas obras é feito através de fotografias e vídeos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Vídeo: A arte de Vik Muniz
.
..
,.
.
.
Anna-Lou (Annie) Leibovitz (WestportConnecticut2 de outubro de 1949) é uma fotógrafa estadunidense que se notabilizou por realizar retratos, e cuja marca é a colaboração íntima entre a retratista e seu retratado.
 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
Chema Madoznome artístico de José Maria Rodríguez Madoz (Madrid1958), é um fotógrafo espanhol, um dos mais importantes expositores da fotografia atual de seu país] com projeção internacional. A criatividade e uso de elementos diversos na composição de uma cena é sua maior característica. .
.
.
. 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A FOTOMONTAGEM
.
.
Fotomontagem é o processo (e resultado) de se fazer uma composição fotográfica ao cortar e reunir um número de outras fotografias. A imagem composta é às vezes fotografada para que a imagem final seja convertida de volta ao formato fotográfico. Um método similar, mas que não emprega filme, é realizado atualmente através de softwares de edição de imagem. Esta última técnica é chamada pelos profissionais de "compositing", também conhecida informalmente como "photoshopping". (fonte: Wikipédia)
.
.
.
.
.
.
.

Abaixo a polêmica campanha publicitária da BENETON, 
que usou de recursos de montagens fotográficas para "sugerir a paz" 
entre discordantes políticos e religiosos.

 
.
 
.
 


Abaixo fotomontagens que fiz com photoshop usando fotos minhas:
















SITES INTERESSANTES SOBRE FOTÓGRAFOS FAMOSOS:

Fotografias Artísticas:










Foto-jornalismo e fotografia documental:









.

14 comentários:

  1. Oi, prof.Douglas. Achei seu blog muito legal. Também trabalho com Artes e confesso que é difícil achar um blog interessante que registre um fazer pedagógico relevante. Parabéns pelo trabalho! Seus alunos devem adorar suas aulas!! Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiane! Agradeço o comentário e o elogio.
      Espero ter sido útil.

      Excluir
  2. Olá estou gostando muito de suas atividades... seu blog é muito interessante, sou professora de artes também e com certeza vou aproveitar suas atividades. Parabéns seu trabalho é muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Douglas! seu trabalho me encanta!
    Maria
    São João da Ponte/MG

    ResponderExcluir
  5. Fico impressionada com sua dedicação e entusiasmo ao preparar esse fabulosos material. Alias todos os seus trabalhos são maravilhosos, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Professor muito bom o seu blog, pretendo usar esta material nas minhas aulas,sou professora de artes é uma matéria que eu amo e sempre estou desenvolvendo inúmeros projetos na escola que trabalho, gostei muito vou te seguir.

    ResponderExcluir
  7. Aproveito todo material. Excelente qualidade.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns professor Douglas, vc me ajudou muito, com seu blog

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog, é fantástico a compilação dos assuntos que você faz.

    ResponderExcluir