segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Animação




Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, (podendo também ser gerado quer por computação gráfica) quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão). A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.

Dentre as principais técnicas de animação que iremos abordar em nossas aulas estão:

A animação tradicional, por vezes também chamado animação por célula ou animação desenhada à mão, é a mais velha e historicamente a mais popular forma de animação. Em um desenho animado de forma tradicional, cada quadro é desenhado à mão.


A animação digital é a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores. É um subcampo da computação gráfica e da animação. São criados cada vez mais trabalhos com o uso de gráficos de computador a 3D,



Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento.




Pixilation é uma técnica de animação stop motion na qual atores vivos são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação.

Her Morning Elegance / Oren Lavie


Target Dreaming Girl Commercial


Amazon Kindle Commercial







Claymation ou clay animation é uma técnica de animação (stop motion) baseada em modelos de barro, plastilina ou material similar.






Pingu - Todos os episódios


Cena do filme: A noiva cadáver


Cena do filme: O estranho mundo de Jack


Cena do filme: A fuga das galinhas


Makking off - Wallace & Grommit





Um flip book é uma coleção de imagens organizadas seqüencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma seqüência animada sem a ajuda de uma máquina.


Como fazer um flip book

Flip book e stop motion


Lances de Ronaldinho em Flip book


Gangnam Style versão Flip book


Flip book - Music


Flip book - Matrix Style



EXEMPLOS DE ATIVIDADES REALIZADAS POR MEUS ALUNOS:

     -  Atividade de animação com a técnica STOP MOTION (2011)


 -  Atividade de animação com a técnica STOP MOTION (2012)
http://douglasdim.blogspot.com.br/2012/10/mural-virtual-atividade-de-animacao.html




- Atividade de produção de animação (Grupo com até 4 alunos)

Desenvolver um pequeno vídeo (de 20 segundos a 1 minuto) usando uma ou mais técnicas de animação aprendidas durante a aula sobre animação. (animação em stop motion, pixation, claymation, com recortes, flip book).



STORYBOARD

Storyboard são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme,animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.
Todo filme, seja ele feito para um comercial de TV, uma novela, série de TV ou mesmo um filme longa metragem tem em comum entre si que antes de ser finalizado é antes visualizado por uma sequência de quadrinhos, muito parecida com as histórias em quadrinhos, e essa sequência é o que chamamos de storyboard.
Um storyboard tem como finalidade marcar as principais passagens de uma história que será contada em um filme da forma mais próxima com a qual ela deverá aparecer na tela. Depois de finalizado as pessoas envolvidas no projeto percebem as nuances de sequência, ritmo das cenas, clima e a eficácia em transmitir a história.


Exemplo de Storyboard em comercial da Coca-Cola


Comercial Coca-Cola finalizado


Storyboard : Abertura do filme "O Rei Leão"


Storyboard: Cene de "Monstros S.A."


Nenhum comentário:

Postar um comentário