sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Arte é comunicação




As pessoas comunicam-se com seus semelhantes de várias formas. Uma delas é a linguagem Artística, que é tão antiga quanto o homem.

Na Pré-História, há mais ou menos quarenta mil anos, quando o homem pintava cenas de caça e de guerra, símbolos de fecundidade, de vida e de morte, através dos traços ou manchas esquemáticas, já estava sugerindo o primeiro sistema de comunicação. Você percebeu como a Arte é antiga?

As pinturas que os homens pré-históricos faziam nas paredes das cavernas chamavam-se Pintura Rupestre que quer dizer gravado ou traçado na rocha.





Você observou como as duas imagens acima, o primeiro feito na Europa, há cerca de 40.000 anos, e o segundo feito no Brasil há mais ou menos 10.000 anos, parecem tão semelhante? Pelo seu traçado e estilo percebemos como era a vida dos nossos antepassados. Os homens desse período usavam técnicas rudimentares e até mesmo as próprias mãos como pincel para executar o trabalho. Retiravam a tinta do barro ou das folhas e frutas da natureza. Veja como o homem buscava soluções inteligentes, dentro de suas condições, para tentar se comunicar. Percebeu com a Arte é importante, como registro histórico, para conhecermos a História da Humanidade?


Mais sobre Arte rupestre:

Vídeo: Arte Pré-Histórica

Vídeo: Arte Rupestre - Piauí - Brasil


            Vídeo: Como se faz Arte Rupestre, passo a passo


      Vídeo: Fazendo um pintura rupestre




Desde a Pré-História o homem mostrava sua necessidade de comunicar-se através de outras linguagens. Antes mesmo de falar ou escrever, ele dançava e desenhava; por isso, podemos afirmar que a primeira linguagem com a qual o homem se comunicou foi a Linguagem Artística.

Você já observou, que a todo instante, nossa atenção é atraída por alguma imagem?











 São as mais modernas e contemporâneas formas artísticas de comunicação visual. Servimo-nos de vários recursos para passar a nossa mensagem e tudo o que foi citado faz parte da arte de Comunicação – Expressão.

Buscando mostrar o que via, pensava, sentia, conhecia e imaginava o artista, desde a Antiguidade, comunicava-se através das suas obras, das mais variadas formas. E nos vários momentos históricos e nos fatos importantes ocorridos no mundo, o artista inovava a comunicação visual, dando-lhe características, tendências e corpo de obra de arte.









Mas o importante é que você perceba que cada artista, na sua época e da sua maneira, criou imagens cheias de significado e simbolismo. Como diz Ernest Fischer: “O homem é por princípio um mágico, e como mágico transforma o mundo”.


Usando a madeira, o osso, o barro, a pedra ou o metal, o homem faz estátuas e esculturas, modela formas, cria imagens, como num passe de mágica. Com o lápis e pincel, ele desenha e pinta imagens que sua mente criativa elabora e sua pessoa vive. Ele transforma em obras a comunicação do seu pensamento elaborado e reproduzido, não somente pela palavra ou pela escrita, mas pela forma com a qual ele melhor se identifica e o torna feliz, que é a obra de arte, ou seja, a sua Composição Visual.



 
Bibliografia:

Magrin, Jussara M. de O.
Artes: artes visuais, música, teatro/ Jussara M. de O. Magrin, Jair Santana, Severo Brudzinski.
- Curitiba: Educarte, 2002. (Editora educarte)

O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Vários autores.


21 comentários:

  1. Parabéns pelo deu trabalho, você salvou as minhas aulas de artes. Muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Tema bem explicado e ilustrado, de forma prática. Ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, vai me ser muito útil obrigado

    ResponderExcluir
  4. Suas aulas são ótimas ,parabéns vão me ajudar muito essas sugestões.Você é 1.000.

    ResponderExcluir
  5. Suas aulas são ótimas ,parabéns vão me ajudar muito essas sugestões.Você é 1.000.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. o primeiro vídeo tem informação equivocada:
    EM 1:14 INFORMAÇÃO EQUIVOCADA! O MESOLÍTICO NÃO SE FOI 8 SÉCULOS ANTES DE CRISTO , CONFORME FOI DITO NO VÍDEO.O MESOLÍTICO FOI UM PERÍODO QUE OCORREU ENTRE 10000 a.C E 5000 a.C , aproximadamente.Talvez a narradora quisesse ter dito, ''8 milênios''

    ResponderExcluir
  9. Amei!!Para mim que estou começando a trabalhar com arte está sendo muito útil!!Adoro todo o tipo de arte!Parabéns !!

    ResponderExcluir
  10. Professor Douglas, seu blog está sendo indicado como link de material adicional para cursos online!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Professor Douglas, seu blog está sendo indicado como link de material adicional para cursos online!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns professor Douglas,fundamental este seu trabalho, transformado em uma ferramenta pedagógica riquíssima, no meu fazer pedagógico. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Quero te agradecer ,pois salvou minhas aulas

    ResponderExcluir
  14. As pessoas comunicam-se com seus semelhante de várias formas.uma delas é a linguagem artística,que e tão antiga quanto o homem.As pinturas que os homens pré-historico faziam nas paredes das cavernas,chamavam-se pintura rupestre,que quer dizer gravado ou traçado na rocha. Retiravam a tinta do barro ou das folhas e fruta da natureza.antes de falar ou escrever ele dançava e desenhava por isso podemos afirmar que a primeira linguagem com qual o homem se comunicou foi a linguagem artística,e nós vários momentos históricos e nos fatos importantes ocorrido no mundo. O artista invada a comunicação visual dando -lhe característica tendências e o corpo de obra de arte.

    ResponderExcluir
  15. E incrível aprendir varias coisas que eu ñ imaginei😃

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, muito bom o trabalho.

    ResponderExcluir
  17. pg ทดลอง เล่น ฟรี ซื้อ ฟรี สปิน พร้อมที่จะลุ้นโชคด้วยการเล่นด้วยจริงคุณสามารถซื้อฟรีสปิน เพื่อเพิ่มโอกาสในการชนะ! ทดลอง PG ที่เว็บไซต์ของเราและค้นพบความสนุกที่ไม่มีที่สิ้นสุด!

    ResponderExcluir