segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Arte Musiva (Mosaico)


Mosaico

Mosaico é a arte de criar a partir da composição expressiva e harmoniosa de peças, visualmente separadas umas das outras, mas agrupadas de acordo com cores, linhas, formas e volume.
Artistas nacionais e estrangeiros utilizam até hoje essa técnica como forma de expressão.
Você pode encontrar mosaicos nos lugares por onde passa no seu dia-a-dia: nas igrejas, nas calçadas, nas fachadas de casas e de edifícios, em painéis decorativos.






CLIQUE NAS IMAGENS E LEIA MAIS SOBRE A TÉCNICA DE MOSAICOS













Mosaico bizantino

Os mosaicos bizantinos retratam figuras sagradas ou de imperadores em posturas solenes e estáticas, quase simétricas. Esses mosaicos, habilmente fixados e de colorido brilhante, fizeram do interior de muitos templos, como o de Santa Sofia, em Constantinopla (atual Istambul), jóias preciosas e exuberantes. Os ícones, imagens de devoção a Cristo e aos santos, junto com mosaicos, trazem para a arte bizantina uma beleza ímpar.









Mosaico na arquitetura

O mosaico tem sido empregado não somente em peças de arte, mas também na arquitetura. O arquiteto espanhol Antonio Gaudí realizou prodígios de originalidade, verdadeiras obras primas com cacos de cerâmica, azulejos e ladrilhos.


Antonío Gaudí (1852-1926) foi a principal figura do modernismo catalão, ramo do movimento Art Noveau que pretende uma integração entre arte, arquitetura e natureza. A maior parte dos seus trabalhos encontra-se espalhada pela cidade de Barcelona, muitas delas no Parque Güell (1990-1914). Construída com fragmentos de ladrilhos, azulejos e outros materiais, essas obras tornam o parque parecido com um imenso mosaico.




A igreja da sagrada Família, um grande projeto de Gaudí, em Barcelona,
foi iniciada em 1882 e até hoje está em construção.











(EM CONSTRUÇÃO)

EXEMPLOS DE ATIVIDADES FEITAS COM A TÉCNICA DE MOSAICO:















8 comentários:

  1. Adorei seu blog , me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. สล็อตออนไลน์ ยอดฮิตกับ PGSLOT เว็บน้องใหม่เแตกง่าย ปลอดภัย สะดวกเล่นได้ทุกที่ทุกเวลา รวยทางลัดได้ง่ายๆ สนุกจนลืมเวลาก็ PG SLOT ที่นี่ที่เดียว

    ResponderExcluir