segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Arquitetura

Arquitetura é a construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa.

A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção. Cabendo ao arquiteto a sensibilidade artística e a precisão técnica na elaboração de um projeto.

Arquitetura depende, necessariamente, da época da sua ocorrência, do meio físico e social a que pertence, da técnica decorrente dos materiais empregados e, finalmente, dos objetivos e dos recursos financeiros disponíveis para a realização da obra, ou seja, do programa proposto.





Leia no GUIA DO ESTUDANTE sobre o curso:




O projeto de arquitetura é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto.


Planta Baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura. Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível.









ATIVIDADE: CRIANDO UMA PLANTA BAIXA

Conforme o que você aprendeu, faça um desenho que represente a planta baixa de sua casa ou da escola. Capriche!





Estilo arquitetônico é uma expressão utilizada com o fim de classificar períodos da história da arquitetura de acordo com suas características formais, técnicas e materiais. 




































































Estilo da Art Nouveau de Antoni Gaudi

Estilo da Art Nouveau de Antoni Gaudi

Estilo da Art Nouveau de Antoni Gaudi

Estilo da Art Nouveau de Antoni Gaudi

Estilo modernista de Oscar Niemeyer

Vista panorâmica da Praça dos Três Poderes: a esquerda o Supremo Tribunal Federal (3), no centro o Congresso Nacional – (12) e a direita o Palácio do Planalto (16)
Estilo modernista de Oscar Niemeyer

Estilo modernista de Oscar Niemeyer

Estilo modernista de Oscar Niemeyer





















Segundo a Wikipédia: Maquete (em francês), maqueta, ou modelo é uma representação em escala de grandes estruturas.
Ou seja, é qualquer representação realista podendo ser funcional ou não, dependendo do interesse do estudo. Podem também ser representações virtuais, como nos desenhos assistidos por computador (vulgo CAD Computer Assisted Design), quando então recebem a denominação específica de maquete eletrônica.
As maquetes são geralmente utilizadas em projetos de planejamento urbano mostrando o visual de novas construções no contexto da área existente.
As maquetes podem ser feitas com uma grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais, madeira e um material próprio chamado cartão de maquete. Em diversos lugares há museus com exposições de maquetes. são excelentes para representar edifícios e ótimo para usar na arquitetura.

















ATIVIDADE: CRIANDO UMA MAQUETE

Conforme o que você aprendeu, faça uma Maquete usando materiais reutilizáveis representando um  estilo arquitetônico estudado e visto acima ou também poder representar um prédio, palácio, igreja, estádio ou construção arquitetônica de sua cidade com estilo arquitetônico bem peculiar.




Segundo a Wikipédia: AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquiteturadesign de interioresengenharia civilengenharia mecânicaengenharia geográfica ,engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria.

2 comentários: