segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Perspectiva, planos e profundidade




Aprendemos um pouco sobre o volume e espaço tridimensional nesta publicação:

http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/volume.html .


Hoje iremos ver como os artistas conseguem criar os efeitos de volume tridimensional (de criar profundidade) no espaço plano bidimensional.


Observe a obra abaixo, veja como o pintor consegue transmitir a sensação de profundidade e volume. Isso se deve a PERSPECTIVA. Perspectiva é uma técnica que estuda o campo geométrico espacial. Essa técnica tem como objetivo representar o espaço, os objetos em seus tamanhos  e posições corretas conforme a visão humana do ponto de vista de um observador.





Veja como esta técnica é executada:





Atividade – DESENHO COM PERSPECTIVA

Vamos aplicar a técnica da perspectivo no desenho?
Para isso temos que primeiramente riscar uma linha do horizonte no papel.
Depois marcamos um ou dois pontos de fuga. 
Traçamos as linhas de fuga para estruturar os desenhos.
Vamos fazer estruturas simples como desenhos com cubos para aprender essa técnica. O importante é manter os ângulos das linhas paralelas verticais, horizontais e inclinadas.

 

EXEMPLO DE ATIVIDADES COM DOIS PONTOS DE FUGA
QUE PODEM SER CONSTRUÍDA COM OS ALUNOS:











EXEMPLOS DE ATIVIDADES EM QUE OS ALUNOS 
APLICARAM A TÉCNICA DE PERSPECTIVA:









ABORDAREMOS OS PLANOS NA SIMULAÇÃO DE 
PROFUNDIDADE EM IMAGENS EM BREVE





12 comentários:

  1. Parabens pelas atividades. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Perspectiva é uma técnica que estuda o campo geométrico espacial. Essa técnica tem como objetivo representar o espaço, os objetos em seus tamanhos e posições corretas conforme a visão humana do ponto de vista de um observador.

      Excluir
  3. Muito bom mesmo. me faz lembrar as poucas aulas que tive quando estudei em 1984 e sempre usei o que aprendi. parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Navegando encontrei sua pagina, parabéns todos os conteúdos mto bem elaborados, estou amando, vou incluir alguns nas minhas aulas. Aguardando PERSPECTIVAS, PLANOS E PROFUNDIDADE

    ResponderExcluir
  5. Represente desenho de espaço profundidade e perspectiva

    ResponderExcluir