segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A tridimensionalidade



Basicamente a tridimensionalidade é a representação de imagens ou objetos usando as três dimensões:


 altura, largura e profundidade.

Recentemente o termo 3D vem ganhando destaque com as técnicas de projeções de imagens impressas ou empregadas nas salas de cinema e televisores modernos usando a estereocopia.




A estereoscopia é a simulação de duas imagens da cena que são projetadas nos olhos em pontos de observação ligeiramente diferentes, o cérebro funde as duas imagens, e nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma sensação de visão de 3D (veja abaixo uma imagem estereoscópica).




POLIEDRO é um sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, em que cada uma das faces é um polígono. Os seus elementos mais importantes são as faces, as arestas e os vértices. (ao lado, imagens dos principais poliedros)






ESCULTURA  é uma arte que representa imagens plásticas com tridimensionalidade empregando relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto. Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira.








Televisão 3D

Uma televisão 3D é um equipamento de televisão que permite a visualização de imagens a três dimensões, com ou sem o auxílio de óculos 3D aplicando técnicas especificas.
Também se refere à programação (filmes, series, etc...) que são produzidos de acordo com determinadas especificações e assim poderem ser visualizadas em 3D com o equipamento necessário.
A primeira transmissão 3D no Brasil foi feita pela operadora NET, em parceria com a rede Globo, ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2010, emtindo o desfiles das escolas 2010. Em transmissão aberta  a REDETV foi a primeira a transmitir em 3D, na hora foi transmitido o programa Pânico Na TV.

De acordo com o site Wikipedia, existem 4 tipos de tecnicas de composição 3D, que São:
  • Anaglífico (tradicional) - as imagens são trabalhadas em camadas e com cores cromaticamente opostas, simulando o efeito de estereoscopia através da utilização dos óculos com lentes verde / vermelha. Esta tecnologia existe desde os anos 50, e é considerada obsoleta (neste tipo o equipamento de TV é o normal).
  • True 3D – idêntico ao que é utilizado actualmente no cinema (ex: Avatar) com óculos polarizados. Trata-se da emissão de duas imagens em simultâneo que os óculos filtram de forma a criar a ilusão de três dimensões.
  • Alternate-frame sequencing – emissão de imagens alternadas em conjunto com a utilização de óculos especiais (com lentes que abrem e fecham em rápida sucessão), normalmente utilizada em jogos de computador.
  • Autostereoscopia - visualização de imagens de três dimensões em ecrã plano (cristal líquido combinado com lentes especiais) sem utilização de óculos. Esta tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento e será aplicada fundamentalmente para fins publicitários.



VÍDEOS:

DEMOSTRAÇÃO 3D - BLUERAY SAMSUNG


EFEITOS EM 3D

.




Origami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
O origami pronto transforma o espaço plano do papel em uma figura tridimensional.




File:Origami-crane.jpg













Veja mais imagens de origamis 

Visite o site: origami passo a passo
(Dicas e vídeos tutoriais para fazer origamis)

11 comentários:

  1. Adorei, será minha referência bibliográfica para um trabalho!

    ResponderExcluir
  2. isso me ajudou muito no meu trabalho obrigado site...

    ResponderExcluir
  3. Você está de parabéns. Estou aplicando todo o conteúdo em minhas aulas de arte.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso, estou fazendo artes visuais e seu blog vem me ajudando muito, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso, estou fazendo artes visuais e seu blog vem me ajudando muito, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. que legal eu queria saber fazer um deces

    ResponderExcluir
  7. Otimo , professora de artes me ajudou bastante.

    ResponderExcluir