sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Composição Visual




Você já deve ter sido convidado para ir uma festa. Pois bem, a primeira coisa em que você pensa é: “Como vou vestido?”. Daí você já começa a imaginar e lembrar-se das roupas que tem; seu pensamento vai até seu guarda-roupa, passa pelas suas gavetas e volta. E, então você começa a “compor” mentalmente o seu traje para a festa, isto é, junta os elementos que você tem e resolve: “...Vou com sapato preto que comprei no Natal, com aquela camisa pólo que está na moda,pois adoro sua cor! Vou de calça jeans, pois me sinto bem com ela e, de quebra, vou com o cinto preto que combina com o sapato.”

“É ...acho que vou dar um corte no cabelo para melhorar o visual, aquele perfume preferido... e estou pronto para ir à festa!”

O que você fez foi “compor” o traje em que melhor se enquadrou para ir à festa.

Pois saiba que o artista, quando produz uma obra, faz exatamente o que você fez. Ele “compõe” uma obra de arte, isto é, ele junta todos os elementos que o satisfazem e são necessários para a sua produção e realiza uma composição visual.

Esta composição visual poderá ser: uma pintura, uma gravura, uma escultura, um desenho, um grafite, um cartaz, uma instalação, uma arquitetura, um recorte e colagem. Todas essas formas de expressão artística são também chamadas de Artes Plásticas, pois se manifestam por meio de elementos visuais ou táteis.

Toda pessoa que produz qualquer uma dessas Artes é chamada de “artista plástico”.









ALGUNS EXEMPLOS DE ATIVIDADES COM COMPOSIÇÃO VISUAL:






Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário