quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Para que estudar ARTE?

Para que estudar ARTE?


A arte é uma forma do ser humano se expressar e a comunicação é uma atividade essencial para a vida em sociedade. O mundo que vivemos é cheio de informações visuais, sonoras e musicais. Esse mundo cheio de signos e símbolos necessitam ser interpretados, desde o significado de imagens, de cores, de letras, de sons, de vídeos. Por exemplo: um semáforo contém cores e cada uma delas tem um significado. Entende-las é fundamental para atravessar a rua e até mesmo conduzir veículos. O cartaz ou letreiro que você vê na rua tem imagens e símbolos que transmitem informações ou orientações. A arte carrega valores culturais e estéticos e estes são relevantes na construção do seu visual e até mesmo na sua identidade, seja o momento que você escolhe uma roupa para se vestir, no corte de seu cabelo, nos adereços, maquiagem e tatuagens que possa usar.

Conhecer a história das civilizações e das artes assim como a cultura de diversos povos ajuda a compreender a pluralidade e respeitar as diferenças. Assim como a relação existente com a história, a  arte mantêm diálogo com várias áreas do conhecimento: ao estudar as cores, aprendemos um pouco sobre ciência, de como enxergamos as cores e como podemos produzir pigmentos para pintar. Ao construir formas tridimensionais compreendemos o espaço geométrico e a matemática. A arte é uma forma de expressão e comunicação, podemos interpretá-la, fazer uma leitura visual de imagens (sua época, seu contexto, sua intenção), sentir a emoção e entender a mensagem de uma música, compreender gestos de dançarinos ou de atores. As mensagens emitidas por meio das artes levam a reflexão e a crítica fazendo os espectadores pensarem, com isso também contribui para o crescimento intelectual. Nos vestibulares e concursos públicos, as provas contém questões que abordam interpretações de imagens, obras de artes, de charges ou quadrinhos, de músicas, de poemas e até mesmo questões históricas relacionadas a movimentos artísticos e culturais. Neste caso, entender um pouco mais sobre as artes ajuda a ter sucesso na aprovação.

Ao escrever uma pessoa realiza desenhos no papel. O exercício de desenhar desenvolve a coordenação motora fina, responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e eficiente os pequenos músculos do corpo aprimorando as habilidades para algumas tarefas como escrever, recortar, costurar, digitar, tocar instrumentos musicais, realizar trabalhos mais precisos e delicados. Além disso, o domínio da coordenação corporal através de exercícios também aprimora habilidades corporais como práticas esportivas e a dança. O exercício do desenho também estimula a criatividade e a imaginação. Criatividade é uma das qualidades mais requisitadas no mercado de trabalho. Uma pessoa criativa tende a se destacar pela suas idéias inovadoras ou pela capacidade de impressionar as pessoas.

A indústria criativa movimenta a economia mundial, existem atualmente vários setores que dependem de profissionais criativos para o desenvolvimento e elaboração de produtos. Lembra do filme que você assistiu, pois bem, quando terminou ele exibiu por alguns minutos os nomes de diversas pessoas que de forma direta ou indireta estavam envolvidas com aquela produção. Assim é o mercado criativo, seja ele cultural (música, shows, concertos, rádio, televisão, cinema, livros, museus), técnico (produção gráfica, arquitetura, design, moda) ou tecnológico (computação, internet, jogos, aplicativos) a criatividade é uma das qualidades mais importantes e poderosas do mundo atual.

As artes transformam o mundo em que vivemos, produz quase tudo que nos cerca, empregam pessoas, constrói identidades culturais, transmite informações, fazem as pessoas pensarem, estimulam a imaginação e a criatividade, divertem e sensibilizam as pessoas.


Sugestão de vídeo: Como a Arte fez o mundo

As aulas de Artes com as propostas de atividades e exercícios abordarão três aspectos que promoverão seu desenvolvimento: 


O conhecimento, a habilidade e a criatividade.




Imagens para a apresentação em power point ou em projetor





































































_____________________________________________________________________________________

O texto abaixo foi extraído do blog: Professora Dani: artistademim.blogspot.com . Visite-o!












30 comentários:

  1. Não sei se é de praxe, mas em muitas escolas públicas, não há material suficiente ou às vezes nem tem mesmo, para que todos os alunos utilizem, por vezes, eles também não trazem e os pais não fazem questão de comprar ou a situação financeira não permite que comprem. Tenho muita dificuldade de trabalhar quanto a essa questão!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dina!
    Você pode improvisar tintas naturais com materiais caseiros, tipo beterraba, pó de café, cenoura, etc. As receitas vc consegue na internet. Pincéis podem ser improvisados também, como cotonetes, palitinhos com algodão na ponta ou mesmo fazer pintura a dedo.

    ResponderExcluir
  3. Cara, amei o seu blog!!!! é tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. professor de artes precisa saber desenhar adoro cores telas mas desenhar não sei estou até pensando em fazer um curso de desenho.

    ResponderExcluir
  5. professor de artes precisa saber desenhar adoro cores telas mas desenhar não sei estou até pensando em fazer um curso de desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA SER PROFESSOR(A) DE ARTES NÃO É NECESSÁRIO SABER DESENHAR, SE FOR ESSA SUA FINALIDADE PROCURE UM CURSO TÉCNICO DE DESENHO. VOCÊ TEM QUE GOSTAR DE ARTE E GOSTAR DE LECIONAR PARA CONDUZIR OS ALUNOS AO CONHECIMENTO DESSA ÁREA. O CURSO DE ARTES VAI MUITO ALÉM DE DESENHO, OU SERÁ QUE QUANDO VOCÊS FOREM DAR AULAS FICARÃO UM ANO LETIVO INTEIRO DESENHANDO COM OS ALUNOS?

      Excluir
    2. Desculpe ! Mas o mínimo ele tem que ter a PRATICA E A TEORIA. Em qualquer profissão ele precisa da PRATICA e não é por isso que ele vai ficar o ano todo so praticando.

      Excluir
    3. Olá, a palavra artes é muito amplo, sabemos que os cursos que envolvem artes são ofertados separadamente, por exemplo, cinema, teatro, dança, música, artes visuais, o professor de artes, ele não precisa saber todas as áreas, basta saber passar o conhecimento da sua área de formação. O problema que encontramos no Brasil é essa falta de incentivo do governo, e principalmente, mesmo arte sendo um campo superior desde a década de 70, o reconhecimento ainda é pouco e superficial, pois não existe professor de artes, existe professor de teatro, de música, de artes visuais, de cinema, são campos amplos que podem se interligar, mas não são condicionados a isso.

      Excluir
    4. Sou aqui do RS onde existem cursos em universidades de artes, ufsm, ufpel e ufrgs ,quando me formei fiz educação artística para ensino fundamental e médio e depois fiz desenho e plastica. E ainda tem todos esses cursos.

      Excluir
  6. Um texto tão bom... podia deixar liberado para copiar (usando os devidos créditos)...
    Para o aluno, é ótimo para um diálogo e esclarecimentos. Eu sempre escuto pergunta do tipo: "Aonde vou usar Arte na minha vida"?

    ResponderExcluir
  7. Estou no 5º período de artes visuais e como o Colega Anchieta também não não sei desenhar .
    É necessário que o professor de artes saiba desenhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA SER PROFESSOR(A) DE ARTES NÃO É NECESSÁRIO SABER DESENHAR, SE FOR ESSA SUA FINALIDADE PROCURE UM CURSO TÉCNICO DE DESENHO. VOCÊ TEM QUE GOSTAR DE ARTE E GOSTAR DE LECIONAR PARA CONDUZIR OS ALUNOS AO CONHECIMENTO DESSA ÁREA. O CURSO DE ARTES VAI MUITO ALÉM DE DESENHO, OU SERÁ QUE QUANDO VOCÊS FOREM DAR AULAS FICARÃO UM ANO LETIVO INTEIRO DESENHANDO COM OS ALUNOS?

      Excluir
    2. Compartilho de sua colocação, Debora Maier, realmente o professor de Artes não tem necessariamente que ser bom em desenho, o que ele preciso é saber despertar no aluno o gosto pela matéria e assim desenvolver suas habilidades, conhecimento e a criatividade.

      Excluir
    3. O mundo da Arte é muito amplo, vai muito além do desenho, mas a primeira coisa que um aluno vai te perguntar quando estiver dando aula será: - Prof. o sr(a) sabe desenhar? e daí, como que tu sendo professor de "Arte" irá explicar ao teu aluno que não, não sei desenhar! então por isto que sendo professor de arte já a alguns anos, te aconselho, aprenda a desenhar, pois é o principio básico de tudo, veja bem - o Designer de moda/carros/digital... tem que fazer um esboço antes de aplicar seus moldes, o escultor faz um rascunho antes de esculpir ( pelo menos na mente), o montador de móveis precisa dominar a técnica da perspectiva e desenhar seus móveis antes de executar, o Cenógrafo irá fazer um esboço de como irá montar o palco antes de começar a monta-lo e por ai vai... sem contar que o professor de matemática sabe fazer cálculos, o prof. de português sabe escrever textos e tem uma boa dicção geralmente, e o professor de Ed. Física que domina inúmeros esportes e movimentos, bom, enfim, aprenda sim a desenhar, por você, por seus alunos, por sua escola, pela educação, verá que suas aulas fluirão melhor e ganhará mais autoconfiança e respeito de alunos e colegas. é só uma dica.

      Excluir
  8. Irado gostei demais arte e ação.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua publicação !
    veja meu blog também https://filosofiaesociologiafacil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei tudo que vi até agora optei lecionar artes e estou me introrsando agora estou muito feliz com as descobertas.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Eu também sou professora de escola pública e tenho as mesmas dificuldades da colega acima.Ainda que a direção se esforce para nós fornecer algum material nan e a mesma coisa como no colégio particular que os pais providenciam o material pedido.Suas losragpos são ótimas.

    ResponderExcluir
  12. Blog maravilhoso!!!!
    Obrigado por compartilhar.
    Sou professora de artes, gosto de desenhar, mas numa aula o objetivo além do conteúdo teórico e estimular os alunos a criarem, então não se preocupe se não sabe desenhar, mesmo porque o tempo de aula é curto!!!!

    ResponderExcluir
  13. As parte mais importante e explique

    ResponderExcluir
  14. Achei muito interessante saber sobre o assunto

    ResponderExcluir