segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A escultura


Poderíamos dizer, para simplificar, que a escultura é a arte de representar algo em três dimensões (largura, altura e profundidade). 

Os materiais utilizados para realizar uma escultura são diversos: madeira, metal, mármore, argila, sucata, pedras, plásticos, resina...

Geralmente, o escultor segue algumas etapas para a realização de sua criação: o projeto (esboço no papel ou construção de uma maquete), a estrutura (esqueleto do objeto em metal, madeira ou outro material) e a finalização.

Essas etapas visam o equilíbrio harmonioso da peça, que apresenta as características próprias do escultor, independente dos materiais utilizados. A isso denominamos estilo. 




A Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.
Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais duráveis como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a terceira das artes clássicas.






Técnicas, formas e materiais utilizados

Através da maior parte da história, permaneceram as obras dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis possíveis como a pedra (mármore, pedra calcária, granito) ou metais (bronze, ouro, prata). Ou que usavam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais (argila, terracota) ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (madeiras duráveis como ébano, jacarandá, materiais como marfim ou âmbar). Mas de um modo geral, embora se possa esculpir em quase tudo que consiga manter por pelo menos algumas horas a forma idealizada (manteiga, gelo, cera, gesso, areia molhada), essas obras efêmeras não podem ser apreciadas por um público que não seja instruído.
A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar. A cinzelação, quando de um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas de corte próprias, para pedra ou madeira; a modelagem, quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; a fundição, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais. Modernamente, novas técnicas, como dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, betão armado ou plásticos, ou mesmo a utilização da luz coerente para dar uma sensação de tridimensionalidade, tem sido tentadas e só o tempo dirá quais serão perenes.
Através do tempo, algumas formas especificas de esculturas formas mais utilizadas que outras: O busto, espécie de retrato do poderoso da época; a estátua eqüestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; Fontes de água, especialmente em Roma, para coroar seus fabulosos aquedutos e onde a água corrente tinha um papel a representar; estátua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomórfica; Alto ou Baixo-relevo, o modo de ilustrar uma história em pedra ou metal ; mobiliário, normalmente utilizado em jardins.



IMAGENS : EVOLUÇÃO DA ESCULTURA NA HISTÓRIA





























































































Vídeos:


 ESCULTURAS

Esculturas em metal (fundidas)


Processo de fundição de escultura em bronze


Como fazer uma forma de silicone


Produzindo uma escultura de resina com forma de silicone


Modelagem em argila


Modelagem com massa de modelar


Aula de Biscuit


Como é feita um estátua de cera







PAPIETAGEM

A Papietagem é uma antiga técnica de confecção de máscaras para o teatro.
Com o passar do tempo, essa técnica se aperfeiçoou e hoje serve não apenas para a confecção de máscaras, mas para o feitio de qualquer objeto, desde formas simples de uma só face como a papietagem de pratos até formas mais complexas que devem ser “papietadas” dos dois lados e depois unidas, como esculturas.




 










Como fazer?


Usam-se diversas camadas sobrepostas de jornal (ou folhas de revista) e cola caseira (grude) que são coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme depois de seca.

O jornal deve ser rasgado em pequenos pedaços sem o uso da tesoura para a melhor junção das fibras.

Qualquer objeto pode ser usado como forma, depois subtraído da máscara. Mas podemos usar também uma estrutura permanente feita de papelão, plástico, madeira, etc.





PAPEL MACHÊ

"Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos."











A DIFERENÇA ENTRE AS TÉCNICAS É QUE PAPIETAGEM É FEITA COM PAPEL RASGADO E COLADO EM CAMADAS. A TÉCNICA DE PAPEL MACHÉ O PAPEL TRITURADO VIRA UMA MASSA.

Atividade – ESCULTURA EM PAPEL.
Nesta atividade, um grupo de alunos deverá  criar uma escultura usando uma das técnicas estudadas acima (Papietagem ou Papel Machê). Para isso, os alunos poderão usar jornais, papelão, revistas ou papeis de reaproveitamento. Também será necessário usar cola, fitas, pincéis e tintas. O grupo também deverá fazer o acabamento pintando a obra. O trabalho deverá ser entregue para uma exposição na escola.
 




Arte povera (pronuncia-se arte póvera; em português "arte pobre") foi uma expressão criada pelo crítico e curador italiano Germano Celant, para referir-se ao movimento artístico que se desenvolveu originalmente na segunda metade da década de 1960 na Itália. Os seus adeptos utilizavam materiais de pintura (ou outras expressões plásticas não convencionais, como por exemplo areia, madeira, sacos, jornais, cordas, feltro, terra e trapos) com o intuito de "empobrecer" a obra de arte, reduzindo os seus artifícios e eliminando barreiras entre a Arte e o quotidiano das sociedades.
O movimento artístico desenvolveu-se ao longo da década de 1970, período em que os artistas voltaram a sua atenção para as temáticas da natureza e seus derivados, rompendo com os processos industriais e revelando a sua critica ao empobrecimento de uma sociedade guiada pelo acúmulo de riquezas materiais.

Resultado de imagem para ARTE POVERA
Artista: Marisa Merz - Título da obra: "Living Sculpture" - Ano de produção: (1966)

Atividade – ESCULTURA COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS.
Nesta atividade, um grupo de alunos deverá  criar uma escultura usando materiais reutilizáveis ou mesmo materiais naturais. O grupo também deverá fazer o acabamento pintando a obra. O trabalho deverá ser entregue para uma exposição na escola.
 
Exemplo:
 
 

11 comentários: