quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que é Arte?



Arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e nem por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.


Fonte: www.brasilescola.com/artes


Vídeo: O que é Arte?






Arte

Arte (do latim  ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a literatura, a música, a dança, o teatro, a fotografia, a arte seqüencial, o design e o cinema. (WIKIPEDIA)  

O homem se manifesta através da arte desde o desenvolvimento de sua capacidade criativa, ainda quando era nômade e habitava as cavernas, e foi através das linguagens da Arte que a humanidade registrou sua história e evolução. 

Hoje é impossível pensarmos em um mundo sem arte, a sociedade incorporou as artes ao dia-a-dia, seja no vestuário, no ambiente, nas edificações, nos objetos e ferramentas, nos sons que ouvimos, na visualização de imagens e em muitas coisas. 

A criatividade e a interpretação das linguagens artísticas são elementos primordiais no desenvolvimento e formação do ser humano e em muitos casos pré-requisito em determinadas profissões. 

O mercado criativo é um dos mais lucrativos no mundo e que continua em  plena expansão, seja na produção cultural e artística, de eventos, de filmes, livros, vídeos, jogos e aplicativos, no design de produtos, na construção, na mídia, música, enfim além de divertir, entreter e levar as pessoas a pensar, a arte também movimenta a economia e gera milhões de empregos.

Por isso estudamos arte! Vamos conhecer um pouco mais sobre as diversas formas de expressão, aprender a interpretar essas linguagens, aguçar a sensibilidade, aprimorar a coordenação motora e habilidades técnicas, estimular a criatividade e deixar fluir a imaginação.



Criatividade: 7 motivos pelos quais ela é importante para sua carreira



Comunicação e linguagem

Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Linguagens são as formas de expressão humana que se inserem em sistema de comunicação, ou seja, são meios usados para produção de mensagens e obras que serão recebidas e interpretadas por outras pessoas. Existem muitos tipos de linguagens, pode ser através da escrita, de sinais, de imagens, expressões e entre elas, existe a linguagem oral.

Linguagem oral: Oral é a língua falada, aquilo que se diz que se pronuncia. A língua falada pode ser culta ou informal. Na linguagem oral, a maneira com que falamos pode contar com recursos extralingüísticos como gestos, expressões faciais, entonações, postura que facilitarão a transmissão de idéias e emoções na mensagem a ser assimilada ou interpretada pelo receptor. A oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada.

Linguagem escrita: É a forma de comunicação que depende da interpretação da escrita (letras, palavras, frases, símbolos que formam) caligrafia (arte de dar forma aos sinais de uma maneira expressiva, harmoniosa e habilidosa), escrita criativa e a literatura (arte de compor escritos em prosa ou em verso).

Linguagem corporal: É uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, posturas e expressões faciais.

Linguagem visual: Envolve a criação de imagens ou elementos visuais para comunicação de idéias.


Inscrições para cursos do Belas Artes – Jornal Boa Vista

Arte e suas linguagens


O que é Arte?

A arte é uma criação humana com valores estéticos (como beleza, equilíbrio, harmonia) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura.

A arte se apresenta em várias linguagens:

Linguagem visual: As artes desta linguagem normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. As artes visuais que lidam com a manipulação e transformações de materiais para construção de obras de artes se chamam artes plásticas, podemos destacar: o desenho, a pintura, a escultura, a gravura, o grafite, o mosaico, a arte vitral, as artes gráficas, a cerâmica, o artesanato. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a arquitetura, o design (industrial, gráfico, moda, jóias, computação e jogos), a decoração e o paisagismo, a instalação, a intervenção (interferência de ambientes urbano), a land art (interferências no espaço natural), a body art (interferências do corpo humano) a fotografia e a arte sequencial. A arte sequencial usa imagens implantadas ou montadas em sequencia para narrar história ou transmitir informações: os quadrinhos, a animação e o cinema (com produções áudio visuais criativas como filmes, novelas, seriados e vídeo-clipes).

Linguagem musical: A música pode ser definida como uma forma linguagem que se utiliza de sons produzidos pela voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo a alguém. Um dos poucos consensos é que ela consiste em uma combinação de sons e de silêncios em sequencias que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. As musicas podem ser classificadas em gêneros como música erudita, popular, folclórica e religiosa, cada uma dessas divisões possui centenas de subdivisões e estilos.

Linguagem cênica: As artes cênicas (chamadas ainda de artes performativas) são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas. Assim podemos dizer também que este palco pode ser improvisado. Ou seja, o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica. Podemos destacar as seguintes classes: Teatro, Ópera, Dança, Circo a Performance artística.


Linguagem da dança: Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público e em qualquer ambiente em que for contextualizado o propósito artístico. A dança pode ser classificada quanto ao modo de dançar (sozinho, em dupla ou em grupo), quanto à origem (folclórica, cerimonial, étnica) e quanto à finalidade (cênica, social, religiosa).




OUTRAS DEFINIÇÕES ARTÍSTICAS

As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas que utilizam técnicas que manipulam materiais para construir formas e imagens. Ou seja, a plasticidade neste caso é capacidade de manipulação e transformação de materiais diversos em obras com conceito estético.  Ex: Desenho, Pintura, Gravura, Escultura.

As artes que normalmente lidam com a visão como meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais.  (Ex: As Artes plásticas, Fotografia, Grafite, Design, Arte seqüencial, Cinema, Vídeo Arte, Instalações, Arte corporal, Arte Digital.)

Artes cênicas são todas as formas de arte  que se desenvolvem num palco ou local de representação para um  público, podendo acontecer também em praças, ruas ou palcos improvisados. (Ex: Teatro, Dança, Ópera, Circo, Performances e Happenings.)

Arte dramática ou dramaturgia é a arte de composição do texto destinado à representação feita por atores.

Arte interativa é a forma de arte que envolve, de algum modo, a participação do espectador.

arte conceitual define-se como o movimento artístico que defende a superioridade das idéias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para criá-la em plano secundário.


As artes-menores não são menores no conceito artístico, mas são chamadas assim porque na maioria das vezes são portáteis. Em sua maioria, são objetos artísticos com função utilitária. Também esta relacionada às expressões criativas que impressionam outros sentidos como o paladar, olfato e o tato. (Ex: Artesanato, Cerâmica, Marcenaria, Serralheria, Tapeçaria, Ourivisaria, Gastronomia, Perfumaria, Jardinagem.)

.
Censo Cultural tem prazo de inscrições prorrogado até próxima ...
.

24 comentários:

  1. Muito obrigada por compartilhar, está ajudando muito.

    ResponderExcluir
  2. Material riquíssimo muito bom valeu Douglas.

    ResponderExcluir
  3. MUITO OBRIGADA, DOUGLAS. MATERIAL REALMENTE RIQUÍSSIMO E QUE TEM CONTRIBUÍDO, EM MUITO,COM MEUS PLANEJAMENTOS.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo excelente material. Sou recém formada em artes visuais
    e estou seguindo seus passos. :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por compartilhar, essa arte de compartilhamento, nos dias atuais é ainda mais sublime!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o material como faço para imprimir sou prof de artes.
    marimrc70@Yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito importante e conveniente a existência de um blog como o seu, destinado à divulgação e conceituação das artes. Entretanto, sugiro um pouco mais de cuidado com o conceito de "arte", que é difícil e sujeito a polêmicas. De qualquer modo, parabéns pela sua iniciativa e espero sua continuidade.

    ResponderExcluir
  8. excelente material Douglas!! Parabéns ! Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Prof.Douglas. Também sou professora de artes e gostaria de compartilhar seu material, dando o devido crédito, posso?

    ResponderExcluir
  10. um showwwwwww de aulas, tens a minha admiração DOUGLAS!!!

    ResponderExcluir
  11. Que existe vários tipo de artes que a gente pode aprender

    ResponderExcluir
  12. Coloque em áudio por favor e muito longo

    ResponderExcluir
  13. MATERIAL PERFEITO PARA UMA PRIMEIRA AULA MUITO BOM...PARABENS

    ResponderExcluir