sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Composição Visual




Você já deve ter sido convidado para ir uma festa. Pois bem, a primeira coisa em que você pensa é: “Como vou vestido?”. Daí você já começa a imaginar e lembrar-se das roupas que tem; seu pensamento vai até seu guarda-roupa, passa pelas suas gavetas e volta. E, então você começa a “compor” mentalmente o seu traje para a festa, isto é, junta os elementos que você tem e resolve: “...Vou com sapato preto que comprei no Natal, com aquela camisa pólo que está na moda,pois adoro sua cor! Vou de calça jeans, pois me sinto bem com ela e, de quebra, vou com o cinto preto que combina com o sapato.”

“É ...acho que vou dar um corte no cabelo para melhorar o visual, aquele perfume preferido... e estou pronto para ir à festa!”

O que você fez foi “compor” o traje em que melhor se enquadrou para ir à festa.

Pois saiba que o artista, quando produz uma obra, faz exatamente o que você fez. Ele “compõe” uma obra de arte, isto é, ele junta todos os elementos que o satisfazem e são necessários para a sua produção e realiza uma composição visual.

Esta composição visual poderá ser: uma pintura, uma gravura, uma escultura, um desenho, um grafite, um cartaz, uma instalação, uma arquitetura, um recorte e colagem. Todas essas formas de expressão artística são também chamadas de Artes Plásticas, pois se manifestam por meio de elementos visuais ou táteis.

Toda pessoa que produz qualquer uma dessas Artes é chamada de “artista plástico”.

Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O. Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski. - Curitiba: Educarte, 2002. 



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Atividade – COMPOSIÇÃO VISUAL LIVRE.

Nesta atividade você deve deixar sua criatividade fluir. Em uma folha de papel branco sem pautas ou em seu caderno de Artes, crie uma composição visual bem interessante para ilustrar a primeira página de seu caderno. Não esqueça de escrever o seu nome e a sua turma nesta atividade. Capriche!




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Atividade – COMPOSIÇÃO VISUAL COM ELEMENTOS VISUAIS.

Se você já estudou os elementos visuais das Artes (Pontos, Linhas, Formas, Cores, Texturas e Volume) esta atividade é uma forma de fixação ou revisão destes conteúdos. Nesta atividade vamos criar uma composição usando elementos visuais estudados.

A primeira composição deverá apresentar PONTOS, LINHAS e FORMAS.

A segunda composição deverá apresentar CORES, TEXTURAS e VOLUME.


ALGUNS EXEMPLOS DE ATIVIDADES :




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A colagem como técnica artística

(TEXTO EXTRAÍDO DO SITE: PORTAL DA EDUCAÇÃO)


A colagem, como outras técnicas artísticas fazem parte da História da Arte e já era usada pelos povos antigos como o mosaico, que consistia em colar peças de pedras coloridas em um suporte ou parede ou folhas de ouro sobre as estátuas

Porém, com a invenção do papel é que a colagem passou a ser usada em manuscritos chineses.
A colagem é uma técnica que consiste em juntar numa mesma superfície ou suporte, duas ou mais imagens de origens diferentes, para compor uma obra dando-lhe texturas ou não.

O papel é amplamente empregado nessa técnica , recortando e colando-os lado a lado ou sobrepostos para compor a imagem ficando entre os limites da pintura e escultura.
  Com o surgimento do Modernismo, vários foram os pintores que utilizarem esse recurso em seus trabalhos, com o aparecimento de tecnologias, guerras e conflitos, foram esses a maioria dos temas utilizados pelos artistas.

[…] nenhum outro fator influenciou mais a arte de vanguarda que a tecnologia, que não só incendiou a imaginação dos artistas (com o dinamismo, o culto à máquina, a beleza da técnica, as atitudes construtivista e produtivista), como penetrou no coração mesmo da obra. A verdadeira invasão da tecnologia na fabricação do objeto arte e o que se poderia vagamente chamar de imaginação tecnológica podem ser melhor entendidos através de práticas artísticas como a colagem, a montagem, e a fotomontagem; e desembocam ainda na fotografia e no filme, formas de arte que podem não só ser reproduzidas, mas que são na verdade planejadas para a reprodutibilidade técnica.(HUYSSEN, 1997, p.30)

A técnica da colagem artística começou a ser desenvolvida no Movimento cubista pelos artistas, Picasso e Braque, que passaram a usar em suas composições, rótulos de bebidas coladas sobre garrafas pintadas e pedaços de jornal para compor obras, ou ainda só com papéis recortados formando um novo conceito sobre a arte.

Depois vieram outros movimentos artísticos como Dadaísmo, Surrealismo, Pop Art., etc., que também faziam uso de colagens em suas obras.
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Imagem relacionada 
 Colagem de Richard Hamilton (POP ART), "O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?" de 1956.
 
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DADAÍSMO

(TEXTO EXTRAÍDO DO SITE: INFOESCOLA)

Dada termo em francês que significa “cavalinho de pau” ou “brinquedo de criança”. Esse foi o nome escolhido aleatoriamente pelos criadores do movimento ao folhear um dicionário. Esse termo marca a falta de sentido que pode ter a linguagem assim como a fala de um bebê, salientando o caráter antirracional e de causalidade desse movimento de vanguarda europeia. O acaso e o nonsense - que quer dizer sem sentido - foram fundamentais nos conceitos dadaístas. Além disso, o movimento mostrou-se radicalmente avesso a Primeira Guerra Mundial, ao nacionalismo e ao materialismo que desencadeou o combate, bem como os conceitos de arte vigentes na época.
O Dadaísmo, também conhecido como Movimento Dadá nasce após o início da Primeira Guerra Mundial em 1916 em Zurique e tem como seus principais expoentes Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Hans (ou Jean) Arp, Julius Evola, Francis Picabia, Kurt Schwitters, Max Ernst e Man Ray.
Esses integrantes e outros propunham uma arte de protesto que chocasse e provocasse a sociedade burguesa da época. Suas obras visuais e literárias baseavam-se no acaso, no caos, na desordem e em objetos e elementos de pouco valor, desconstruindo conceitos da arte tradicional.

Kurt Schwitters compôs telas fazendo colagens aleatórias de recortes e papeis que encontrava no cotidiano, como bilhetes de trem, fotografias, selos e embrulhos. Assim o artista expressava a intensão de criar um método de fazer arte que não lembrasse os métodos artísticos tradicionais.

Duchamp com seus ready-mades utilizou objetos industrializados e do cotidiano, assinando-os como se fossem de sua autoria, não os trabalhava artisticamente, os considerava prontos assim como os encontrava e exibia como obra de arte. Dessa maneira, objetos sem valor artístico aparente alcançam a condição de obra de arte ao serem retirados de seu contexto e expostos num espaço expositivo como um museu ou galeria. Foi assim que Duchamp criou Roda de Bicicleta, de 1913, uma roda de bicicleta encaixada num banco. Seu mais famoso ready-made, o Urinol, foi assinado pelo artista como “R Mutt”. Assim como Kurt Schwitters, Duchamp também expressou sua rejeição e renúncia aos tradicionais meios de se fazer arte da época, forçando o público apreciador a refletir sobre essas questões.

Na literatura o Dadaismo também ganhou grande expressão. Um dos principais expoentes e fundadores do movimento, Tristan Tzara deu uma espécie de receita para criar um poema dadaísta:

Pegue um jornal
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

O Dadaísmo abriu portas na década de 1920 para outros movimentos como o Surrealismo.
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 Marcel Duchamp e suas obras mais significativas 

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Man Ray - "Gift" - (1921)
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Max Ernst - "Elefante Celebes" (1921)
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Colagem da artista dadaísta Hannah Höch (1889-1978). (Reprodução/Wikimedia Commons)
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SURREALISMO

(TEXTO EXTRAÍDO DO SITE: INFOESCOLA)

Sonhos, fantasias, devaneios, inconsciência, ausência de lógica, formaram as bases das criações do movimento surrealista. Fundado em Paris em 1924 o Surrealismo engrossou os movimentos de vanguardas do início do século XX. 
André Breton foi seu principal porta-voz e lançou, naquele mesmo ano, o primeiro e principal manifesto - o Manifesto Surrealista. Entre seus mais marcantes expoentes nas Artes Plásticas estão: Salvador Dali (1904-1986), Max Ernst (1891-1976), René Magritte (1898-1967), André Masson (1896-1987), Joan Miró (1893-1983). Alguns críticos e autores da arte associam o nome de Frida Kahlo (1907-1954) ao movimento Surrealista, no entanto a própria artista não se considerava uma surrealista, pois estava interessada em retratar suas dores e tragédias pessoais.

Os artistas ligados a esse movimento rejeitavam os valores e os padrões impostos pela sociedade burguesa, seguindo a exploração dadaísta de tudo o que fosse subversivo na arte. Fortemente influenciados pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, os surrealistas seguiram alguns métodos para impedir o controle do consciente na ação artística, desprendendo o inconsciente.

Como parte do seu processo artístico, os artistas desse movimento também exploravam o imaginário dos sonhos como um atributo inquietante e bizarro da vida diária, chegando pedir que pessoas comuns descrevessem suas experiências oníricas como uma forma de montarem arquivos para suas produções. Assim os surrealistas concebiam o inconsciente como um meio de imaginação, as formas e imagens não poderiam prover da razão, mas de impulsos e sentimentos irracionais e surreais.
Os artistas desse movimento se diferenciavam quanto ao estilo adotado. Enquanto as formas e linhas de Masson provinham de pincelados livres, Magrite e Dalí tinham imagens realistas criando cenas oníricas.

A persistência da Memória (Salvador Dali - 1931)
 "A persistência da Memória" - Salvador Dali - (1931).

A obra “A persistência da memória” de Salvador Dalí é uma das mais representativas desse movimento. Os três relógios derretidos juntamente a uma espécie de autorretrato do artista representam o Surrealismo de Dalí diante da irrelevância da passagem do tempo que dizia não perceber e que não tinha nenhum significado para ele. Uma curiosidade sobre esta obra conta que numa tarde quente em seu ateliê, Dalí teve um delírio ao ver um queijo derretendo em função do forte calor. Nascia aí à ideia para de pintar os relógios derretidos e associá-los a passagem do tempo.
Não há uma data que determine o fim do Surrealismo, pois influencia até o presente, artistas de todo mundo. No Brasil é possível encontrar características do Surrealismo nas obras de Tarsila do Amaral e Ismael Nery.


OUTRAS OBRAS SIGNIFICATIVAS DESTE MOVIMENTO ARTÍSTICO:





René Magritte - “O Filho do Homem” - (1964)

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Salvador Dalí – “A Tentação de Santo Antônio” - (1946)


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Joan Miró - "Carnaval do Arlequim" - (entre 1924 e 1925)
É uma das pinturas surrealistas mais marcantes do artista.





Frida Kahlo – “As Duas Fridas” - (1939)

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Tarsila do Amaral – “A Lua” - (1928)




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Atividade – COMPOSIÇÃO VISUAL COM RECORTES.
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Nesta atividade vamos criar uma composição visual bem interessante inspirada pelos movimentos artísticos estudados acima. Para isso vamos usar recortes de revistas e jornais para criar imagens diferentes e cenários fantásticos. Capriche em sua produção!


EXEMPLOS DESTA ATIVIDADE:









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Keith Haring (Reading, 4 de maio de 1958 – Nova Iorque, 16 de fevereiro de 1990) foi um artista gráfico e ativista estadunidense. Seu trabalho reflete a cultura nova-iorquina dos anos 1980. A grande característica do trabalho de Haring foi a distribuição de várias imagens em suas obras.


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Atividade – COMPOSIÇÃO VISUAL COM DESENHOS.
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Nesta atividade vamos criar uma composição visual distribuindo diversos desenhos pelo quadro interno da atividade. O importante é preencher todo o quadro sem ficar áreas vazias. Capriche em sua produção!
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9 comentários:

  1. Parabéns por seu blog, excelente.

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  2. A linguagem utilizada para explicar o tema é simples, clara, objetiva e alegre. ADOREI LER! PARABÉNS

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  3. Muito bom, eu amo as atividades aqui postadas pelo profº Douglas

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  4. Eu estudo arquitetura e isso realmente me ajudou muito! Muito obrigado.

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  5. EXCELENTE, professor. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento aqui conosco.

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