quarta-feira, 1 de maio de 2013

ARTE E REPRESENTAÇÃO SÍMBOLICA


SÍMBOLOS - SIGNOS - ÍCONES - MARCA - MASCOTE



Semiótica é o estudo dos signos, ou seja, as representações das coisas do mundo que estão em nossa mente. 


SÍMBOLO


SÍMBOLO é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).


SÍMBOLOS MAÇÔNICOS:

SÍMBOLOS DO JUDAÍSMO:


SÍMBOLOS NACIONAIS:









SÍMBOLO GRÁFICO: É uma representação gráfica ou sinal cujo conceito chega através de associações sucessivas. Se um grupo de pessoas o entender como a representação de alguma coisa além da imagem. 
(Ex.: Cruz, Suástica)



SÍMBOLO GRÁFICO, também pode ser entendido como qualquer desenho ou imagem que represente alguma coisa. Exemplo um desenho que representa uma marca, este símbolo carrega um significado, este significado além da imagem é que o caracteriza como símbolo.

Veja aqui o significado deste símbolo

novo-logo-globo1
Veja aqui o significado deste símbolo



SINAL é um signo "causado ou utilizado especialmente para suscitar uma reação pré-combinada e acordadada, quer em grupo, quer individualmente, sob a forma de manifestações definidas da atividade humana"

Exemplos de sinais são: os sinais de trânsito, o apito do juiz que paralisa o jogo, a sirene que faz começar ou parar o trabalho, etc.








A SINALIZAÇÃO tem por objetivo organizar os ambiente e os espaços, fornecendo informações claras e diretas para que o usuário encontre rapidamente o que deseja. O sinais indicam e orientam as ações que dever realizadas ou atendidas.

A sinalização pode ser feita através de símbolos, signos ou gestos. 

É através da sinalização do trânsito  que se orienta, adverte, informa, regula e controla a adequada circulação de pedestres e veículos pelas vias terrestres.



sinalização horizontal - as faixas pintadas na pista também são sinais de trânsito




O GESTO (no Brasil: sinal) é a forma do ser humano se expressar através das mãos e do corpo.


LIBRAS : LÍNGUA DE SINAIS



Clipe: Paul McCartney's 'My Valentine' Featuring Natalie Portman and Johnny Depp




SIGNO

SIGNO GRÁFICO: é um sinal que possui apenas um conceito ou significado. (Ex.: Uma seta, indica apenas a direção a qual aponta).









DIFERENTE DO SIGNIFICADO SEMIÓTICO EXISTE UM TIPO DE CLASSIFICAÇÃO DO HORÓSCOPO E ASTROLOGIA  CHAMADO DE SIGNO. 
Cada SIGNO DO ZODÍACO representa uma constelação, o momento que vemos o sol na direção de determinada constelação é que designa o período de tempo do signo.




Os signos do zodíaco ou signos zodiacais têm sua origem nas doze constelações do zodíaco visíveis na eclíptica, que também é conhecida como o Cinturão Zodiacal ou Via Solis, ‘Caminho do Sol’. Clique no título para saber mais sobre este assunto.



SÍMBOLOS DO ZODÍACO:



ÍCONE


ÍCONE: é um signo visual (uma imagem) que representa outro objeto por força de semelhança. Ícones são signos substitutivos (podem ser usados no lugar da coisa representada) de conteúdo derivativo: 
a foto de uma paisagem, por exemplo, representa a própria paisagem, 


o mapa de uma região representa a própria região, etc. 

Na informática ícone é um pequeno símbolo gráfico, usado geralmente para representar um software ou um atalho para um arquivo específico.






clique no titulo para saber mais sobre o assunto







CARACTERE no contexto da informática, é o nome que se dá a cada um dos símbolos que se podem usar para produzir um programa de computador, bem como os textos e imagens apresentados na tela quando se executa um programa em modo texto.
Em programas editores de texto, pode-se afirmar que cada letra que compõe uma palavra e cada pontuação das frases são um caractere. Este termo possui um significado equivalente ao de tipo nos antigos sistemas de impressão por tipografia.


SINAL GRÁFICO no estudo da língua portuguesa:
Sinais gráficos ou diacríticos são certos sinais que se juntam às letras, geralmente para lhes dar um valor fonético especial e permitir a correta pronúncia das palavras.

Til (~)   /   Trema (¨)   /   Apóstrofo (')    /    Hífen (-)



Os KANJI (漢字) são caracteres da língua japonesa com origem de caracteres chineses, da época da Dinastia Han, que se utilizam para escrever japonês junto com os caracteres silabários japoneses katakana e hiragana.







MARCA


MARCA: é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.


A marca pode associar com diversos componentes:

LOGOTIPO (Letra específicas)



SÍMBOLO (Sinal gráfico ou desenhos da marca)



Observe as marcas de carro abaixo, alguma usam apenas a representação gráfica  (desenho) outras apenas logotipos (letras), e também há a junção de símbolos e letras. Alguns designer denominam essa junção de simbolo com logotipo como LOGOMARCA, apesar dessa classificação não existir oficialmente, o termo trata-se de um neologismo.



SLOGAN (Frase de assinatura da marca)





JINGLE (refrão publicitário);





       Veja mais exemplos na aula sobre propaganda e publicidade



GRAFISMOS (elementos de expressão formal de uma marca).


as curvas da Coca-Cola




As listras da Adidas




São três elementos fundamentais para criar uma marca eficiente: 

Lembrança – Significado – Originalidade.




ATIVIDADE: CRIANDO UMA MARCA


Crie uma marca e um slogan (como nos exemplos mostrados) para o produto que voce criou na atividade sobre DESIGN / CRIACAO DE PRODUTO. Essa marca pode ser representada por um simbolo grafico, por letras (logotipo) ou ate mesmo pela juncao dos dois. Capriche no acabamento!





Um brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famíliasclãscorporaçõescidadesregiões e nações.
O desenho de um brasão é normalmente colocado num suporte em forma de escudo que representa a arma de defesa homónima usada pelos guerreiros medievais. No entanto, o desenho pode ser representado sobre outros suportes, como bandeirasvestuárioelementos arquitectónicosmobiliário, objectos pessoais, etc.. Era comum, sobretudo nos séculos XIV e XV, os brasões serem pintados ou cosidos sobre as cotas de malha, o vestuário de protecção usado pelo homens de armas. Por isso, os brasões também são, ocasionalmente, designados por cotas de armas.




ESCUDOS DE CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIRO:






ATIVIDADE: CRIANDO UM BRAZAO OU ESCUDO

Crie um BRAZAO ou ESCUDO para representar a sua turma. Capriche nos simbolos, nos grafismos, nas formas e nas cores do desenho. Use preferencialmente as cores escolhidas na votacao feita para escolher as cores da turma. Veja os exemplos apresentados e inspire-se. 

Apos a realizacao deste trabalho vamos fazer uma votacao com as atividades mais caprichadas para escolher o BRAZAO ou ESCUDO que representara a turma.

Vamos juntos tambem criar um lema (como um SLOGAN) para a turma, uma frase curta de efeito para dar mais forca para esta marca.






MASCOTE

MASCOTE: é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento.


Mascotes M&M (Chocolates)

Mascotes de diversas empresas

Mascotes de diversas empresas

Mascotes de clubes de futebol brasileiros

Mascotes de eventos (Copa do Mundo)

Mascotes de eventos (Olimpíadas)





ATIVIDADE: CRIANDO UM MASCOTE

Com base na votaçaoo que escolheu as cores que representariam a turma, também votamos para escolher um mascote que representariam bem a turma e suas cores. Vamos agora criar o desenho do MASCOTE escolhido. Capriche bem no acabamento para que façamos uma nova votação para escolher o que ira de fato representar a turma durante esse ano.




FONTES (Bibliografia):


César, Newton. Direção de arte em propaganda . São Paulo: Futura, 2000.

7 comentários:

  1. Este conteúdo foi o melhor que eu encontrei até agora que explica de forma clara as diferenças entre cada um dos elementos acima. Para os alunos será ótimo e para mim será muito útil nas próximas aulas. Obrigada por esta pesquisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo prestígio e pelo comentário Nara. Que bom que foi útil para suas aulas.

      Excluir
  2. quero saber sobre o signo de escorpiao. Em Japones. obrigado

    ResponderExcluir
  3. Amei essa matéria vou passar para meus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Um detalhe q não está correto é q os signos do Zodíaco não representam constelações. Muito pelo contrario. As constelações receberam nomes dos signos aonde se encontravam. Os signos são áreas definidas pela analise dos efeitos de cada área. Eles foram separados e definidos, As constelações foram definidas com nomes deles pra facilitar a situar qual área é qual.

    ResponderExcluir