domingo, 21 de abril de 2013

Identidade Visual


Identidade visual


Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo (marca visual constituida por letras. ex: coca-cola, google, samsung), um símbolo visual e conjunto de cores.



A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).

O manual de identidade visual de uma empresa constitui as cores (e suas variações em formatos em escalas de cinza e em preto e braco) e tipos (letras e número) característicos, e determina a padronização das formas de divulgação, promoção e utilização da marca em todo o material institucional previsto pela empresa: papel timbrado, envelope, etiqueta, adesivo, embalagem, objetos, uniforme, rótulo, frota. Com isso um manual também ajuda a regular os formatos, cores, tipos, dimensões, também apresenta situações que devem ser evitadas.

Exemplos de materiais produzidos de acordo com a Identidade Visual proposta:




--------------------------------------------------------------------------------------------

 As sugestões de atividades abaixo serão desenvolvidas em continuidade com a atividades realizadas no estudo sobre "DESIGN" e "PUBLICIDADE E PROPAGANDA"




O objetivo das atividades abaixo é criar a identidade visual para uma empresa fictícia que representa o produto que você criou na atividade de design (lembrando que nesta atividade específica você criou um produto, uma marca, slogan e campanha publicitária para ele).
Primeiramente é importante definir as cores padrões e os tipos (letras e números) para a identidade visual desta empresa.


Cri

 Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 1 / FACHADA E LETREIROS
Crie um letreiro (placa) para a fachada da "empresa" fictícia. Crie também um visual para a fachada da empresa inserindo cores ou grafismos.
(Observação: Se não tiver criado ainda um nome para a empresa, pode usar o seu nome e sua marca pessoal criados nas atividades "LETRAS E NÚMEROS/ NOME ESTILO GRAFITE" , "DESIGN/ MARCA PESSOAL" ,  também pode inserir um mascote se desejar no visual das placas ou na fachada).


Exemplos de fachadas de empresas:





Exemplos para REPRODUZIR E FAZER INTERVENÇÕES:




Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 2 / CARTÃO E CRACHÁ
Crie um cartão de apresentação e um crachá de identificação para os representantes desta empresa fictícia (não se esqueça de usar as cores e tipos padrões, e inserir também a marca da empresa).
Observação:  No crachá de identificação da empresa você poderá desenhar um desenhar um rosto ou também pode usar o recorte de uma figura de um rosto de jornal, revista ou até mesmo  uma foto sua.

Exemplos de cartões de apresentação:




Exemplos de crachá de identificação:






Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 3 / UNIFORME
Como base nos modelos das atividades sobre MODA, crie um uniforme para os funcionários desta empresa fictícia.



Exemplos de uniformes profissionais:

Exemplos para REPRODUZIR E FAZER INTERVENÇÕES:



Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 4 / SINALIZAÇÃO
Crie a sinalização visual para a sede da empresa ou um determinado evento promovido por ela.  A sinalização deverá conter:  1) sinalização de entrada;  2) sinalização de saída; 3) sinalização de atendimento ao cliente;  4) sinalização de banheiro masculino;  5) sinalização de banheiro feminino.







Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 5 / CORRESPONDÊNCIA OFICIAL
Crie o design visual das correspondências da empresa fictícia como envelopes personalizados, papel timbrado, adesivos.

Exemplos de OFICIOS E CORRESPONDÊNCIAS OFICIAIS


Exemplos para REPRODUZIR E FAZER INTERVENÇÕES:



Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 6 / FROTA


Crie o visual da frota de veículos que representam a empresa. Exemplo: Caminhão, Vans, Motocicletas, etc.




Exemplos de FROTA:







Exemplos para REPRODUZIR E FAZER INTERVENÇÕES:












Observação:  Use folhas de seda ou papel vegetal para reproduzir os desenhos da tela do computador. Use caneta hidrográfica ou lápis tipo B para não danificar o monitor.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário