segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Grafite



Grafíti (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Alguns artistas expoentes na arte do Grafiti: Jean-Michel Basquiat, Os gêmeos, Banksy.



O estilo grafite é conhecido pelo emprego de letras decorativas que se fundem e muitas vezes se confundem às imagens. É muito comum a representação de nomes e símbolos incorporados ao desenho e também o uso de elementos de volume como a perspectiva e sombras nas letras. A grande referência deste estilo é a cultura Hip-Hop.









Os Gêmeos é uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram, o Cambuci, e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.
Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados UnidosInglaterraAlemanhaGréciaCuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.





Veja mais obra de Os Gêmeos.


Vídeo: Exposição "Os Gêmeos" (FAAP)
Pequena reportagem sobre o trabalho dos irmãos grafiteiros

Vídeo: Os Gêmeos - Altas Horas.

Vídeo: Obras dos artistas "Os Gêmeos"

Página Oficial: http://www.osgemeos.com.br/



STENCIL


Vídeo: Graffiti Stencil - Arte para todos





Banksy (Bristol1974/75) é um veterano artista de rua britânico, cujos trabalhos em estêncil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol, numerosas manifestações de Banksi também são encontradas na capital britânica, Londres e em várias cidades do mundo.

Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.








PROFETA GENTILEZA

José Datrino, mais conhecido como Profeta gentileza (CafeLandia (São Paulo), 11 de abril de 1917 — Mirandópolis,São Paulo28 de maio de 1996) foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
"Gentileza gera gentileza" é sua frase mais conhecida.






PICHAÇÃO

Pichação ou Pixação (forma vulgar, mas errada!) é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.
No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos – às vezes gangues rivais. Por isso difere-se do grafite, uma outra forma de inscrição ou desenho, tida no Brasil como artística.



Vídeo: Grafite X Pichação




ATIVIDADE: NOME NO ESTILO GRAFITE

Crie um visual bem bacana para seu nome empregando o estilo grafite, se quiser, desenhe um muro no fundo do quadro do desenho. Capriche! 



Exemplo de atividades de alunos:

Atividade de criação de figuras e nomes em estilo Grafite
(Turma 8ª série C - EMEF Rosa da Penha /2010)















Atividade de criação de figuras e nomes em estilo Grafite
(Turmas das 8ª séries - EMEF Rosa da Penha /2012)













Atividade de criação de figuras e nomes em estilo Grafite
(Turmas dos 9º anos - EMEF Rosa da Penha /2013)





















Atividade de criação de figuras e nomes em estilo Grafite
(Turmas dos 9º anos - EMEF Rosa da Penha /2014)




Atividade de INTERVENÇÃO com "Grafite" no muro da 
EMEF Rosa da Penha 
(Cariacica - ES) no ano de 2010



Atividade de INTERVENÇÃO com "Grafite" no muro da 
EMEF Rosa da Penha 
(Cariacica - ES) no ano de 2012












Atividade de INTERVENÇÃO com "Grafite" no muro da 
EMEF Rosa da Penha 
(Cariacica - ES) no ano de 2013






Atividade de INTERVENÇÃO com "Grafite" no muro da 
EMEF Ângelo Zani
(Cariacica - ES) no ano de 2014







3 comentários:

  1. Ameei, bom trabalho professor!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns caro colega pelas informações e por teu trabalho na área das artes.

    ResponderExcluir