domingo, 1 de julho de 2012

Instalação artística


Segundo a Wikipédia: "Uma instalação (krafts) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente . A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. É uma obra de arte que só "existe" na hora da exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que de lembrança da mesma só ficam fotos e recordações...
Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: friocalorodoressom ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor."

Sendo assim podemos dizer que a principal característica dessa manifestação é a interação do público com a obra de arte que é preparada ou montada em um espaço especial para receber esse tipo de obra.



Clique no link para ver mais imagens de Instalações artísticas.

Clique no link para ver vídeos de Instalações artísticas.




No site do Yahoo respostas encontrei uma boa resposta para definir as diferenças entre instalação e intervenção:

"Podemos definir diferenças e coisas em comum com as duas modalidades da linguagem artística visual.
Instalação artística é uma forma de expressão da arte contemporânea, geralmente é produzida para algum espaço próprio (exposição em algum museu, pinacoteca, bienal, etc.), com diversos materiais alternativos pensados e impensados como possibilidade de criação artística. Mas, quando é produzido em algum outro espaço onde as pessoas não esperam encontrar um trabalho artístico (praças, nas ruas, em postes, em prédios, agências bancárias, lojas, etc...), ele se torna uma intervenção.

Agora, a intervenção artística parte de um conceito da arte que sai do seu espaço próprio e vai de encontro ao público, como pinturas em grafite nas paredes de muros e prédios, esculturas de gelo em escadarias de prédios públicos, apresentação de música em um outro tipo de ambiente como uma loja de roupas, numa praça pública, ou uma performance de dança no farol, ou uma escultura viva no calçadão, são modalidades de intervenção.

A instalação pode também ser uma intervenção dependendo onde ela pode ser produzida." Anderson.






















5 comentários: