segunda-feira, 30 de abril de 2012

04 - Arte Grega.

História da arte




Imagens em slides:














































.VÍDEOS:.
.
.

Arte Grega: Professor Fluvio




Arte Grega: Professor Lindomar





Abertura do desenho: Hércules da Disney

OBSERVEM OS ELEMENTOS DA ARTE GREGA  NOS VASOS E GRAFISMOS




Grandes civilizações: A Grécia antiga





Documentário: Construindo um império - Grécia








CERÂMICA GREGA


cerâmica grega é uma das mais conhecidas manifestações artísticas dessa civilização.
Normalmente a cerâmica grega era decorada com pinturas com temas do dia-a-dia, mitológicos ou eróticos.Essas pinturas poderiam ser em figuras negrasfiguras vermelhas, toda em preto (com ou sem detalhes brancos), entre outros.
Sua importância deve-se principalmente as cenas pintadas nos mesmos, que são excelentes fontes históricas pois normalmente representam cenas do cotidiano ou da mitologia, contando-nos os hábitos e as crenças dessa sociedade.Às vezes as cenas mostram para que os vasos eram usados. Também mostram-nos a grande habilidade dos artesãos da Grécia Antiga.

Veja imagens de CERÂMICA GREGA

Veja Slides de CERÂMICA GREGA

       

  

   





Cerâmica Grega


https://www.youtube.com/watch?v=ZVEQrJySAg4




Arte Grega: Cerâmica 


https://www.youtube.com/watch?v=zHqzLwbEWRo





ARQUITETURA NA GRÉCIA ANTIGA

(Fonte: Wikipédia) A cultura grega desenvolve-se principalmente na península do Peloponeso, nas ilhas próximas e na costa mediterrânea próxima à atual Turquia, durante o segundo e primeiro milénios a.C. O período considerado o mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII a.C. e IV a.C. Concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra (mármore). O Parthenon – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dóricajônica e coríntia. A arquitectura clássica tem como princípios a racionalidade a ordem a beleza e a geometria.












Arquitetura Grega - Professor Lindomar


https://www.youtube.com/watch?v=sN7MdzN_f_c


Arquitetura Grega - Francielly (Arquitetura e Urbanismo)


https://www.youtube.com/watch?v=M-KkT_5sr0s





TEATRO NA GRÉCIA ANTIGA



O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas). Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa começou a ganhar uma certa organização, sendo representada para diversas pessoas. Aspectos do teatro grego antigo Durante o período clássico da história da Grécia (século V a.C.) foram estabelecidos os estilos mais conhecidos de teatro: a tragédia e a comédia. Ésquilo e Sófocles são os dramaturgos de maior importância desta época. A ação, diversos personagens e temas cotidianos foram representados nos teatros gregos desta época. Nesta época clássica foram construídos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadas montanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. A acústica (propagação do som) era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na última fileira (parte superior) podia ouvir tão bem a voz dos atores, quanto quem estivesse sentado na primeira fileira. Os atores representavam usando máscaras e túnicas de

acordo com o personagem. Muitas vezes, eram montados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação. Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heróicos e críticas humorísticas aos políticos. Os atores, além das máscaras, utilizam muito os recursos da mímica. Muitas vezes a peça era acompanhada por músicas reproduzidas por um coral.  (Extraído do Yahoo respostas)


ELEMENTOS DO TEATRO NA ANTIGA GRÉCIA:

DIONÍSIO (DEUS DO VINHO), era a divindade homenageada nas festas que originaram o teatro.
                       
            Dionísio, vaso grego                                                      Dionísio, do artista barroco Caravaggio

TÉSPIS, considerado o primeiro ator  e produtor teatral.

AS MÁSCARAS, caracterizavam os personagens e simbolizavam as expressões e emoções dos atores para que fosse visíveis para toda a platéia. Haviam máscaras tanto para diferentes representações, um personagem poderia utilizar mais de uma máscara em uma única apresentação. Para tragédias um modelo de máscara, para drama outro tipo de máscara, para comédia outro tipo de máscara, e assim por diante. A vestimenta também apresentava variações, entretanto, uma túnica branca comprida, ou uma roupa um pouco mais colorida não ofuscava o principal destaque que eram as máscaras. Dentre as particularidades, podemos citar o tipo de máscara que os homens utilizavam para representar personagens femininos.

       

      


AUTORES:


Embora sejam registrados muitos autores especialmente na época áurea do teatro grego, somente de quatro nos chegaram peças integrais, todos eles de Atenas: ÉsquiloSófocles e Eurípedes na tragédia, e Aristófanes na comédia. Suas criações, e mais referências de fontes secundárias como Aristóteles, são a base para o conhecimento do teatro da Grécia Antiga.
Ésquilo (525 a 456 a.C.. aproximadamente)
  • Principal texto: Prometeu acorrentado.
  • Tema principal que tratava: contava fatos sobre os deuses e os mitos.
Sófocles (496 a 406 a.C. aproximadamente)
  • Principal texto: Édipo Rei.
  • Tema principal que tratava: as grandes figuras reais.
Eurípides (484 a 406 a.C.aproximadamente)
  • Principal texto: As troianas
  • Tema principal que tratava: dos renegados, dos vencidos (pai do drama ocidental)
Aristófanes (445 a.C.? – 386 a.C.) Dramaturgo grego considerado o maior representante da comédia grega clássica.

O TEATRO:

Na Grécia antiga, o cenário era fixo, composto de Theatron, lugar onde ficava o público, a platéia; a orquestra, um plano circular ou semicircular de terra batida, destinado ao coro; e skene, um cenário de pedra, fixo ao fundo da orquestra, que geralmente, representava o palácio real, templos e tendas. Existia ainda, uma passarela que se estendia ao longo da skene, o proskénion, com três a quatro metros de altura, lugar dos atores.Usavam-se mecanismos que se destinavam a produzir efeitos especiais que eram: ekiclema, que mostrava ao público uma cena ocorrida no interior do cenário; a mecané, que fazia voar deuses e heróis; e o teologéion, que revelava os deuses, ao final das tragédia. Usavam-se, ainda, alçapões, que traziam ao palco figuras vindas do solo.





 
Maquetes de teatro grego


.VÍDEOS:.

 O teatro grego




Trabalho escolar - O teatro grego



Bibliografia:

O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Vários autores. (Livros a venda no mercado livre)

2 comentários: